quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SALADA DE SOJA

11.03.2013 03811.03.2013 03511.03.2013 037

 

Ciente da importância da soja para uma alimentação saudável, a cada dia tenho introduzido um pouco mais em minha alimentação. Há algum tempo comprei soja em grãos, mas não tinha ideia de como fazer, nem sabia se ia gostar. Sinceramente, comprei porque achei linda.  Outro dia fui a um restaurante, com umas amigas e experimentei em salada e gostei, só não sabia como fazer.

 

Por acaso, em uma banca de revista, comprei um livro de receita de soja, nele tem uma receita de salada feita com grãos de soja, achei bem legal e experimentei, adorei, ficou bem boa mesmo, por esse motivo vou compartilhar com vocês.

 

Uma coisa que quero esclarecer, não sou vegetariana, mas sou muito simpatizante, no momento estou vegetariana por conta da quaresma. Por enquanto não tenho nenhuma intenção de deixar de comer carne, mas me sinto muito bem sem.

 

Quando comecei preparar a receita fiquei em dúvida porque tinha cozinhar a soja em água fervente, deixar descansar por 2 minutos e dar um choque térmico, achei estranho, mas como nunca tinha feito, resolvi fazer ipsis litteris. Agora já sei que esse procedimento é para retirar o amargo da soja.

 

A minha salada ficou muito boa, é bem saborosa, consumi com vários tipos de alimentos, durou 3 dias, não sei por quanto tempo pode ser consumida depois de preparada, se alguém tiver essa informação favor me avisar, agradeço.

 

11.03.2013 03911.03.2013 01911.03.2013 04613.03.2013 002

 

O livro que comprei é este, é muito bom, super indico, já fiz várias receitas, e todas dão bem certinho:

 

11.03.2013 050

 

Esta é a receita. Única coisa que mudei foi que não fiz 500 g de soja, achei que ia ser demais, fiz apenas uma xícara e rendeu bastante.

 

11.03.2013 049

 

Vale a pena você começar a incluir, em sua alimentação algum tipo de soja. Eu estou adorando os resultados. Inclusive, o homeopata que levo as crianças, receitou, para as espinhas do meu filho isoflavona que é um componente da soja, que também tem como propriedade funcionar como prevenção de câncer de mama e próstata, além de auxiliar no famoso “calor” que as mulheres sentem na menopausa, também atuam para evitar a osteoporose e protegem o coração. Desta maneira, só tem coisa boa, por isso vamos começar a utilizar a soja. Meu filho mais velho tem 15 anos, e quando fazia o preparo para o parto, o ginecologista, me alertou para que quando eu chegasse na menopausa, não fazer reposição hormonal, mas começar a utilizar a soja para evitar todo o desconforto da menopausa. Veja só, há quanto tempo eu já recebi esse alerta. No entanto, somente há pouco mais de um ano eu comecei a introduzir esse alimento, com mais frequência em minha dieta alimentar.

 

Estou consumindo mais alimentos a base de soja, pois acho que a lactose tem deixado minha barriga inchada. Assim estou optando por iogurtes de soja, embora, as calorias sejam um pouco maior, ainda não encontrei light, em termos de propontos um iogurte de soja da batava, contém 4 propontos, é bastante, pois alguns light tem 1 propontos. Também comprei um leite em pó de soja e estou gostando bastante. Carne moída aqui na minha casa, só de soja.

14.03.2103 024iogurte-naturis-soja-morango-zero-lactose-batavo-180g-400x400-117.03.2013 007

 

Aproveitando que tirei fotos da soja texturizada que costumo utilizar para fazer a molho de carne moída, vou deixar aqui as marcas que encontro na minha cidade, tirei fotos para uma querida amiga aqui do blog. Um abraço querida, espero que tenha encontrado aí na sua cidade e que passe a consumir.

Uma dica, eu não conto para ninguém que é soja, porque senão viram a cara. Acho que meus filhos nem sabe o gosto de carne moída, pois aqui em casa já faz mais de um ano que não compro.

Outra dica, tem que deixar a soja texturizada de molho em água, antes de preparar para não ficar com gosto (escorra a água), depois prepare igual carne moída, mas não tem que deixar cozinhar, é rápido e pratico. No mais eu uso para lasanha, nhoque, macarrão, panqueca, tudo que vai carne moída.

 

soja1soja2soja3soja4

 

Vamos fazer uma alimentação mais saudável. Essas mudanças devem ser aos pouco, nada radical. O nosso cérebro não aceita mudanças radicais, ele é teimoso e precisa ser reprogramado para aceitar uma alimentação mais saudável. Isso não ocorre da noite para o dia, mas leva alguns anos. Primeiro você vai no mercado, olha, cheira, lê. Depois você compra, deixa vencer no armário. Depois você faz. Daí você não gosta. Depois faz de novo, fica mais aceitável e daí vira rotina.

 

Tudo na vida é necessário ter persistência.

 

Um final de semana cheio de paz no seu coração.

 

Não esqueça de utilizar o final de semana para ser feliz, também não esqueça do Criador e de seus mandamentos. Aproveite para ir em alguma igreja ouvir que Ele tem para te falar. Você vai se surpreender quantas coisas maravilhosas  Ele preparou para você. Um grande abraço. Obrigada pela sua amizade, ela é muito importante para o meu progresso, para me manter firme nessa difícil jornada.

 

PUBLICADO EM

sábado, 23 de março de 2013

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb