sábado, 26 de maio de 2012

Importância da Carne e do Feijão na dieta.

 

carne_thumb3 feijo.blog_thumb

Sempre recebi a informação de que devemos comer carne, porque contém nutrientes importantes para nossa saúde. No entanto, uma dúvida que sempre me atormentava é sobre a substituição desse alimento para os vegetarianos.

Muitos já me falaram que como não comiam carne substituíam por ovo.

Hoje li uma reportagem em uma revista sobre vegetarianos, que comprei esta semana, a qual me esclareceu um monte de dúvidas.

revistaveget

                                                (http://www.europanet.com.br/vegetarianos/index.php?)

A primeira foi sobre a quantidade de carne necessária por dia que é de 100 mg. Achei ótimo, pois geralmente como metade disso em cada refeição, pelo controle do programa dos vigilantes.

Outra coisa curiosa é que a carne não tem tanto ferro como se imagina, o feijão tem bem mais. Mesmo com a diferença de absorção do ferro (carne 20% e ferro 10%) pelo organismo, o feijão ainda sai ganhando .  Destaca-se, ainda, a carne possui como nutrientes gordura, ferro e zinco.

Já o feijão, também tem ferro e zinco, no entanto, não tem gordura, lógico, que terá a quantidade que usarmos para o tempero. Em contrapartida, ele tem carboidrato, que em caso de dieta não é muito aconselhável.

Bom, mas com a gente visa a saúde, muito antes do emagrecimento, pois acredito firmemente que uma alimentação saudável gera o peso ideal. Desta maneira, é importante comermos feijão, muito mais do que a carne.

Assim, é mito dizer que não devemos deixar de comer carne e que os nutrientes dela são exclusivo. E ainda, o ovo não substitui a carne, pois possui nutrientes diferentes.

Outra informação importante é que para atingir a quantidade dos nutrientes presentes em 100g de carne são necessários 7 colheres de sopa de feijão. Acho que é uma opção para quem decide ser vegetariano, mas para mim ia ser meio complicado, pois costumo comer apenas uma colher de sopa de feijão por refeição. Bom, por enquanto vou continuar complementando com a carne.

NUTRIENTES DAS CARNES E FEIJÕES        
             
ALIMENTOS  PARÂMETRO KCAL  GORDURA (g) CARBOIDRATO (g) FERRO (mg) ZINCO (mg)
             
feijão valor médio 190 2,3 31,4 4,2 1,9
             
carne de vaca valor médio 190 10,1 0,1 2 4,1
             
carne de frango valor médio 190 11 0 2,3 2
             
carne de peixe valor médio 190 4,1 0 1 1,3
             
carne de porco valor médio 190 13,1 0 0,5 1,2
Fonte: Revista dos vegetarianos. N. 67. ano 6 Maio/2012  - pag. 48/46     
Em Como Substituir a Carne. Escrito por Eric Slywitchi (CRM 105.231 Médico especialista em nutrologia, nutrição 
enteral e parenteral).          

Essa tabela foi retirada da revista já citada, achei muito ótima e quis compartilhar com você. A revista toda está boa, vale a pena conferir.

Um bom final de semana para você de muito equilíbrio, e de muita energia positiva. Ah, já contei que amanhã irei participar de uma caminhada de 5km? É a primeira minha, estou super feliz, quem conseguir terminar ganha medalha de participação, olha que luxo.

crisantemoamarelo

 

Em busca do equilíbrio!

BALANÇA.pic

 

 

http://comologoengordo.blogspot.com.br