quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

POR QUE FAZER LOW CARB




Eu já namoro o estilo de vida low carb há bastante tempo, em 2012 eu já participei de um desafio do blog da nutricionista Carol Guimaraes, portanto, esse assunto não é novidade para mim. MINHA EXPERIÊNCIA LOW CARB 2012

Desde então, eu tenho para mim, que para emagrecer devemos diminuir o carboidrato e aumentar a proteína, esta demora mais para ser diferida pelo nosso organismo e por isso dá saciedade por mais tempo. Por outro lado, o bom e viciante carboidrato, ao cair em nosso organismo vira açúcar, isso mesmo, açúcar, tanto faz se o carboidrato é simples ou complexo. A única diferença do integral é que este tem fibras, o que ajuda a aumentar a nossa saciedade, mas também vira açúcar, um pouco mais demorado. Ou seja, se for para comer açúcar um bom bolo de chocolate é melhor, não é? 

Não é tirar totalmente o carboidrato de nosso organismo, até por que, seria impossível, a menos que fossemos ingerir apenas proteína, pois verduras, legumes e frutas tem carboidrato. Portanto,  a dieta low carb sugere a diminuição do carboidrato.


Um blog muito interessante e com embasamento cientifico, é do Dr. Saulo, se quiser saber mais sobre esse estilo de vida, veja aqui.

Para mim, low carb é sem dúvida um estilo saudável de viver, onde você irá eliminar tudo que não presta para o seu organismo e colocar apenas coisas saudáveis. Nas palavras do Dr. Saulo:

""Não há necessidade de complicar com fases, regras detalhadas, etc. aquilo que, no fundo, é simples:
1) Cortar açúcar;
2) Eliminar grãos (especialmente trigo e soja);
3) Evitar raízes ("tubérculos", em especial batatas) se você precisa perder muito peso (caso contrário, não);
4) Optar por comida de verdade;
5) Não consumir gorduras artificiais (margarinas) e

evitar as refinadas (óleos extraídos de sementes);
6) Perder o medo da gordura natural dos alimentos;
Pessoal, no fundo é só isso!! Precisa de um doce? Coma uma fruta.
Tá difícil perder peso? Elimine um pouco as frutas e/ou batatas. Cada um é diferente. Cada um precisa testar em si mesmo o que funciona, e aquilo que lhe torna possível seguir com o estilo de vida de forma continuada.¨"(http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html.).

Por que retirar o trigo? Não só por que ele é o que mais tem carboidrato, mas se quer saber um pouco mais sobre a sua ação em nosso organismo, eu sugiro que leia esse post, você se surpreenderá!!!

Uma coisa que me chamou muita atenção nos post do Dr Saulo, é sobre a influência do carboidrato nas doenças, lá ele explica que a diminuição do carboidrato pode diminuir as dores articulares, gente, isso para mim foi tudo, eu tenho fibromialgia, todo mundo sabe, eu vivo fazendo de tudo que possa melhorar as minhas dores, dores aqui, dores aculá, e desde de novembro eu venho sofrendo com uma dor nova na articulação dos dois cotovelos, a dor nasceu pequena e foi aumentando, tinha dia que acordava de noite com os dois braços travados. Estava tomando os remédios indicados e acumpuntura, mas a dor ainda persistia. Imediatamente resolvi fazer a dieta, comecei em uma sexta-feira, na segunda quase não tinha dores, hoje nem lembro mais dessa dor, milagre, não sei, só sei que só por isso já valeu a pena eu deixar o carboidrato. Vale a pena ler esse post.

Já com relação ao meu emagrecimento, quilinhos que venho mantendo a mais desde o inverno passado, também me ajudou a tomar a decisão. Eu estava no dia 29/01/2016 com 64 kg, sendo que meu peso máximo deve ser 62 kg, ou seja, dois quilos há mais, isso já estava me irritando.

Hoje, estou com 63,1 kg. Estou muito feliz, pois sei que com a minha idade o meu metabolismo é bem lento, desta maneira, emagrecer 1 kg em uma semana é muito bom. 

Essas são minhas razões, quais são as suas?