sábado, 13 de julho de 2013

SENTA QUE LÁ VEM RECEITA - bolo de chocolate dukan modificado

 

10.07.2013 082

 

A receita da semana é um bolo de chocolate dukan modificado. Os filhos estão de férias e queriam um bolo de chocolate. Atualmente, para eu preparar uma receita, ela tem que ter algum nutriente que seja importante para o nosso organismo. Eu não aceito mais comer por comer, eu perdi essa vontade. Que felicidade dizer isso, melhor ainda é sentir isso. Não estou dizendo que virei isso ou aquilo, eu como o que tenho vontade, mas não estou tendo vontades de comer porcarias gordurosas, doces, frituras, etc. Parece que meu organismo não aceita mais isso. Não vou dizer que nunca mais vou comer, se um dia tiver vontade, tenho certeza que conseguirei comer com controle.

 

Para vocês terem uma ideia, hoje quando cheguei em casa, tinha 4 garrafas grandes de refrigerantes na cozinha, eu perguntei “quem trouxe esse veneno”, daí meu filho falou que o pai tinha ganhado, ele foi em um evento do serviço e sobrou, por isso veio para casa. Eu não tive vontade de tomar, provavelmente terá que ser doado. Hoje, quando sinto sede eu lembro de água, antigamente eu lembrava de coca cola geladinha, aquela garrafa linda, toda molhadinha que aparece nos comerciais. Agora, eu nem lembro que isso existe. Quem vem na minha casa também não toma, pois não tem.

 

Bom, mas isso são mudanças no seu habito alimentar,  que vão acontecendo, aos poucos, durante a nossa jornada rumo ao peso saudável. Refrigerante acho que foi uma das últimas coisas que retirei, eu era viciada, no mínimo 1 latinha por dia.  Primeiro, eu mudei do refrigerante normal para o zero, depois, estudando, estudando, estudando, fui aprendendo que o zero faz mais mal para a saúde, que o normal. Como no refrigerante normal, tem uma quantidade imensa de açúcar e, logo, muitas calorias e propontos, eu fui mudando por sucos clight. Posteriormente, também me conscientizei que o clight não é nada saudável, que a quantidade de sódio é absurda e que adoçantes fazem mal. Assim, não me sobrou outra alternativa, a não ser começar a tomar água, na hora das refeições. Ocorre que, isso também não é indicado, quando meu filho nasceu, o pediatra, em todas as consultas falava para não acostuma-lo a ingerir líquidos com as refeições, eu dava risadas – demorou para eu captar. Em recente treinamento que participei, com um médico gastroenterologista, ele afirmou, que a única coisa que devemos tomar com as refeições é vinho, ainda, acrescentou, que se estamos tendo necessidade de empurrar a nossa alimentação com líquido, é porque a nossa alimentação não está boa, no sentido de nutrientes. O suco de uva integral, tem os mesmos nutrientes do vinho. Eu tomo sempre, não durante as refeições, prefiro deixar para o lanche, consegui tirar, totalmente, o líquido de minha refeição.

 

Toda essa enrolação é para dizer que fiz um bolo dukan, porque achei bem saudável. Utiliza farelo de aveia que é fantástico para o nosso organismo, em termos de nutrientes tem mais que a aveia, a qual é super indicada para ser consumida diariamente. O bolo receita da querida Jogaucha, que faz a dieta dukan e sempre divide com a gente receitas deliciosas e fáceis. Essa receita eu retirei do instagran, só que a minha massa ficou muito líquida, não sei porque, se o ovo era muito grande (só uso o ovo caipira comprado na Horta). A Jo me respondeu que a massa fica mole, mesmo. No entanto eu já tinha endurecido com farinha de arroz, acrescentei 2 colheres de sopa para deixar na consistência de bolo:

 

 

10.07.2013 03710.07.2013 03810.07.2013 03910.07.2013 04010.07.2013 04110.07.2013 04610.07.2013 04710.07.2013 048

 

image

 

image

 

Minhas modificações:

 

ACRESCENTEI: 2 colheres de sopa de farinha de arroz. Também utilizei a farinha de arroz para untar a forma.

RETIREI: Coloquei apenas 1 colher de sopa de adoçante stevia. Fiz isso para testar, pois no último bolo que fiz, coloquei duas colheres de adoçante e achei que ficou amargo. Realmente deu diferença, ficou perfeito com uma única colher de sopa. Não dá para perceber que tem adoçante.

 

obs.

1.Estou usando stevia, pois o Dr. Lair Ribeiro disse que é o único adoçante que devemos usar. LAIR RIBEIRO - VIDEO

2. Fica um bolo pequeno, fiz em um assadeira de pão pequena. O meu, não cresceu muito.

 

CALDA  (PARA OS FILHOS)

 

1/2 xícara de açúcar, 6 colheres de água, 1 colher de margarina. Levar ao fogo até engrossar.

 

A Jô me deu as seguintes resposta para cobertura sem leite condensado: “Sim tem com maisena, ou a nutella dukan ou a trufa dukan mais liquida, ou o creme de leite misturado com suco diet”.

image

image

 

Experimentem, vale a pena fazer alimentos saudáveis para nossos filhos. Meu filho queria experimentar com sorvete de creme, mas não deu tempo de ir comprar. Até meu marido, que vive dizendo que não faço mais bolo normal, gostou muito.

 

 

 

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb