sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pequeno relato da minha experiência.

paz

De inicio vamos pensar e viver essa campanha. Acredito que não só na vida real, mas, há muita agressão na vida virtual também, pois  muitas vezes, a agressão moral, dói tanto ou mais que a agressão física. Take it easy.

Venci o segundo dia de low carb (desafio do site saboridades  - veja aqui). E, como em muitos comentários no blog e no face, algumas meninas estão falando que não conseguem ficar sem carbo, resolvi falar um pouco do meu processo, da minha experiência, visto que, dessa vez, foi bem tranquilo ficar sem arroz, pão, biscoitos etc.

Explico porque:

Faz muito tempo que estou em processo de reeducação alimentar, com eles já eliminei 15,5 kg, isso não aconteceu em 1 ano. Para você ter uma ideia mais precisa do meu tempo de emagrecimento, antes da entrada do ano de 2011 eu prometi para mim que nunca mais ia ver o número 65 na minha balança. Mas infelizmente, nem tudo que  se promete, depende exclusivamente da gente. Assim, novamente na virada do ano novo de 2012 eu voltei a fazer a mesma promessa.

Esse ano de 2012 resolvi que tinha tomar uma atitude mais drástica, pois somente contar os 26 propontos e fazer atividade física não estava sendo suficientes. Esse ano foi uma luta diária entre 65 kg e 64 kg. Parece piada, né? 356 dias e não se consegue eliminar 1 único quilo, mas somente quem está nesse processo sabe o que é isso. Eliminar 10 kg foi fácil, afinal, muito disso é toxina e líquidos que ficam em nosso corpo. O difícil mesmo é eliminar a gordura final que está grudado no osso e insiste em achar que faz parte do nosso corpo.

Mas enfim. a partir de julho eu comecei a ouvir das orientadoras do vigilantes do peso que precisava dar um choque no meu corpo. Mas, que tipo de choque? Mudar comida, como assim??? Lógico ninguém falar em regime, dieta, restrição. Nem eu falo.

Mas, agora a apenas a dois quilos da minha meta eu chego a conclusão de que o que está funcionando nessa reta final é a diminuição gradativa do carboidrato.

Resolvi dar um choque mesmo no meu organismo. Li, pesquisei muito, todas as dietas loucas existentes. Não queria fazer nenhuma. Mas, resolvi dentro da reeducação alimentar diminuir os carboidratos, pois de tudo que pesquisei o que noto que mais funciona para o emagrecimento é a dieta da proteína em suas varias versões.

O que fiz,  fui diminuindo aos poucos o carboidrato COMPLEXO, pois o branco já não existe na minha vida há bastante tempo. 

Fiz assim:

a) do arroz e feijão eu só deixei o arroz integral. Em uma primeira fase comia arroz no almoço e jantar e pão integral no café da manhã e da tarde.

b)Diminui as duas fatias de pães integral no café da manhã para uma.

c) Tirei o arroz integral do jantar

d) Tirei a única fatia de pão integral do café da manhã, pois para mim, é melhor comer as 16h00 um lanche reforçado.

e) Tirei o arroz do almoço.

Como percebi que sentia muita fome no período da tarde, eu deixei o pão para esse período. Em uma segunda etapa eu tirei o arroz  e qualquer carbo, mesmo que complexo, depois das 18h.

Está funcionando, tenho conseguido emagrecer, mesmo que pouco, todas as semanas, estou evitado comer carboidrato, tipo arroz e pão, porque as frutas também tem carboidrato. Quero deixar claro que eu como todos os tipos alimentares (inclusive porcaria), mas não como regra. A regra é: frutas, verduras, carne e leite, escolho uma refeição para comer carboidrato complexo por dia.

Portanto, eu já estou acostumada a não comer arroz e pão. Não sinto falta. Pão francês já tirei da minha vida há mais de 3 anos. Eu sempre penso assim, entre um pão francês que tem  4 pp, que em menos de uma hora vou estar com fome, eu prefiro comer 2 fatias de pão integral, com peito de peru, queijo minas, alface, tomate e catchup, que me sacia por mais de 3 horas e tem os mesmos 4 pp.

Eu aprendi, ao longo desse processo de reeducação alimentar, que tudo é questão de escolha, você escolhe. isso:

pão frances

ou isso:

4set 0234set 024

Eu já consegui fazer, quase que totalmente a reprogramação do meu cérebro de gorda para quase magra. Por isso, em mais de 80% do meu dia,  a minha escolha é saudável. Eu consumo de tudo, até guloseimas,  mas sempre pensada. Ontem comi um bombom cacau show 100% chocolate. Virou a cara? é amargo? Eu já acho doce, mas no começo foi muito difícil. Quando comecei a comer chocolate meio amargo, descobri que nós não gostamos de chocolate (cacau), mas sim do leite com açúcar. Isso porque, na maioria das vezes, os chocolates mais vendidos e apreciados, são os que possuem menos chocolate. Vejam o branco, que era a minha preferência, não tem nada de cacau, só gordura. Despois da reunião dos vigilantes do peso no sábado antes da páscoa de 2011 eu não comi chocolate branco.

trufa_puro_cacau_0puro choc

Deliciosa trufa chocolate meio amargo com recheio de trufa Puro Cacau 55%.

Muitas vezes achei que não ia consegui. Muitas vezes pensei que o meu destino era ser gorda mesmo. Muitas vezes fiquei revoltada e achava que não tinha culpa de ser gorda. Muitas vezes procurei me esconder nas frases “sou uma gorda feliz”, “meus exames de sangue são normais, meu marido é magrelo e tem colesterol e triglicérides na estratosfera”. Muitas vezes entrei em lojas que vende roupas para gordos e fiquei feliz por elas existirem. Muitas vezes briguei com pessoas que falavam que eu conseguiria emagrecer, que a culpa era da minha comida – não acreditava. Achava que eu tinha algum problema.

Descobri que tinha um único problema: comia errado.

Mas hoje sei que muitas vezes a gente se esconde atrás de frase feitas  para poder comer em paz uma caixa de chocolate enquanto assistimos a novela da tarde. Para almoçar um feijoada  e para jantarmos em um rodizio de pizza, onde lógico, temos que comer tudo e um pouco mais, porque estamos pagando. E daí, o que vocês acham? não é culpa da comida? A minha rotina era sim, e pode ter certeza, que não era  só final  de semana não.

Estou muito feliz em me sentir satisfeita com pouco. Aprendi que não preciso ir em uma churrascaria e comer um boi, mas que posso ir e comer saladas e um ou dois pedaços de carne.

O prazer em ter conseguido se livrar da comida é muito maior do que o prazer da barriga doendo de tanto comer. E, não tem preço eu ter conseguido descobrir isso.

Hoje eu entendo que não devo deixar nada e ninguém mandar em minha vida e, principalmente a comida. Tive dois vícios na vida: cigarro e comida.  Hoje eu os trato igualmente. Sei que não posso colocar um único cigarro na minha boca que voltarei a fumar duas carteiras por dia, de imediato. Também, sei que não posso comer um quilo de picanha, porque ela pertence ao boi e não tem que passar a morar na minha barriga.

Amigos, esse é um pouco do meu processo de emagrecimento. Não quero ser exemplo de nada e nem dizer que estou certa, não sou da dona da verdade. Conto apenas a minha pequena experiência, que para mim, está sendo positiva

Uma boa sexta feira para todos vocês. Um dia iluminado.  Muito, mas muito obrigada pelo seu apoio. Com ele eu consigo forças para continuar nessa luta que será eterna.

assinatura blog_thumb