sábado, 27 de julho de 2013

O QUE DEVEMOS FAZER PARA MANTERMOS MAGROS.

 

pessoas-magras-nem-sempre-sao-saudaveis-4-84

 

Quando passamos por um processo de emagrecimento é muito comum, após atingirmos nosso objetivo, as pessoas perguntarem o que fizemos. E, logicamente, que as pessoas esperam que você lhe conte algum milagre. Quando você fala que é reeducação alimentar, que aprendeu a comer de forma saudável, a pessoa dá aquela risadinha amarela e muda de assunto, não é assim?

 

Tenho passado por situações muito engraçadas. Todo mundo me pergunta a formula milagrosa, exatamente dessa maneira que me perguntam. Tem pessoas que eu respondo, tem pessoas que eu só dou risada e mudo de assunto.

 

Uma pessoa para quem eu falei que tem que anotar tudo que come, deu risadas e disse que para ela isso jamais vai funcionar, pois ela odeia controlar o que come. Bom, então, fazer o que né? Vai continuar gorda, ou vai ficar no efeito sanfona, fazendo dietas loucas, tomando remédios, etc.

 

Uma outra, que está muito obesa e não percebe isso. Disse que adora comer, e que não vai parar de comer, e começou a descrever o que tinha comido no dia anterior e a programação de comilança para aquele dia. As pessoas gordas tem a triste mania de rirem da comida, e eu penso, que um dia a gordura vai dar risada dessas pessoas, assim como ocorreu comigo.

 

Outro caso curioso, aconteceu quando estava orientando uma moça a como fazer sua alimentação nos intervalos das refeições, que deveria comer duas castanhas e uma fruta, ela deu muita risada e falou que essas duas castanhas ia ficar dançando no estomago dela.

 

Cada um tem o seu tempo o seu momento. Mas, ficou muito triste o quando as pessoas estão engordando e não percebem.

 

Aprendi a comer para me alimentar:

 

Hoje, dei-me o café da manhã em uma padaria. Acordei tarde e resolvi fazer um café diferente. Mas, hoje eu já não vou naqueles cafés coloniais e como tudo de tudo, para compensar o que estou pagando. Hoje não penso mais assim, eu como para me alimentar e não por causa do valor que paguei. Pedi apenas um pão francês na chapa é um café preto. Queria tomar leite, mas não tinha leite desnatado, então preferi não tomar. A canjica já supriu a minha quota de leite, ainda bem que acabou, eu dividi com uma amiga.

 

Aprendi a dividir:

 

Na reunião do vigilantes do peso da semana passada, a orientadora falou que quando ela era gorda, ela não dividia a comida, que todo gordo é assim, agarrado à comida. Que começou a dividir quando ela percebeu que se dividisse a outra pessoa engordaria junto com ela, então ela passou a dizer “vamos engordar juntas” e dividia tudo. Hoje eu também faço isso. Quando faço pratos que rendem muito, como foi a canjica, eu já preparo potinhos para dividir as calorias com as amigas, eu falo isso mesmo: vim dividir as colorias com você.

 

Aprendi a desapegar da comida:

 

Sabe aquela propaganda de um site  para  vender de tudo que fala: “desapega, desapega, desapega”, então é isso, vamos desapegar da comida. Observe os magros como eles são desapegados da comida. Aprendi muito observando e tentando copiar uma pessoa magra. Se você comer como um magro come, você vai perceber que ele come de tudo, mas parece que o estomago dele é pequeno, não cabe muita comida, ele sabe exatamente quando parar. Faça esse exercício, em alguma reunião de amigos ou familiares, procure seguir e comer igualzinho algum magro. Mas, preste atenção, porque o magro pode acontecer de um dia ele comer um pouco mais, ou em alguma refeição, mas mediamente ele volta ao controle. Mas para ele, magro, isso é automático, não fica pensando na quantidade que está comendo e que tem que controlar. Para o magro a comida não tem importância, ele é desapegado dela.

 

No retorno para casa, na estrada, eu pedi um bauru e um café. Para mostrar o meu desapego, o meu filho comeu a metade do meu sanduiche, isso que ele já tinha comido o dele inteiro, mas ele é magro, pode. Café com canela, sempre. Amei a história do café com canela, mas não notei nada de diferente no meu emagrecimento como li na net.

13747085712161374708571510

 

Aprendi a importância do monitoramento:

 

Para mim, o monitoramento é algo que funciona muito. E um exemplo disso é que, agora, ao preparar as fotos para postar, descobri que  a únicas frutas que comi hoje, foi no almoço: manga, banana, figo e pêssego. Já preparei uma maçã para melhorar isso. O monitoramento serve para que façamos uma alimentação saudável, pois quando temos uma alimentação saudável, o emagrecimento é uma consequência lógica. Devemos não só monitorar a quantidade, mas, principalmente, a qualidade de nossa alimentação.

 

MINHA ALIMENTAÇÃO:

 

IMG_20130727_094536IMG_20130727_120749_0IMG_20130727_122113_0IMG_20130727_200841IMG_20130727_2013591374681186921

 

Adoro café, e em Curitiba tem muitas cafeterias, uma nova forma de tomar café  por lá é esse coador individual. Achei um charme e comprei um para mim e dei um de presente para uma amiga. Não é uma gracinha?

 

IMG_20130727_200040

 

Outras comprinhas no mercado municipal de Curitiba, cada vez que vou lá eu já trago uma quantidade maior, pois lá é mais barato e de uma excelente qualidade (castanhas do pará, do caju, amêndoas, pistache, uvas passas pretas e brancas e damasco):

1374681178422137468117930713746811795791374681180781137468118150313746811818171374681182469

 

 

Ontem eu comecei a ter uma dorzinha no quadril, acho que sofri alguma torção e nem percebi. A dor só aumentou e tive que entrar no antinflamatório, isso me deixou um pouco triste, pois sabemos que esse tipo de medicação ocasiona retenção hídrica, e ainda, para ajudar, terei que ficar sem atividade física até melhorar. Bom, essa semana terei que ter atenção redobrada, mas graças a minha mente magra, sei que conseguirei manter a minha alimentação bem regulada para não resultar em aumento de peso.

 

Planejamento para essa semana:

1. Controlar a ingestão diária de água, com esse frio, acabamos esquecendo de tomar água;

2. Controlar a quantidade de alimentos;

3. Comer 3/4 frutas por dia;

4. Tomar no mínimo 3 copos de chá verde;

5.Consumir linhaça/chia/aveia todos os dias;

6. Consumir 1 castanha todos os dias;

7. Fazer alimentação de 3/3 horas;

8. Fazer monitoramento diário (desde a semana passada que não estou controlando os propontos - GRAVE);

9. Comer no mínimo 3/4 verduras/legumes diferentes diariamente;

10. Tomar sol e suplemento de vitamina D (não esquecer);

11. Caminhada leve assim que melhorar a dor lombar;

12. Manter a minha mente magra;

 

 

Um final de semana abençoado para vocês.

 

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb