domingo, 18 de março de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!!!

Além da atividade física, estou gradativamente mudando a minha alimentação.
A alimentação saudável não é fácil, pois não é boa ao nosso paladar. Não entendo muito como isso acontece, pois acho que os pesquisadores deveriam se preocupar mais com o nosso paladar, entendo que aí está o segredo da alimentação. Eu verifico que pessoas magra, com quem convivo não tem um paladar para doces e massas da mesma maneira que eu tenho. Vejo pessoas magra me dizer que não quer mais pudim de leite condensado porque é muito doce. Para mim isso é um absurdo, pois eu quero comer o pudim inteiro, justamente porque é muito doce.
Então vivo a me perguntar porque tem pessoas que sentem assim, e outras tem tipo uma compulsão por doce, e não acredito que seja apenas psicológico. No meu pobre conhecimento, acredito que deve existir uma diferença nessas pessoas, que eu não sei explicar o que seja. Gostaria de estudar isso, mas não tenho conhecimento suficiente para nem iniciar. Mas um dia sei que isso será descoberto. Espero que seja logo.
Eu não consigo entender porque há  pessoas que simplesmente preferem uma salada a um prato de lasanha quatro queijos.
Com certeza deve haver alguma diferença que vai além de um simples controle emocional.
Para mim é horrível não comer uma pizza, uma lasanha, sorvete, bolos com muito recheio.
No entanto há pessoas que se satisfazem com um pequeno pedaço dessas guloseimas.
Bom, mas descoberta à parte, pois não sou cientista.
Voltamos a alimentação saudável. Em primeiro lugar vamos mudar nossa maneira de pensar: Alimentação saudável é boa!!! É muito saborosa!!!aiaiaia....fazendo esse exercício todos os dias,  um dia a gente consegue acredita nisso...hehehe...
O que eu tenho feito: estou  mudando aos poucos. Pois não adianta você tentar modificar toda sua alimentação de uma só vez que não conseguirá.
Faz mais de um ano que venho fazendo isso. Já consegui incorporação em minha alimentação diária o pão integral, o leite desnatado, o arroz e macarrão integral, aveia, linhaça, amendoim, no mínimo 3 frutas por dia, no mínimo 1 legume por refeição, e salada crua no almoço e na janta.
Até aqui está tudo muito bem, o problema é que ainda não consegui tirar os doces. Ainda como doce quase todos os dias, tipo pudim, musse, bolo.
Tenho percebido que estou conseguindo diminuir as porções. Mas isso está sendo bem gradativo.
Sua missão nesta semana, que quer uma alimentação saudável, inclua um alimento saudável por semana. Que tal o pão integral, mas compre um bom, não adianta procurar preço, vá experimentando que você consegue achar um que goste, mas com certeza vai ter pacote que você vai comprar e ter que dar para alguém, tem uns pães integrais que a gente não consegue comer.
Bom semana, com atividade física e alimentação saudável.

Respostas hormonais ao exercício físico

Retirado do http://biodoexercicio.blogspot.com.br/2009/05/respostas-hormonais-ao-exercicio-fisico.html

Respostas hormonais ao exercício físico


O exercício físico provoca respostas hormonais no organismo que traz alterações fisiológicas e psicológicas. Entre os que atuam para que haja as respostas, encontram-se as endorfinas, hormônio liberado após a prática de atividade física.

Endorfinas:
As endorfinas são substâncias bioquímicas analgésicas segregadas 
pelo cérebro que executam um papel essencial no equilíbrio entre o tônus vital e a depressão. Delas depende que nos encontremos bem ou mal. Além de aliviarem a dor, elas colocam o organismo inteiro em um estado de relaxamento no qual a energia pode atuar livremente e inclusive curar doenças. As endorfinas exercem um importante papel neurotransmissor no sistema nervoso central, possuem a capacidade para despolarizar as membranas celulares, o que diminui o impulso nervoso.Além disso, durante os exercícios, interações entre insulina, glucagon, hormônio do crescimento e as catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) são, na maior parte das vezes, responsáveis pela disponibilidade de carga de substratos e por sua utilização.

Hormônio do crescimento:
O hormônio do crescimento (GH), além de ser um potente agente anabólico, estimula diretamente a lipólise. Suas concentrações encontram-se elevadas durante o exercício, sendo que, quanto mais intenso for o exercício, maior a quantidade liberada deste hormônio.
Catecolaminas:
A atuação em conjunto destes dois hormônios promove, entre outros efeitos, o aumento da taxa metabólica, da liberação de glicose e de ácidos graxos livres no sangue, sendo que o aumento no gasto energético é positivo no combate à obesidade.
Glucagon e insulina:
No exercício, à medida que os níveis plasmáticos de glicose no sangue vão diminuindo, ocorre estimulação da glicogenólise hepática pelo aumento gradual da concentração plasmática de glucagon. Quanto maior a duração do exercício, maior a liberação de glucagon, sendo que, em exercícios moderados de curta duração, observa-se diminuição nos seus níveis plasmáticos.
O efeito do exercício na concentração de insulina é o contrário do que ocorre com o glucagon, estando suas concentrações diminuídas no período de atividade. Os fatores que podem levar à diminuição da insulina são o aumento da velocidade de transporte de glicose para dentro das células musculares, a ação das catecolaminas e a liberação de glucagon. A diminuição dos níveis de insulina é proporcional à intensidade do exercício, sendo que, em exercícios prolongados, ocorre um progressivo aumento na obtenção de energia proveniente da mobilização de triacilglicerois. Desta forma, o exercício torna-se importante por facilitar a captação de glicose e diminuir os níveis de insulina, sendo positivo para o indivíduo portador de diabetes.


Bibliografia:
• http://www.efdeportes.com/efd129/efeitos-metabolicos-e-hormonais-do-exercicio-fisico.htm
• MAUGHAN, Ron; GLEESON, Michael; GREENHAFF, Paul L. Bioquímica do exercício e treinamento. Ed. Manole Ltda, São Paulo, 2000.
• LAWSON, J. Endorfinas: a droga da felicidade. Ed. Eko, Santa Catarina, 1998.

Postado por: Rafaella Santin

Gordura corporal e atividade física

Gordura corporal e atividade física

Atividade Física - saúde e emagrecimento.



Esta semana não deu para eu ir pesar, portanto, não sei se emagreci, mas acredito que sim, pois estou sentindo as roupas mais largas...como isso é bom.
Estou indo na academia todos os dias, só descanso sábado e domingo, mas mesmo no final de semana procuro caminhar. Na verdade, no meu dia a dia estou incluindo a atividade física.
Acredito que vale qualquer tipo de atividade física, desde você começar a levantar do sofá para mudar o canal da tv até virar atleta profissional.
Eu não tenho intenção de ser atleta da terceira idade...hehehe....mas quero muito chegar na terceira idade com muita saúde, afinal, hoje estamos vivendo cada vez mais, desta maneira devemos ter qualidade de vida, e para isso, nada melhor que atividade física.
Precisamos nos exercitar para que os músculos não fiquem fracos com o passar do tempo, para que eles consigam sustentar o nosso corpo.
O exercício também é fundamental para evitar as dores musculares e óssea que surgem com a idade.
Além disso, a atividade física libera hormônio endorfina, responsável pelo bem estar, o que evita a depressão.
Então, nesta semana que se inicia, você terá um bom motivo para se exercitar, seja qual motivo for.

Não vale inventar desculpa, qualquer desculpa que você der eu conseguirei derrubar.
Faça o seguinte exercício mental: na hora que você arrumar uma desculpa para não ir exercitar, você mesmo arruma uma desculpa maior para ir exercitar. Vale até andar uma quadra, um passeio com o cachorro.
Uma vez fizemos uma experiência de caminhar 10 minutos todos os dias com o cachorro, todos os participantes conseguiram emagrecer naquela semana. Faça também.

MEXA-SE!!!
Portanto, eu já incorporei de em minha vida diária a atividade física. Além da academia diária iniciei ioga uma vez por semana, adorei. Já fiz ioga por 3 anos, é uma pratica excelente para a mente, para relaxar, para ficar mais calma. Não serve para modelar o corpo, pelo menos para mim não serviu, no entanto, dá uma flexibilidade incrível. Sempre que faço teste físico os professores se surpreendem com minha flexibilidade.