quinta-feira, 14 de março de 2013

QUE DIA LINDO!QUE DIA MARAVILHOSO!PERFEITO PARA VOCÊ SER FELIZ!

13.03.2013 010

saladinha do jantar do marido

 

Nasceu um novo dia, uma nova esperança de alcançarmos nossos objetivos. Hoje é o dia, você conseguirá vencer. Basta querer, basta se programar, basta fazer o que quer? Você quer emagrecer? Sabe o que tem que fazer? Nunca te falaram??? Não acredito. Então vou te contar o segredo, mas não conta para ninguém: Para você emagrecer você tem que fazer reeducação alimentar e atividade física.  Ah, entendi, você não sabe o que é reeducação alimentar? Bom, vou tentar resumir:

1. primeiro, comece a comer de 2/2 h ou de 3/3 h (observe o que é melhor para seu organismo);

2. Tome no mínimo 6 copos de água por dia (água e não líquido);

3. Tome café da manhã, mesmo que você não tenha fome, mesmo que você não tenha tempo. O café da manhã é essencial para o seu emagrecimento, pois você ficou em média 8 horas sem comer. Sem falar que sair de casa sem comer faz com que você tenha halitose, já pensou que horror? Aff.

4. Seu café da manhã tem que ser farto. Você adapta conforme o que gosta de comer. Vá mudando farinha branca pro farinha integral, aos poucos, nosso organismo não gosta de mudanças rápidas. Exemplo do meu café da manhã: pão integral (pode ser light), creem chease light, requeijão light, geleia light, não pode exagerar, 1 colher de sopa é suficiente, e duas fatias de pão integral também. 1/2 copo de leite desnatado com café, sem açúcar e uma fruta. Também, pode fracionar esse café da manhã. Deixar a fruta para o lanche. Ou caso saia correndo para escola ou serviço: vá comendo a fruta e faça o café em seu serviço/escola. Você é que faz a sua rotina.

5. Lanche da manhã. Para não sentir fome,  a orientação que recebi no vigilantes do peso foi introduzir uma fruta e uma proteína (iogurte light, polenguinho light, ricota, queijo branco). Eu também gosto de fazer um mix de 2 castanhas, 5 amêndoas e 3 damasco.

6. Almoço: O meu é assim: Arroz, feijão, 1 carne magra/peixe, legumes e salada. Eu faço assim: divido o prato em 4 partes e: 1/2 do prato coloco salada. 1/4 arroz e feijão e 1/4 um pedaço de carne e legumes. Para fazer reeducação alimentar tem que ir diminuindo as porções e fazendo trocas saudáveis. Não adianta querermos emagrecer comendo tudo que comemos quando gordos, porque não vamos conseguir. A salada tem que ser temperada com azeite extravirgem e de preferencia com vinagre de maçã.

7. Eu Faço dois lanches no período da tarde. O importante é ir conhecendo o seu organismo para  descubrir qual momento sente mais fome. Nesse momento você capricha na sua alimentação, para não chegar na próxima refeição com tanta fome.

8. No jantar eu costumo repedir o almoço almoço, mas sempre procuro diminuir as porções, pois à noite já não preciso de muitos alimentos que me forneça energia, afinal  já estarou me preparando para o seu merecido repouso. Assim, como só arroz (tiro o feijão).  Tomo sopas no jantar. Mas, não vale encher a sopa de macarrão e arroz. E nem polenta. Tem que ser sopa de legumes. Bem fácil de fazer e dá para ter sempre porções congeladas no freezer. Só a sopa pode não te sustentar, acompanhe-a com um fatia de pão ou torrada integral light.

9. Tem gente que faz uma cheia: um chá (sem açúcar) e um biscoito integral. Uma fruta. Um iogurte. Eu não costumo fazer, não sinto fome.

10. Também é muito importante a atividade física, no mínimo 30 minutos. No Vigilantes do peso eles falam que você pode até fracionar, tipo: caminhar 10 minutos pela manhã, 10 na hora do almoço e mais 10 a tarde, já estaria se mexendo. Também, que tal subir escadas, cada 3 lanches de escadas de 3 andares, correspondem a 10 minutos de caminhada (ouvi isso fantástico no quadro Medida Certa do Fenômeno).

Nossa, parece que passei uma dieta??? Não amigos, não é isso não. Longe disso, nem posso, pois para isso você tem que ir em uma nutricionista, pessoa indicada para o seu emagrecimento. Só quis passar para você umas dicas que aprendi ao longo desse tempo.

Em primeiro lugar, é muito, mas muito importante que você procure um médico e faça todos os exames de sangue e rx para ver se você não tem algum problema que tenha lhe causado o aumento de peso. Para isso vá a um endocrinologista que depois de tudo diagnosticado vai te encaminhar para uma nutricionista. Também, não esqueça de que precisa ir uma vez por ano ao cardiologista, para ver o quanto anda esse que bate todos os dias por você e não cobra nada. E, ainda, se você for mulher, ginecologista.

Bom amigos. Por hoje é isso que tive para compartilhar com você.

Gente, pode acredita, eu começo escrever uma coisa, quando vejo estou escrevendo outra e quando termino não sei porque escrevi tudo isso. Mas sempre tenho a certeza de que você que vai ler está precisando de ler isso e que vai te fazer bem.

Não esqueça que o seu comentário é muito importante para mim. Não esqueça que só consegui chegar nesse ponto da minha vida porque você sempre esteve aqui junto comigo, me ajudando, me dando dicas, me ensinando como melhorar e eu melhoro dia a dia. E, desejo, do fundo do meu coração que você também esteja bem.

 

Um grande dia para você.

Agora estou indo pesar. Depois conto o resultado. Estou cheia de esperança.

 

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb