quinta-feira, 14 de março de 2013

QUE DIA LINDO!QUE DIA MARAVILHOSO!PERFEITO PARA VOCÊ SER FELIZ!

13.03.2013 010

saladinha do jantar do marido

 

Nasceu um novo dia, uma nova esperança de alcançarmos nossos objetivos. Hoje é o dia, você conseguirá vencer. Basta querer, basta se programar, basta fazer o que quer? Você quer emagrecer? Sabe o que tem que fazer? Nunca te falaram??? Não acredito. Então vou te contar o segredo, mas não conta para ninguém: Para você emagrecer você tem que fazer reeducação alimentar e atividade física.  Ah, entendi, você não sabe o que é reeducação alimentar? Bom, vou tentar resumir:

1. primeiro, comece a comer de 2/2 h ou de 3/3 h (observe o que é melhor para seu organismo);

2. Tome no mínimo 6 copos de água por dia (água e não líquido);

3. Tome café da manhã, mesmo que você não tenha fome, mesmo que você não tenha tempo. O café da manhã é essencial para o seu emagrecimento, pois você ficou em média 8 horas sem comer. Sem falar que sair de casa sem comer faz com que você tenha halitose, já pensou que horror? Aff.

4. Seu café da manhã tem que ser farto. Você adapta conforme o que gosta de comer. Vá mudando farinha branca pro farinha integral, aos poucos, nosso organismo não gosta de mudanças rápidas. Exemplo do meu café da manhã: pão integral (pode ser light), creem chease light, requeijão light, geleia light, não pode exagerar, 1 colher de sopa é suficiente, e duas fatias de pão integral também. 1/2 copo de leite desnatado com café, sem açúcar e uma fruta. Também, pode fracionar esse café da manhã. Deixar a fruta para o lanche. Ou caso saia correndo para escola ou serviço: vá comendo a fruta e faça o café em seu serviço/escola. Você é que faz a sua rotina.

5. Lanche da manhã. Para não sentir fome,  a orientação que recebi no vigilantes do peso foi introduzir uma fruta e uma proteína (iogurte light, polenguinho light, ricota, queijo branco). Eu também gosto de fazer um mix de 2 castanhas, 5 amêndoas e 3 damasco.

6. Almoço: O meu é assim: Arroz, feijão, 1 carne magra/peixe, legumes e salada. Eu faço assim: divido o prato em 4 partes e: 1/2 do prato coloco salada. 1/4 arroz e feijão e 1/4 um pedaço de carne e legumes. Para fazer reeducação alimentar tem que ir diminuindo as porções e fazendo trocas saudáveis. Não adianta querermos emagrecer comendo tudo que comemos quando gordos, porque não vamos conseguir. A salada tem que ser temperada com azeite extravirgem e de preferencia com vinagre de maçã.

7. Eu Faço dois lanches no período da tarde. O importante é ir conhecendo o seu organismo para  descubrir qual momento sente mais fome. Nesse momento você capricha na sua alimentação, para não chegar na próxima refeição com tanta fome.

8. No jantar eu costumo repedir o almoço almoço, mas sempre procuro diminuir as porções, pois à noite já não preciso de muitos alimentos que me forneça energia, afinal  já estarou me preparando para o seu merecido repouso. Assim, como só arroz (tiro o feijão).  Tomo sopas no jantar. Mas, não vale encher a sopa de macarrão e arroz. E nem polenta. Tem que ser sopa de legumes. Bem fácil de fazer e dá para ter sempre porções congeladas no freezer. Só a sopa pode não te sustentar, acompanhe-a com um fatia de pão ou torrada integral light.

9. Tem gente que faz uma cheia: um chá (sem açúcar) e um biscoito integral. Uma fruta. Um iogurte. Eu não costumo fazer, não sinto fome.

10. Também é muito importante a atividade física, no mínimo 30 minutos. No Vigilantes do peso eles falam que você pode até fracionar, tipo: caminhar 10 minutos pela manhã, 10 na hora do almoço e mais 10 a tarde, já estaria se mexendo. Também, que tal subir escadas, cada 3 lanches de escadas de 3 andares, correspondem a 10 minutos de caminhada (ouvi isso fantástico no quadro Medida Certa do Fenômeno).

Nossa, parece que passei uma dieta??? Não amigos, não é isso não. Longe disso, nem posso, pois para isso você tem que ir em uma nutricionista, pessoa indicada para o seu emagrecimento. Só quis passar para você umas dicas que aprendi ao longo desse tempo.

Em primeiro lugar, é muito, mas muito importante que você procure um médico e faça todos os exames de sangue e rx para ver se você não tem algum problema que tenha lhe causado o aumento de peso. Para isso vá a um endocrinologista que depois de tudo diagnosticado vai te encaminhar para uma nutricionista. Também, não esqueça de que precisa ir uma vez por ano ao cardiologista, para ver o quanto anda esse que bate todos os dias por você e não cobra nada. E, ainda, se você for mulher, ginecologista.

Bom amigos. Por hoje é isso que tive para compartilhar com você.

Gente, pode acredita, eu começo escrever uma coisa, quando vejo estou escrevendo outra e quando termino não sei porque escrevi tudo isso. Mas sempre tenho a certeza de que você que vai ler está precisando de ler isso e que vai te fazer bem.

Não esqueça que o seu comentário é muito importante para mim. Não esqueça que só consegui chegar nesse ponto da minha vida porque você sempre esteve aqui junto comigo, me ajudando, me dando dicas, me ensinando como melhorar e eu melhoro dia a dia. E, desejo, do fundo do meu coração que você também esteja bem.

 

Um grande dia para você.

Agora estou indo pesar. Depois conto o resultado. Estou cheia de esperança.

 

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb

23 comentários:

  1. Ótimo Post!!! O segredo é fazermos as coisa certas! Aprender a comer! Muito bom =)

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Eu como de 2h em 2h seu organismo se adaptou melhor assim, tbm divido meu prato em 4 partes acho mais fácil pra montar e assim tenho chances de comer legumes e verdura.

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo, temos que ir descobrindo o que é melhor para nós..bjs

      Excluir
  3. Também faço mais ou menos como voce. Vc disse bem, temos que ir introduzindo novos alimentos, novos hábitos aos poucos. Não da mudar hábitos de anos em dias. Aos poucos e com persistência nós vamos chegar onde queremos. O importante é não desistir nunca!!!
    Um lindo dia pra voce!!
    Bom diaaaaaaaaaaa!!
    Tereza

    ResponderExcluir
  4. eu fico indignada quando vejo a cara de decepção ke as pessoas fazem qdo eu respondo a pergunta "o ke vc fez pra emagrecer??".. e ainda vem com akela frase.. "Ah mas eu gosto tanto de comer"... eu quase respondo.. AH PRA MIM FOI FACIL.. PORQUE EU ODEIO COMER.. VAI VER KE É POR ISSO KE SOU COMPULSIVA ALIMENTAR..rs
    Mas hoje em dia eu não respondo mais que foi com reeducação alimentar porque ja cansei.. então a resposta é: "Não sei, acordei assim" kkkkkkkkkkkkkkkk.. bjokas lindeza e sucesso.. muito sucesso e uma ótima quinta

    ResponderExcluir
  5. Realmente esse é o segredo do sucesso, não existe milagre e sim persistência, determinação, força de vontade e disciplina.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post relembrando aquilo tudo que funciona, mas que a gente teima em resistir..Ah, posso só um pouquinho?Não pode!Adoro sorvete e sempre tem em casa pois meus filhos amam, eles quando se servem sempre me perguntam:Mãe, quer?E eu?Não obrigada..Se não posso comer, não posso e pronto, não é uma colherada que vai matar minha vontade, em compensação vai me engordar sim.Tenho uma amiga na faixa de 45 anos que foi uma criança obesa até adolescência.Hoje tem um belo corpo e 2 filhos adultos.Segredo:malha diariamente 1 h e nunca, eu disse nunca come doces.Era a perdição dela na adolescência e diz que não sabe provar ou comer pouco, então nunca come.Disciplina?Com certeza.Foco?demais.Aprendamos a resistir.Segundo ela, depois de uns tempos vc pensa que aquilo não faz mais tanta falta e aprende a virar a cara!!estou chegando aos poucos com esta mentalidade, não é fácil, mas precisamos tentar né?Palavra de quem está há 1 ano e 3 meses sem colocar refrigerante na boca viu?Boa sorte a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário. Vc disse tudo...certíssima essa sua amiga...e eu estou descobrindo isso, faz 15 dias que estou sem doce, nenhum...comi ontem um pedaço de bolo na casa de uma amiga... não teve como escapar...mas doce de leite/sorvete/mousse...nadica de nada...nem geléia light...e estou super bem...é bem legal...a gente vai mudando e passa a perceber que não precisamos...mas tb sou tipo viciada...não me satisfaço com uma colher de sorvete, quero o pote de dois litros com paçoquinha...então se não posso, 1 colher tb não quero...shshshs...

      Excluir
  7. Menina,

    Adorei seu otimismo hoje!!! Você está completamente certa... Arrasou com o post hoje...

    beijos

    ResponderExcluir
  8. eu não faço nada por conta propria, aliás, faço, mas sempre consulto um médico ou um nutri pra me dizer que tá tudo ok. heheh é bem importante!

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo...não podemos ficar fazendo as coisas, pq as vezes achamos que vai nos ajudar e pode acabar nos prejudicando...bjão

      Excluir
  9. As pessoas querem ouvir que nosso emagrecimento foi com alguma pilula milagrosa comendo o que quiser na frente da TV. Daí quando explicamos o caminho, vem aquela cara de desapontamento porque afinal quem é que nos dias de hoje não conheçe este segredo? Pode-se não saber os detalhes, mas saber que é preciso comer melhor e se mexer, todo mundo sabe...
    Muito bom o seu texto para esclarece os perdidos de plantão, que acham que é só comer peito de frango e salada :-)
    Parabéns por citar a necessidade de acompanhamento médico. As pessoas costuma seguir blogs como se fosse a Bíblia...
    Também acontece isso comigo, de começar com uma idéia e o negócio ir mudando. Aconteceu isso hoje mesmo hahah Eu só ia postar uma foto antes e agora e virou um texto filosófico. Deve ser psicografia hahaha
    Beijocas, queridona! :-)
    Carla Pancha

    ResponderExcluir
  10. Oi obrigada pela visita no meu blog , gostei muito daqui. otimas dicas. dê sempre. eu tbem estava em um projeto de ler a bibilia em 1 ano. mas me perdi, vou retomar. uma linda tarde. bjos. gi

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente ADORO seus posts!!
    Levanta meu astral, tiro idéias, fico feliz em passar por aqui.
    Obrigada!!
    Bjnho

    ResponderExcluir
  12. Olá! Adorei seu blog e principalmente a coragem e motivação que você passa para as pessoas. Também estou na luta e no meu 2º recomeço e com a graça de Deus dessa vez vou seguir em frente sem desanimar. Também vou a Missa todos os domingos mas ainda não me enganjei em nenhuma pastoral e também preciso ler mais a bíblia diariamente. Bem, preciso parar por aqui senão daqui a pouco vira um post. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Adorei! Emagrecer é mesmo um caminho que quase todos nós conhecemos, sabemos o que fazer, é simples, o difícil é persistir, é não desanimar, é manter a determinação! Você tem sido uma fonte de incentivo pra mim, muito obrigada!! Um ótimo fim de semana pra vc!
    Vivi

    ResponderExcluir
  14. Que post perfeito!!!
    São pequenas coisas que fazem uma diferença enorme!!!
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Seu comentário é muito importante para mim. Volte Sempre! Que Deus ilumine o seu dia!