domingo, 22 de janeiro de 2017

REFLEXÃO PARA MUDAR NOSSOS HÁBITOS.



Na postagem anterior, eu perguntei quanto era a vontade de emagrecer de cada uma, algumas meninas responderam que tem muita vontade, outras que tem poucas e outras que querem emagrecer, mas não conseguem.

Na verdade, eu perguntei, pois para que consigamos atingir um objetivo é necessário, em primeiro lugar saber onde queremos chegar e depois disso termos vontade para fazer o trajeto até chegar em nosso objetivo.

Toda caminhada é difícil, mas todos conseguimos chegar ao final, se realmente quisermos. Temos que parar de dar desculpas e fazer o que tem que ser feito. Se não fizermos isso não adianta, não teremos resultados.

Aquela frase "não como nada", "não sei porque engordo, eu só como alimentos saudáveis",  "não sei porque engordo, faço tanta atividade física", "acho que tenho problema de tireoide", "eu não emagreço porque meu metabolismo é lento".

Tudo isso é desculpa: atingiremos nosso objetivos, como largarmos de dar desculpas.

Atualmente toda pessoa que está acima do peso, sabe exatamente o que tem que comer para emagrecer, o problema é que queremos comer o que não podemos comer. E não podemos? Não, não podemos, não adianta nos enganarmos, dizer que podemos comer de tudo, não podemos mesmo!!!

Para nós, simples mortais que temos o vírus da engordice, devemos imaginar que somos viciados em comida como uma pessoa é viciada em outras drogas e devemos tratar o nosso vício da mesma maneira. Teremos síndrome da abstinência, sem dúvida que sim. 

Nós devemos nos conhecer, descobrir qual é o alimento que nos engordam, tem pessoas que exageram nas massas, outras no doce, outras nos refrigerantes. Enfim, há uma imensidão de coisas que nos engordam. Mas, não há duvida, alimentação saudável não engorda e o que engorda é comida.

Devemos tomar a consciência de que somos gordos porque comemos em excesso, quem não come em excesso é magro, simples assim. Não somos doentes, pelo menos não temos problema de tireoide ou metabolismo lento, nem somos celíacos ou intolerantes a lactose.  A obesidade ainda não está catalogada como doença, mas acredito que não vai demorar muito, assim como ocorreu com o alcoolismo. Isso porque controlar a compulsão alimentar é muito, mas muito difícil mesmo, somente quem passa por isso sabe do que estou falando. Além do mais, já somos mais de 50% de obesos no Brasil. Nem precisa de estatística, basta olhar para rua para vermos.

Durante uma refeição, devemos aprender a parar de comer antes de estarmos passando mal de tanta comida, e qual é o momento exato? É individual para cada um. Algumas dicas, quando o estomago começa a doer, bem no início. E outra dica, devemos sair da mesa com fome, isso mesmo, sair da mesa com fome. Lembre-se que a comida não vai acabar, pode ter certeza, vai ter comida para você jantar.

A gente tem a ideia de que a comida do mundo irá acabar, não é? Mas eu te garanto que isso não vai acontecer. Acredite!!!

Controlar o nosso cérebro não é nada fácil. Mas tirar alguns alimentos que dispara o gatilho da nossa compulsão pode funcionar muito bem. 

O processo de emagrecimento é individual, e passa por essas reflexões. Nos conhecer é o caminho inicial, além de aceitarmos a nossa condição de obesos. A gente demora para aceitar que somos gordos, a gente não se enxerga gordos. Se usamos roupa acima do n. 42 há uma chance bem grande de estarmos acima do peso, independente da altura, pois conheço pessoas de todas as alturas e mesmo as de 1,75, quando magra usam o manequim acima. Eu levei um susto, quando fui pela primeira vez no vigilantes do peso e marcaram na minha ficha "obesa", eu simplesmente achava que eu era "gordinha".

Dica dessa semana: aceitação de que estamos acima do peso e fazer reflexão do que está acontecendo conosco, porque estamos comendo além do que é necessário para o nosso corpo funcionar normalmente.

Uma boa semana!!!!