sexta-feira, 29 de novembro de 2013

COMO INTRODUZIR A ATIVIDADE FÍSICA EM SUA ROTINA DIÁRIA.





Você é daquelas pessoas privilegiadas que tem tempo de fazer atividade física, que bom. Mas, gosta de fazer? Há muitas pessoas que tem tempo, mas não tem dinheiro  para pagar uma academia. Há, também, aquelas que tem tempo, tem dinheiro mas não gostam de nenhuma modalidade de atividade física.  Eu já passei por todos os estágios. Hoje estou no projeto de atleta da terceira idade…rs…



Se você já me acompanha há pelo menos um ano, saberá que eu nunca gostei de atividade física e que sempre reclamava por ter que fazer. O que fiz para mudar essa situação? Nada de especial, simplesmente eu fui fazendo atividade física, esperando viciar, afinal sempre ouvi das pessoas, que atividade física viciava, que quando ficava sem fazer sentia falta, etc e tal. Achava isso um absurdo – imagina eu sentir falta de atividade física. Para mim é uma obrigação. Mas uma obrigação que fazia todos os dias como comer e beber. Foi assim que mudei o meu padrão cerebral e hoje não fico sem atividade física e faço varias modalidades em um único dia: academia, caminhada, bike, jazz…e não reclamo, faço com  a maior naturalidade. Eu não fico mais procurando desculpas para não fazer atividade física, eu simplesmente faço o que tenho que fazer. A sensação de dever cumprido é maravilhosa.




Eu tenho para mim, que a atividade física é para saúde e não para emagrecer. Se você quer emagrecer, tem que fazer reeducação alimentar. No entanto, como estamos em busca de um peso saudável, isso inclui a atividade física. Saúde e atividade física estão interligadas. Por isso, começe a se mexer já.




Qual é a desculpa que você tem para não fazer atividade física? Eu já usei várias e já ouvi outras tantas. Eu comecei anotar as desculpas que as pessoas usam para um dia fazer um post sobre o tema. Mas com certeza, o ser humano é muito criativo.


Para você começar a pratica de atividade física você precisa de alguns instrumentos básicos: tenis e roupa adequada. Não use calça jens para fazer caminhadas, por estar acima do peso, pode machucar no meio das pernas, além da pressão que faz na barriga, virilha etc. O ideal é uma calça/short de malha/lycra/coton o que você gostar. Hoje tem roupas de ginastica de todos os tipo, gostos e preços. Escolha uma adequada para você.

O tenis também é um instrumento importante se for fazer caminhada e corrida. No da modalidade a corrida, é necessário conversar com um profissional especializado para te indicar um calçado adequado, não é o atendente da loja, esse, quer vender e se for bom no que faz, fará com que você leve para casa algo que você não gostou, não precisava e nem podia. Por isso, quando for comprar um tenis já vá com o modelo definido. Também é uma dica legal, é fazer uma pesquisa na internet para ver os preços. Se o seu pé é de uma tamanho certo, pode até comprar pelo internet, que consegue descontos ótimos. Mas para mim isso não funciona, que eu uso entre 33 e 35, assim, simples, por isso tenho que experimentar.

Como escolher uma atividade física adequada: atividade física adequedo para você é aquela que te dá prazer, não importa qual seja. Algo a ser observado é o seu peso, se você estiver muito acima do peso, não procure algo com muito impacto, comece com caminhada leve e vai aumentando aos poucos. Não queira fazer que seu corpo não aguenta e ocasionar em você mesma alguma lesão. O joelho é muito exigido para quem está acima do peso. Eu tinha um dor no joelho que não sarava nunca, e que tinha vontade matar quando o medico me falava para emagrecer, o engraçado é que agora que estou no peso ideal não tenho  mais dores nos joelhos, interessante isso!!! não acham? Então, se o medico falar que você precisa emagrecer, porque não está conseguindo segurar o “xixi”, preste atenção, pois é verdade.



Se a sua desculpa é falta de tempo. Sinto te informar que isso não pode ser aceito. Não esqueça que se você não estiver tendo tempo para cuidar da sua saúde, logo terá que arrumar tempo para cuidar da sua doença (Dr. Lair Ribeiro). Outra coisa, não é necessário ficar todos os dias, duas horas na academia, para que você tenha saúde, nada disso. Se você é sedentário e começar a dar uma volta na quadra, isso já vai te dar resultado positivo, na sua saúde e no seu peso. Por isso, a falta de tempo  não é desculpa. Ainda, se você tem só o final de semana, você já tem dois dias, faça caminhada nesses dois dias e tente arrumar pelo menos meia hora na quarta feira, pronto, fez atividade física 3 vezes por semana e já deixou de ser sedentário.




Subir escadas, é outra dica bem legal para quem não tem tempo, segundo o Marcio Atala (Medida Certa), a cada 3 lances de escadas subidos, corresponde a 10 minutos de caminhada, não é legal?  Você pode também, para poder se mexer um pouco, ao se dirigir para a escola ou trabalhar, vale a pena descer umas quadras antes, quando estiver de ônibus. No shopping, procure sempre parar nas vagas mais longes, no mercado a mesma coisa, isso também vale para quem vai trabalhar de carro.

Também, podemos ter em casa, alguns instrumentos que nos facilitam a pratica de alguma atividade física, como a  corda para pular, só não vale fazer como eu, só comprar. Na internet, também, existem várias modalidades de atividade física em videos, bem legais que podemos fazer.

Enfim, o importante é mexer-se. Não importa de que jeito, brincar com as crianças também é se mexer.

Essa semana, no nosso projeto de reeducação alimentar em 365, inclua uma atividade física na sua rotina diária. Se você já faz atividade física regular, que tal fazer uma atividade diferente para movimentar outros músculos. Já percebeu o quanto é legal fazer algo diferente? A gente faz com que os nosso “neurônios” funcionem melhor. também melhora a nossa coordenação. Fazer coisas diferentes ajuda a evitar doenças, a fazer outras partes do cérebro funcionar. Desta maneira, chegaremos com qualidade de vida na terceira idade.







Não queira fazer atividade física pensando que você irá emagrecer. Faça atividade física para ter mais saúde, mais disposição, mais serotonina, mais prazer, menos diabetes, menos colesterol, menos trigricerideos, etc. etc. Para emagrecer, aprenda a comer!!! Se você ainda tem dúvidas quanto a relação da atividade física e queima calórica, veja o que posso comer depois de ter caminhado 6 km em 1h14m: 5 maças, tá bom para você? Não é um mc donalds feliz, nem triste!!!

Screenshot_2013-11-26-16-49-35Screenshot_2013-11-26-10-45-18

Por isso, não troque atividade física por comida, porque não vão se igualar, com certeza você vai acumular, gordura mal localizada. 

Uma coisa que tenho percebido, e que já ouvi falar, é que a atividade física diminui a fome. Hoje consigo fazer atividade física comendo uma banana e após um iogurte, coisas que antes era impossível. Eu saía da academia e ia comer um x tudoooooo. Fazia natação e comia muitooo…foi o periodo que mais engordei.

Vamos mudar o nosso futuro!!! Comecem hoje.

BOM DIA!!!