quarta-feira, 21 de agosto de 2013

VOCÊ ACREDITA QUE A ATIVIDADE FÍSICA É IMPORTANTE PARA O SEU EMAGRECIMENTO?

atividadefisica

 

Olá amigos, como vocês estão? Espero que tudo bem com vocês.

Segunda feira, na reunião dos vigilantes do peso, eu não me pesei, mas estou controlando em casa, e está tudo, em princípio, mantendo. O tema da reunião foi atividade física. Em quatro anos de vigilantes de peso, devo ter assistido   zilão  de vezes  de reuniões com esse mesmo tema. Não sei de quanto em quanto tempo eles repetem, mas são repetidas, no entanto, percebo que sempre aprendo algo novo, gosto. Durante todo o período de emagrecimento eu só faltei às reuniões, por necessidade, nas férias, quando ia para local que não tinha reunião. O vigilante do peso é mundial, podemos assistir reunião em qualquer local que tenha reunião, isso evita que a fiquemos arrumando desculpas para não ir.

Você gosta de atividade física? Já experimentou alguma?

Muitas pessoas dizem que não gostam de qualquer atividade física. O que eu percebo é que gordo, pelo menos isso aconteceu comigo, não tem ânimo para fazer atividade física, como se a gordura resultasse em preguiça, eu não sei se tem alguma explicação cientifica, mas no meu maior peso 84,5 kg, eu não conseguia nem andar uma quadra, e a preguiça e a falta de animo era tanta que acabava não fazendo nada. Quando obesa, eu queria mesmo era ficar deitada em um sofá com um saco de pipoca na mão. Isso não cheira estado meio que depressivo? Só sei que o meu desanimo era total.

Eu experimentei vários tipos de atividade física, a única atividade que realmente gosto, que amo de paixão é a dança de salão. Gosto muito. Mas,  quando somos casadas é um problema meio difícil de resolver, pois não depende só de nós. Estou falando de dança de salão, onde será necessário um parceiro, Esse ano eu comecei, mas não rolou, fomos em duas aulas, depois acabei desistindo,  não adianta ficar dançando com outros parceiros.  Estou fazendo jazz e também gosto muito, mas  não representa, para mim, a mesma coisa que a dança de salão.

Já com relação à musculação eu posso dizer com toda certeza que não gosto, mas por outro lado, eu tenho a plena consciência que é uma atividade que preciso, e quando mais aumenta a idade, a necessidade dessa atividade é maior. Por isso, a minha programação era para retornar em agosto, mas com a correria do dia a dia, já estamos no dia 20 e eu ainda não consegui agendar o exame físico necessário. Eu fiz musculação até junho, no meu condomínio, mas eles resolveram demitir a professora, devido a gastos e eu não quero fazer academia sem instrutor, acho que isso pode ser prejudicial para minha saúde, a academia tá lá, só não temos instrutor.

Cada um tem uma preferência por um tipo de atividade esportiva, escolha a que melhor se adéqua em seu bolso, tempo e prazer. A atividade física tem que ser prazerosa, pois não dá para fazer uma atividade que não gostamos, pelo menos temos que passar a gostar, tem que conseguir um motivo que nos dê prazer para praticar determinada atividade. Tudo na vida temos que fazer por prazer, ser estiver fazendo alguma coisa que não te deixa feliz, mude rápido!!! Fazer as coisas contra a nossa vontade só gera doenças, tanto físicas como psicológicas.

Outra coisa importante a ser observada, trata-se da consulta médica. Não dá para começar qualquer atividade física sem antes passar por uma avaliação profissional. Até do exame medico, temos também, que fazer um exame físico, geralmente feito em academia, por profissional da educação física. O exame medico irá concluir se você apresenta alguma restrição para determinada atividade física, por sua vez, a avaliação física irá determinar o grau de obesidade, de gordura, massa magra e o tipo de atividade física adequada para o que você procura: emagrecimento, fortalecimento ou ganhar massa magra.

Não poderia deixar de falar da caminhada, pois essa é a mais simples e antiga das atividades físicas. É fácil, barata e você pode fazer em qualquer lugar. O único problema é a chuva, mas eu, por exemplo, moro em uma região que chover é coisa rara. Posso garantir que a chuva é problema para quem gosta de arrumar desculpa, pois vejo muitas pessoas caminhando ou correndo na chuva, usando capa de chuva. Eu admiro, pois não tenho essa determinação. Para caminhar você precisa de um tênis e uma roupa confortável.

Se você não gosta de caminhar, comece aos poucos, devagar, uma quadra, depois duas, arrume uma musica para te acompanhar, com mp3 ou um celular, hoje em dia qualquer celular toca mp3, outra opção é ouvir radio, eu gosto bastante. Uma amiga, também, é bem legal.

Faça atividade física até que vire habito. Escolha um horário que se encaixe no seu dia e coloque aquilo como algo obrigatória, e simplesmente faça, vai chegar uma hora que você não consegue viver mais sem atividade física e não entende como viveu tanto tempo sem. Atividade física melhora o humor, a pele, o cabelo, te deixa mais feliz, elimina depressão, abaixa colesterol, controla diabetes e ainda ajuda a acelerar a queima de gordura.

Há mil motivos para fazer atividade física, descubra o seu, se não descobrir, faça do mesmo jeito!!!

Um dia abençoado!!!

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb