sexta-feira, 8 de junho de 2018

Crepioca sabor pizza - receita



Acho engraçado existir um sabor chamado pizza. Na verdade há milhões de sabores de pizza. Aliás, com relação a isso, lembrei de uma palestra de Leandro Karnal, ele comentou que não entende porque há um cardapio enorme de pizza, e as pessoas demoram horas para escolher a pizza, se sempre acabam nos sabores tradicionais:  marguerita, mussarela,  portuguesa e calabresa; é bem isso!!!

Pizza napolitana foi criada acrescentando o presunto. A pizza napolitana, que foi declarada patrimônio histórico não é o sabor que a diferencia, mas sim modo de fazer a massa, que tem um preparo todo especial criado pelos chefs de Nápoles/Itália, e inicialmente era apenas coberta com molho de tomates. Em homenagem a Rainha, do mesmo nome, criou-se a Marguerita.


Por volta de 1889, em uma viagem a Nápoles, o rei Umberto I e a rainha Margherita de Savóia decidiram provar as iguarias de uma das pizzarias da região, que já eram famosas naquela época.
O escolhido para a difícil tarefa de conquistar o paladar real foi o pizzaiolo Raffaele Esposito que a fim de agradar a realeza, cobriu a massa da pizza com tomate, queijo e manjericão, cores da bandeira da Itália. Além disso, deu a sua obra-prima o nome da rainha: Margherita.(http://www.ocladapizza.com.br/blog/voce-conhece-a-historia-da-pizza-marguerita/)


Mas, temos um sabor pizza, que nada mais é que o sabor da pizza que no Brasil chamamos de napolitana: queijo, presunto,tomate e orégano. Se você viveu sua adolescência  nos anos 70, com certeza vai lembrar que esse era o único sabor de pizza existente.

Aqui em casa todos gosta de pizza de mussarela, pastel sabor pizza e agora crepioca sabor pizza.

Eu postei a foto da minha crepioca no Instagram e Facebook e algumas seguidores pediram a receita, é fácil demais.

Vou contar um segredo, fiz a crepioca, pois não deu certo a tapioca.


Eu uso a tapioca de batata doce, em razão de nao ter glúten.

Receita da crepioca:

1 ovo,
2 colheres de sopa rasa de farinha de tapioca sem glúten,
Misture bem.
Pode colocar sal, eu tenho evitado usar sal.

Modo de fazer:

Use uma frigideira de teflon ja do tamanho apropriado, aproximadamente o tamanho de um prato de sobremesa. Se usar uma maior a massa se espalha pela frigideira e não dá certo.
O ideal é ter uma frigideira própria para isso.

Observe que no teflon não se deve usar utensillhos de metal para mexer e nem lavar com palha de aço.

Aqueça a frigideira, eu não uso nenhum tipo de óleo, mas se quiser use o de coco.

Coloque a massa, e espalhe bem pela frigideira, quando estiver toda cozida, ela solta toda da frigideira, você vira com cuidado, eu uso duas colheres de sopa.

Acrescente o recheio: uma fatia de queijo, uma de presunto (opcional), fatias de tomate e orégano.

Hoje coloquei um pouco de requeijão, ficou.muito bom. 

Invente, tente faça a crepioca do seu jeito e depois me conte.

Hoje consegui fazer a tapioca. Quarta-feira eu passei no varejão oba e tinha uma moca fazendo degustação de tapioca com morango e creme de avelã. 

Eu pedi para ela me explicar como faz, porque  eu nao estava conseguindo, ela me falou que o segredo é aquecer bem a frigideira. Fiz hoje, deu quase certo, mas ficou um pouco grossa.

Eu comprei errado a tapioca, de mandioca, mas como nao tenho intolerância a glúten, só nao o utilizo por um estilo de vida e estilo de vida é, também, não desperdiçar eu vou usar esse pacote e prestar mais atenção na próxima compra.



Boa sexta a todos.
Nao abuse da tapioca.
É um alimenra calórico como todos os demais, tudo em excesso faz mal.









4 comentários:

  1. Preciso comprar tapioca para incluir no meu cardápio.

    ResponderExcluir
  2. Ola... estou voltando com meu blog... vamos ver se conseguimos juntas nessa luta de emagrecer...
    adorei a ideia do sabor PIZZA... la em casa queijo com oregano vira pizza...kkkk

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Seu comentário é muito importante para mim. Volte Sempre! Que Deus ilumine o seu dia!