domingo, 24 de janeiro de 2016

Qual a causa da nossa compulsão alimentar?




Você sabe qual a causa da sua compulsão alimentar? Cada um tem a sua e é necessário observarmos os nossos sentimentos, para saber o que nos impede de alcançarmos o nosso objetivo.

A causa mais comum da compulsão alimentar é a carência afetiva. A carência é um estado que nos faz sentir vontade de algo e que não sabemos o quê. É aquela sensação de friozinho e vazio na barriga, dá a impressão que estamos com fome. Ocorre que isso não é fome, isso é vontade de carinho, "carinho de mãe", sabe com o é? É por isso, que as vezes, um caldinho quente já nos deixa feliz e longe de coisas gordurosas.

Entretanto, como achamos que é fome, saímos comendo tudo que vemos pela frente, e é comum  a gente  falar "estou com vontade de comer algo e não sei o quê". A gente não sabe o que quer comer, simplesmente por que não é fome, mas sim vontade de outra coisa.

Há pessoas que sente compulsão quando estão tristes, outras quando estão alegres, qualquer uma dessas razões, não é motivo para comer. Temos que aprender a nos observar e ver o que está nos causando vontade de comer. Se acabamos de comer e ainda estamos com a sensação de fome, é claro que fome não é, pode ser qualquer outro sentimento, menos fome!!! Preste atenção!!!

Quando estamos com raiva, também podemos sentir vontade de comer, geralmente a vontade é de doce ou chocolate. Para vencer isso, precisamos descobrir o que está nos causando raiva e mudar esse sentimento, pois se entregar a um pacote de bolacha recheada, a única coisa que acontecerá é que continuaremos com raiva, com fome e alguns quilinhos a mais, e ainda, em nossa barriga ou quadril.

Também temos sensação de fome quando estamos ansiosos por algum motivo, quando estamos estudando para um concurso, quando estamos aguardando resultado de uma prova ou de um concurso, quando teremos que fazer uma apresentação em público, enfim, há várias situações que nos levam ao sentimento de ansiedade. Algumas pessoas já são ansiosas por natureza. Esse sentimento, também, nos leva a aumentar a ingestão de açúcar. Perigo para a nossa saúde e emagrecimento.

Ciúmes, também, consiste em outro sinal de alerta para não exageramos na comida. Não há razão para se ter ciúmes, há ciúmes de coisas e de pessoas, esse é um sentimo ruim, que só nos traz energias ruins.

Com relação há inveja, esse é um sentimento que devemos abolir de nossa vida, definitivamente. Entretanto, é um sentimento que faz parte de uma grande maioria das pessoas, e não há esse negócio de inveja boa, inveja é inveja. Por isso, esqueça esse negócio de falar que a inveja é boa. Boa para quem? Para quem deseja o que o outro tem? Ou para o outro que tem algo que você deseja? Uma pessoa que emagreceu e atingiu seu objetivo, não deve ser invejada, mas sim ser o seu motivo para fazer o certo e atingir o mesmo resultado.

Além de sentimentos, que serve como gatilho para a compulsão alimentar, há também situações, algumas são bem difíceis para nós mulheres: TPM.  Esse período é muito, mas muito complicado para o nosso emagrecimento. 

Outra situação bem complicada é a morte de algum amigo ou familiar. Situação da qual não temos nenhum controle, portanto, por que nos preocupar? Até em situações que temos controles, não devemos nos preocupar, quanto mais em situações que não podemos fazer nada, mas nada mesmo, para que seja diferente.

E, a gravidez? Complicado para você? Eu engordei 30 quilos em cada uma das duas gravidez. Esse é um período que costumamos falar que temos que comer por dois. Engraçado que nunca vi uma gravida comendo salada para dois, frutas para dois, legumes para dois. É sempre sanduíche, refrigerantes, frituras, sorvetes, etc.

Esses são alguns dos sentimentos e situações que temos, que funciona como gatilho para a comilança, qual é o seu? Essa semana  te observe e veja em quais momentos ou situações você perde o controle do garfo. Vamos juntas, descobrir o motivo da compulsão alimentar, e tentar eliminar ou pelo menos amenizar. 

Que essa semana seja de reflexão, de observação e aprendizagem de nós!!!

No próximo post, falarei sobre o quê fazer para tentar evitar a comilança, quando estamos passando por esses sentimentos ou situações.

Boa semana!!!