sábado, 26 de abril de 2014

CHÁ PARA DOR DE CABEÇA

IMG_2041IMG_2049

Olá amigos, como estão? Tudo controladinho? Já voltaram ao normal depois do feriado de páscoa?

Hoje quero compartilhar com vocês um chá que fiz e que me ajudou a aliviar a dor de cabeça. Há anos eu sofria de dores de cabeça durante o período menstrual. Fiz tratamento como homeopatia e melhorou muito. E, no mês passado eu tive dores de cabeça durante uma semana, tomava remédio e a dor melhorava mas não passava. Nessa terça-feira, minha cabeça começou a doer novamente e já pensei que iria ter o mesmo problema do mês passado. Ocorre que, estava eu conversando com umas amigas e comentei sobre a minha dor de cabeça no período menstrual e uma grande amiga falou “tenho uma amiga que tá fazendo tratamento com diurético, porque dizem que nesse período a gente tem muita retenção de liquido, por isso temos dores de cabeça, fale com seu médico”. Gente, foi a minha salvação. Eu cheguei em casa, passando mal, a dor de cabeça já era tanta, que estava com ânsia de vômito.

Antes de tomar outro remédio, peguei todos os meus chás diuréticos e fiz um belo de um chá e tomei em uns 500 ml e fui deitar. Não precisei tomar remédio, e inacreditável, dormi a noite toda que nem um anjinho e acordei sem nenhuma dor de cabeça, não pensei duas vezes, fiz outro chá. Agora, quando eu percebo  que vai começar a doer a minha cabeça eu já tomo um chá, estou sem tomar remédio.

Assim fiz o meu chá milagroso, sim, para mim, é, pois só quem sofre de dores de cabeça nesse período sabe o que é:

um punhado de flores de camomila;

um punhado de capim limão;

um punhado de folhas de cavalinha;

um punhado de folha de oliveira;

um punhado de hibisco;

1 semente de cardomomo; e

2 cravos da india.

Fiquei muito feliz com o resultado, que eu fui pesquisar a propriedade de cada erva, veja o que encontrei:

CAMOMILA:

O chá de camomila ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade, e tem ações anti-inflamatória, antialérgica, antiespasmódica, antidiarreica, analgésica e antiflogística, agente que suprime ou reduz a inflamação ou febre.

CAPIM  LIMÃO:

O capim-limão serve para ajudar a digestão e é muito utilizado para curar problemas no estômago, além de tratar inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, pé-de-atleta, convulsões, diarreia, doenças do fígado, reumatismo, rins, stress, tensão muscular e pele oleosa.

CRAVO DA ÍNDIA

As propriedades do cravo-da-índia incluem sua ação antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante, analgésica, antiviral e estimulante das secreções gástricas.

CAVALINHA

O chá feito da erva pode ser usado como remédio fitoterápico para tratar:

  • Pedra nos rins e na vesícula
  • Pressão alta
  • Retenção de líquidos e inchaço
  • Cistite
  • Úlcera
  • Estresse e ansiedade
  • Osteoporose e reumatismo
  • Anemia
  • Menstruação excessiva
  • Dores de cabeça e febre

CARDAMOMO

CARDAMOMO

O cardamomo apresenta propriedades antisséptica, digestiva, diurética, expectorante e laxante .

 

OLIVEIRA

oliveira

 

As folhas de oliveira são ricas em concentrações de minerais como: potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco. Esses minerais são combatentes dos radicais livres e assim agem no organismo com ação revigorante;

  • Agem na pele, prevenindo o envelhecimento precoce e estimulando o metabolismo de eliminação de gordura (chamado de efeito termogênico);
  • Previne a pressão alta;
  • Desintoxica o organismo;
  • Alivia os sintomas de cansaço, fadiga e estresse;
  • Minimiza a prisão de ventre, devido à sua alta concentração de fibras que potencializa seu poder digestivo.

 

HIBISCO:

Ação diurética: O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos.

CRAVO DA INDIA:

As propriedades do cravo-da-índia incluem sua ação antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante, analgésica, antiviral e estimulante das secreções gástricas.

 

Então, esse cházinho tá me dando um alivio fantástico no período menstrual.

Algo importante  a informar, é que os chás também podem ter efeito colateral, assim, é importante conversar com seu médico antes de tomar qualquer chá, principalmente quando tem efeito diurético.

Fiz uma autoanalise sobre a minha retenção hidrica e a dor de cabeça. Fazia algum tempo que estava sem dores, porque então voltou? Verifiquei que despois que cheguei ao meu peso saudável eu não estou controlando o chá verde diário, tomava 1 litro todos os dias, agora tomo todos os dias, mas as vezes um ou dois copos, parei de tomar um litro. Outra coisa é o suco verde, que também não é mais tão regular como antes. Desta maneira, pode sim, a minha dor de cabeça, estar relacionada com a minha retenção, pois eu fico muito inchada nesse período. Outra coisa, antes que me perguntem, é a drenagem, eu parei de fazer no final do ano, e somente agora consegui encaixar na minha agenda corrida, fiz apenas 3 sessões até agora, por isso, outra coisa, que também pode ter influenciado para aumentar a retenção. A drenagem é fantástica, auxilia demais na eliminação da retenção hídrica.

A cada dia que passa a gente se conhece mais.

Um bom final de semana para todos. Lembre-se de louvar  a Deus.

escolhas