domingo, 10 de junho de 2012

FESTA JAPONESA.

 

COMIDA JAPA

Adoro comida japonesa. Não sou fã de sashimi (peixe cru), mas o que não tem peixe cru eu amo. Hoje fui almoçar em uma festa jaonesa. Estava tudo muito bom. Lotado como sempre.

Eu acho muito engraçado essas festas japonesas, as quais são realizadas em várias cidades,  são todas parecidas, sempre com muita gente e tudo muito apertado. Acho que eles gostam assim mesmo…sei lá.

Estava muito cheio. E, é impressionante como hoje tem brasileiro comendo comida japonesa. Eu sou suspeita, pois, para mim é tudo de bom.

Não tem essa que comida oriental é light, não é mesmo. Tem coisa light e tem coisas muito calóricas.

O shoyo, um dos produtos mais usados na culinária japonesa, além de calórico contém uma quantidade de sal enorme.  Ele é feito se soja, trigo, milho, sal e um fermento específico. Portanto, me parece que tem mais calorias do que nutrientes saudável. Mas eu consumo shoyo diariamente em saladas, em pouca quantidade, apenas pelo sabor que ele dá na salada, legumes e carne.

Eu uso o shoyo light, facilmente encontrado nos mercados e não percebi nenhuma alteração no sabor.

 

shoyo light

Também há muito arroz na culinária japonesa, além de açúcar, pois os alimentos são sempre adocicados.

E eu como ainda tenho um gordo vivendo dentro de mim gosto das coisas mais calórica: Como sabia que ia comer dorayaki (simplesmente massa com creme) que adoro, eu comi pouco yakissoba e dois gyoza (massa com carne).

yakisoba

gyosa

dorayaki

Esse foi meu almoço, dividimos em três um marmitex de yakissoba, comi dois gyoza e adivinha…3 dorayaki…aiaiai…aqui foi o meu pecado. Mas comi. Estava com vontade e também esse é um doce que eu come uma vez por ano. Nem imagino quanto tem de caloria.

Como se vê a comida japonesa pode sim ser muito calorica e pouco nutritiva. No entanto, devemos retirar dessa cultura o que ela tem de melhor, a alimentação com base em legumes refogados, pouco cozidos, muito peixes e um excesso de saladas, chá e bastante água. Por isso a maioria são magros, pois eles só cometem excesso  muito raramente. Aliás, eles não gostam de coisas muito doces, tenho vários amigos que viveram no Japão e eles falam que os doces de lá não são tão doces como os daqui.

Do resto o dia foi normal. Tomei bastante água e chá. Agora estou pretendendo fazer uma sopinha leve para janta, aproveitando a culinária japonesa, talvez faça um missoshiro que gosto bastante, esquenta o estomago, baixa coloria e muito nutritivo.

 

missoshiro

Agora vou sair caminhar, pois já está escurecendo. DEPOIS eu visito vocês. Um bom final de noite.

sayanora

Em busca do equilíbrio!

BALANÇA.pic

 

 

http://comologoengordo.blogspot.com.br

The rain is over. A nice sunny Sunday.


bom dia sol



Finalmente parou a chuva e apareceu o sol. Como é maravilhoso o sol depois de um período de chuva. Ainda está frio, mas pelo menos dá para fazer atividade física na rua, que adoro fazer nos finais de semana e feriados, quando a academia encontra-se fechada.


Levantei super animada. Hoje quero aproveitar bem o dia para fazer minha RA e AF para chegar logo ao peso saudável.


Para mim faltam poucos kilinhos, também não quero ser magérrima, pois não gosto e minha estrutura também não é de mulher magra, tenho coxas grossas e quadril largos desde a adolescência isso nunca vai mudar, diminui um pouco, mas jamais serei uma Ana Hickmann, ficaria louca se tentasse.


Mas, o importante não é ser magra, mas sim ter um peso saudável. Muito antes de peso baixo eu busco um peso que me traga mais saúde.


O excesso de peso traz um monte de doenças e dores pelo corpo. Eu odiava quando ia nos médicos para ver uma dor abaixo do joelho e eles me diziam que se eu emagrecesse ia melhorar porque o meu joelho não estava aguentando o meu peso. Tem coisa pior que isso?


O peso acima do ideal também leva a problemas de colesterol e diabetes, eu nunca tive isso, acredito que primeiro pela genética, segundo pela atividade física que sempre pratiquei de forma leve, mesmo sendo “obesa” eu fazia caminhada todos os dias e sempre paguei academia. Eu era daquelas que pagava as academias, como se o simples fato de pagar já ajudasse…Outra coisa que também acredito que ajuda a manter o colesterol baixo e longe a diabetes é o chá verde e azeite de oliva. Duas coisa que utilizo bastante em minha alimentação. Gosto muito de comer azeite de oliva com pão e sal. Não faço sempre. Mas nas reuniões com amigos eu prefiro comer pãozinho com azeite do que queijos, amendoins, e tudo o mais que tem de aperitivo. O pão deixa mais saciado, comemos menos calorias e além disso estamos comendo algo saudável que é o azeito. Lógico que sei que o azeite é calórico, pois também é gordura, entretendo é um óleo saudável, o qual quando usado sem excesso só traz benefícios para a saúde. O ideal é uma colher de sopa por dia. Atualmente eu uso misturado com óleo de linhaça, uma colher de sopa na salada do almoço e outra na salada do jantar.


Por isso vamos fazer sempre uma alimentação saudável e uma atividade física para termos saúde. Saúde não tem preço, não se compra, fazendo a coisa certa a teremos de graça.


Uma experiência para essa semana, você já observou um magro do seu lado? Tente comer como ele. Eu já tentei fazer varias vezes com meu marido…e sempre acabo rindo…que ódio…magro não sente fome, magro não lembra de comida, magro tem outras coisa para fazer do que comer. Tente fazer com ele essas outras coisas e quem sabe a gente esquece um pouco da comida.


Um bom domingo para todos com muito equilíbrio. Hoje pode cometer um pouquinho de excesso, afinal é domingo e não somos de ferro, mas lembre, veja o excesso que o magro do seu lado está cometendo e faça igual…sabe aquela frase: se não consigo criar vou copiar. Copie um magro para sua vida.



beijos2