quarta-feira, 19 de junho de 2013

TORTA DE BANANA FUNCIONAL - RECEITA

 

IMG_20130619_075928_018.08.2013 00318.08.2013 00418.08.2013 007

 

Bom dia meus queridos amigos de luta. Como sobreviveram a terça feira? A minha foi hiper corrida, parece que todos os compromissos estavam agendados para ontem, e quando achei que estava quase acabando, fui buscar meu filho na escola, e fui informada que ele não iria sair as 18h, mas que eu teria que estar no colégio as 19:00, pois ele ia me mostrar a lua. E o pior é você ouvir aquela pergunta: “você não viu o bilhete?”. E, ainda, tinha que correr buscar outro filho que deixei no médico, e para completar, lembrei que não tinha tirado o extrato do cartão de credito para pagar. Agora, acha que eu tinha cabeça para ver lua???? Faz parte!!! Foi bem legal.

 

No meio de toda correria, eu não esqueço da alimentação saudável, já está inserido em rotina. Como tinha banana bem madura, resolvi fazer uma torta de banana, e lógico, não pode ser só uma simples torta de banana, tem que ser funcional. Como diz meu marido: é bolo normal??? Não, é anormal mesmo. Depois que ele comeu dois pedaços, falei que não tinha glúten, não tinha açúcar e não tinha lactose, ele respondeu: “isso não é bolo, é uma miragem”.

 

Mas é isso, fiz uma torta de banana funcional, que ficou maravilhosa, só não comi a assadeira inteira, porque a gula é pecado. Por não ter achado nenhuma receita de bolo de banana funcional que me agradasse, ou que eu tivesse todos os ingredientes, eu resolvi fazer a receita de uma massa de bolo de chocolate, mas sem o colocolate, simples assim. A receita é da querida Lidiane Barbosa, de Blumenau/Santa Catarina, que ainda quero fazer um curso com ela. Adoro as suas receitas, sempre estou fazendo, ou adaptando, ou pegando dicas. Vejam no face dela. Ela também faz algumas apresentações no programa Você Bonita na TV gazeta.

 

Ingredientes:

3 ovos
1/2 xícara de calda de agave ou 1/2 xícara de sucralose ou 1 xícara de tâmaras trituradas (deixar de molho por 3 horas e triturar no liqüidificador)
1 xícara de chocolate (aproximadamente 150 gr - em barra) 70 % cacau sem glúten e sem lactose picados (pedaços bem pequenos)
1/2 xícara de óleo de canola
2 xícaras de farinha de arroz
1/3 xícara de agua quente
1/2 xícara de mix de farinha de linhaça, semente de chia triturados na hora do uso
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de goma xantana (usei liga neutra, não sei se é a mesma coisa, estou aguardando resposta da Lidiani, mas a função é a mesma, parece que tem açúcar a mais).

Modo de fazer:

Aqueça o forno a temperatura de 180º
Em uma batedeira colocar os ovos e o agave ou a sucralose ou as tâmaras picadas e bater até dobrar de volume.
Colocar o chocolate e o óleo e continuar batendo.
Diminuir a batedeira a velocidade mínima e acrescentar a farinha e a água alternado.
Desligar a batedeira e com uma colher, mexendo delicadamente colocar a farinha de linhaça e chia, o fermento e a goma xantana.

Untar uma assadeira , tamanho médio, com manteiga e farinha de arroz, salpicar 1 colher de sopa de sucralose e canela. Cobrir toda assadeira com com bananas cortadas ao meio. Acrescentar a massa e colocar no forno.
Colocar no forno por aproximadamente 30 minutos (espetar o palito e se sair limpo esta pronto).

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:  A minha massa ficou bem dura e, como na semana passada, fiz um bolo vegano, que não deu certo e acho que foi porque a massa ficou muito dura. O bolo ficou com cara de pão italiano. Eu fiquei com medo de acontecer o mesmo e acresceitei mais água,  o suficiente para ficar com a consistência de massa de bolo, mais ou menos o dobro de água do indicado na receita.

 

Bom apetite!!!

 

 

IMG_20130619_075848_0

 

Uma quarta feira abençoada. Seja mais compreensivo/a, valorize mais as pessoas que estão do seu lado. Não ache que você é a única pessoa do mundo, você não é. Não ache que você sofre mais do que o outro, porque você não sofre. Não ache que o outro é mais feliz do que você, pois não é. Não ache que você trabalha mais do que o outro, porque você não trabalha. Não ache que o outro se diverte mais do que você, pois não se diverte. Seja, simplesmente você e valorize e aceite o outro como ele é. Seja feliz, igual ao outro. Deixe a sua grama ser tão verde como a grama do vizinho, nem mais nem menos, simplesmente igual. Só por hoje????

 

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb