segunda-feira, 23 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ PARA O NOSSO EMAGRECIMENTO

 

 

 

Boa noite pessoas, tudo bem por aí? Cansados e estufados depois de um feriado prolongado? Essa semana que passou foi bem legal, jogo do Brasil e feriado, e já começamos a segunda com outro jogo. Tá bem difícil nos mantermos na linha alimentar, não é? Eu estou tentando me controlar, mas confesso que tá bem complicado. ontem teve feijoada e hoje também, tem coisa melhor do que feijoada amanhecida, eu amo. Tentei compensar com caminhada e uma alimentação mais leve no café da manhã e no jantar.

 

E, por falar em café da manhã, um duvida muito frequente entre as pessoas que querem emagrecer é sobre essa refeição. A maioria dos obesos ou não fazem o café da manhã, ou o fazem mal feito. Resolvi fazer uma pesquisa sobre o tema para resumir para meus leitores, amigos e clientes.

 

Eu nunca tive problema em comer no café da manhã, aliás, nunca tive problema para comer em qualquer horário, por esse motivo engordei. No entanto, eu fazia o café da manhã errado e ao longo do meu processo de reeducação alimentar eu consegui mudar os meus hábitos, passei a fazer um café da manhã de qualidade. Com o tempo descobri que ao melhorar o café da manhã, também melhorou a minha fome noturna, havendo pesquisa conclusiva sobre o tema,  estudos comprovam que a fome noturna está diretamente relacionada com o café da manhã mal feito. Já ouviu o ditado popular de que devemos fazer um café da manhã de rei, almoço de príncipe e e jantar mendigo?

 

Quando decidimos que precisamos emagrecer, a primeira coisa que nos vem a mente é que precisamos diminuir a comida, isso é fato, acontece, que erroneamente decidimos pular refeição e aparentemente, o café da manhã parece ser o mais fácil para pularmos, pois muitas vezes não temos apetite nesse horário e também dá para aguentar a fome até o almoço, parece que o tempo é curto. Ocorre que o café da manhã é a principal refeição do nosso dia, desta maneira, ao deixarmos de fazê-la, não vamos emagrecer, pois na refeição seguinte, acabamos exagerando. Com essa atitude comprometemos a nossa alimentação do dia todo, bem como o nosso bem estar e a nossa saúde.

 

 

Explicam, ainda, os cientistas, que ao pular o café da manhã, nosso organismo usará a massa muscular como fonte de energia, sendo reservado os nutrientes em forma de gordura, por esse motivo, há um ganho de peso. Logo, importante, ficarmos atentos para fazer nossas refeições de 3 em 3 horas e, assim, mantermos nosso metabolismo acelerado. Isso é fundamental para um emagrecimento saudável, destaca-se ainda, que depois dos 25 anos o nosso metabolismo começa a ficar lento, e cada vez mais lento. Eu sempre digo  para emagrecer antes dos 30 anos, pois sei exatamente o sofrimento que é chegar ao peso saudável, um pouco depois dessa idade, bem pouco, claro (risos).

 

Sendo o café da manhã a principal refeição do nosso dia, deve ser feito com qualidade, devemos incluir vitaminas, proteínas magra, minerais e fibras. Como exemplo desses nutrientes podemos citar um café com frutas, queijo e pão integral. Para um emagrecimento saudável e prazeroso, é necessário que aprendamos a diferença entre nos nutri e “matar a fome”. Atualmente nós temos fome de nutrientes e não de comida. É muito normal, durante o dia, a gente sentir  fome e comer pão, o que acontece nesses casos? Principalmente quando ingerimos o pão feito com farinha branca, ao cair em nosso organismo, esse carboidrato simples,  se transforma rapidamente em açúcar. Vocês sabem  para que serve o açúcar além de nos engordar? O que mais tem o pão branco além de farinha? Por esse motivo, pelo nosso habito de consumir um pão de manhã, devemos sempre dar preferencia para ao integral, pois desta maneira estaremos ingerindo fibras.

 

Podemos resumir a importância do café da manhã em 9 razões para não pular o café da manhã:

 

1. É a primeira e principal refeição

2. Dá energia para gastarmos ao longo do dia

3. Dá força para praticarmos exercícios físicos

4. Evita a perda de massa muscular

5. Faz com que não haja exageros na hora do almoço

6. Impede que sintamos tanta fome entre as principais refeições

7. Ativa o nosso metabolismo

8. Evita o depósito de gordura localizada

 

 

Desta maneira, o café da manhã precisa ser feito de maneira equilibrada para nutrir o nosso organismo e, também, para que possamos nos recuperar do período que ficamos sem comer. Um café da manhã bem feito, irá refletir em todo o nosso dia, tanto nos que diz respeito a nossa alimentação pelo resto do dia, como pelo nosso bem estar e disposição para fazer nossa atividade rotineira.

 

A nutricionista esportiva Juliana Pansardi dá dicas de como fazer um bom café da manhã, ensinando ainda um creme de abacate com whey, vale a pena conferir veja aqui.

 

Diante de todo o acima exposto não há razão nenhuma para você deixar de fazer o seu café da manhã, não vale afirmar a  falta de tempo, pois em poucos minutos você pode fazer um café nutritivo. Logico que precisamos nos programar, sem uma planejamento e um pouco de vontade não conseguiremos. Não é fácil chegar em nosso peso saudável, mas é necessário nos dedicarmos para que isso aconteça. Infelizmente, se sofremos de ‘vírus da engordice", não acontecerá um milagre e entraremos em uma maquina e ficaremos magras. A única coisa que acontece por milagre é um pão francês virar um quilo na balança. Como não queremos isso, vamos dedicar um pouco de nosso tempo para o nosso emagrecimento.

 

Exemplos do cafés que eu já fiz e continuo fazendo: CAFÉ DA MANHÃ SAUDAVEL.

 

Lembre-se que todos temos 24 horas por dia: 8 horas nós trabalhamos, 8 horas devemos dormir, ainda temos 8 horas para fazer, 1 hora por dia deveremos dedicar a atividade física, sobram 7 horas, as quais devem serem diluídas em nossos compromisso diários. Se não está dando conta de tantos compromissos, é porque está colocando mais compromissos do que é capaz de fazer. Não esqueçam que viemos para esse mundo para vivermos e sermos felizes, que logo voltaremos para a casa do Pai, façamos o que tem que ser feito e não tudo que queremos fazer, há coisa que não é para nós fazermos, aprendamos a delegar.

 

Como é o seu café da manhã? Costuma pular essa refeição? sofre de fome noturna? Conte-nos a sua experiência.

 

Uma boa semana.

Um bom café da manhã.

 

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb[8]