segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

AUTOCONTROLE ALIMENTAR – COMO CONSEGUIR.

 

comendosimpson

 

Como foi seu final de semana? Você comeu muita jaca ou foi equilibrado?

 

Esse mês é um período bem complicado para nós que estamos em reeducação alimentar. No entanto, temos que levar nossa vida de forma tranquila, sem estresse, se você ficar nervoso porque tem muitas festas, muitas comidas e não está conseguindo se controlar, isso só irá piorar a situação. O nervoso leva, consequentemente à compulsão alimentar. A chave de tudo na vida é o autocontrole.

 

Falar de autocontrole dos outros é muito fácil, mas cada um sabe o quanto é difícil, principalmente quando estamos diante de um vício. Sim diante de um vício e a comida em excesso nada mais é do que um vício alimentar. Se você não fosse viciada você comeria uma única vez em excesso e depois nunca mais faria isso, pois a sensação de estomago estourando é muito ruim. No entanto, o que acaba acontecendo é que o viciado come todos os dias, todas as horas, em excesso.

 

Se comêssemos para matar nossa fome, ninguém seria gordo. O problema é que temos que aprender a comer apenas para matar a fome. Temos que fazer nosso cérebro entender que a comida é apenas para matar a nossa fome.

 

O que sempre acontece? Nós comemos para matar um monte de outros sentimentos: raiva, ansiedade, prazer, felicidade, tristeza, alegria. Quando conseguimos entender o porque estamos comendo e melhor ainda, parar de comer se não for fome. É nesse momento que começa o nosso autocontrole alimentar. Tenha em mente que depois que você engole a comida, não tem mais jeito. E, também, o sabor é sentindo apenas na boca, você não sentirá mais nada depois que engolir.

 

Já estamos cansados de saber que o que nos engorda não é comer quando estamos com fome, pois nós estamos sempre com fome e sempre comendo. O que nos torna obsessos é justamente isso, comer, comer e comer um pouco mais.

 

Já sabemos que a comida é para matar a nossa fome e que, somos obesos porque comemos quando não estamos com fome. O que fazer???

 

Cada um deverá descobrir a sua técnica, não há técnica pronta que se aplica a todos, como se fosse uma formula mágica. Cada corpo é diferente, cada organismo funciona de um jeito.

 

Primeiro passo: temos que mudar o nosso padrão alimentar, devemos fazer uma reprogramação cerebral. Como fazer isso, aos poucos, bem aos poucos. Não adianta tentar fazer isso hoje e querer até o Natal estar pesando 20 quilos a menos, isso é besteira. Você pode até conseguir, mas como você não fez a reprogramação do seu cérebro, até o carnaval você estará 40 quilos a mais.

 

Não é isso que queremos, queremos ser magros para sempre. Tem como? Tem sim. É difícil?? É, e muito!!! Mas não é impossível. Largar um vício é difícil e depende de muita vontade de querer largar-lo, de querer mudança. Quando queremos muito uma coisa, lutamos com todas as nossas forças para consegui-la.

 

A primeira tarefa para mudarmos nosso padrão alimentar é a vontade. Não faça nada por uma semana, apenas vai dizendo ao seu cérebro que você quer mudar, que você passará a comer somente para se alimentar, somente para matar sua fome, pois os alimentos são para isso. Seu cerebro tem que ir recebendo a informação de que haverá mudanças e que ele terá que aceitar. Nesse período vai percebendo como você está agindo. Anote, cada vez que você comer algo, anote o que você está comendo e porque está comendo: está com fome? está ansiosa? está tranquila? está feliz? tá com tédio? tá com frio? está com calor? Seja qual for o seu sentimento do momento, anote.

 

Você anotando os seus sentimentos você estará dando  um passo para o seu autoconhecimento. A partir do momento que voce se conhecer você estará apta para começar a fazer pequenas mudanças em sua vida, em seu padrão alimentar e chegar ao seu autocontrole.

 

Hoje sei que, às vezes, ainda como sem fome, como por vontade comer, mas quando faço isso eu faço com a devida consciência de que meu peso irá aumentar, essa será a consequência por eu não usar o alimento para o fim a que ele se destina: matar a minha fome.

 

E você, come por que???

 

Tenha uma semana maravilhosa. Que Deus te abençoe. Obrigada por seu apoio, por seu carinho. Você é responsável pela minha mudança, cada comentário seu me faz refletir sobre minhas atitudes e me ajuda a mudar e a seguir forte e firme rumo ao meu emagrecimento definitivo.

assinatura-blog_thumb_thumb