segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mudança em nossa vida - RA

boa segunda

Hoje é segunda feira, dia internacional de começar dieta. Como não estou de dieta mas de Reeducação alimentar, hoje é um dia comum, de comer normal. Quando se está em reeducação alimentar todo dia é dia de comer corretamente, seja segunda ou domingo.

Apesar disso, sabemos ter equilíbrio em nossa alimentação e que nos dias que exageramos no outro devemos compensar. Lógico que nos finais de semana acabamos comendo um pouco mais, por conta das atividades de lazeres que comumente fazemos nos finais de semana.

O meu final de semana foi tranquilo, Eu fiz um procedimento nas pernas e terei que ficar uns dias meio de molho, não poderei fazer atividade física intensa, vou caminhar mas de forma leve, espero que isso não reflita na balança. Nas últimas semanas a balança tem sido generosa comigo. Espero que continue assim.

Ontem no programa do Gugu, teve um quadro sobre os diversos tipos de dietas existentes, e  cada tipo uma pessoa que emagreceu com ela. Achei interessante. Acho que cada tipo de dieta tem uma coisa boa e muitas ruins. Acho que o importante é sempre aprendermos a comer. O problema das dietas restritivas é que se a pessoa não conseguir aprender que tem que fazer uma alimentação correta, assim que ele termina a dieta ele retorna imediatamente ao peso anterior, pois a restrição alimentar que passou lhe deixa com tanta vontade comer tudo, que acaba desenvolvendo uma compulsão alimentar.

O interessante foi que para todos os representates de cada dieta, o médico que estava presente deixava bem claro que a pessoa tinha emagrecido porque tinha diminuído a quantidade de comida. Tinha uma pessoa que diz que comia 27 pedaços de pizza. Outra que comia uma pizza inteira sozinha. E, outra ainda, que falou que acaba de jantar e pedia para o marido ir comprar um sanduiche. Assim, se deixar de comer tudo isso, é certo que ierá emagrecer.

Então, a gente sabe, que temos que diminuir as porções e comer com equilíbrio. Comer para matar a fome e não para ficar “estufada”.

Vamos com calma, vamos mudando nossos hábitos dia a dia, cada semana devemos fazer uma mudança. Não há necessidade de dar um “choque” e nosso organismos, para emagrecer de uma vez. Vamos fazendo alterações saudáveis, aos poucos para que nosso organismos aprenda a saborear as coisas saudáveis e, assim, vai deixando de lado os alimentos ruins.

As pessoas não acreditam quando eu falo que não curto mais pão francês quentinho, ele não me deixa louca como antes.  Para mim não faz diferença do pão integral em relação ao sabor, não tem essa de estar comendo isopor. Simplesmente você aprende a saborear o pão integral.

Ah, com relação ao pão integral uma dica importante é você mudar de marca e tipo toda semana para não enjoar. E não adianta escolher preço, os melhores são mesmo mais caro.

Eu já consegui incluir em minha alimentação diária, e com prazer: pão integral, arroz integral, farinha de aveia, chia, linhaça, azeite, 3 frutas, muitas verduras/legumes.

Essa semana vou colocar grãos: feijão, ervilha, grão de bico, entre outros. Os grãos ainda não faz parte da minha alimentação. Não gosto muito. Mudarei isso essa semana.

Também já consegui tirar o refrigerante de minha vida e de minha família. Ninguém mais sente falta aqui em casa. Agora tenho que conseguir tirar o suco das refeições, pois o ideal é tomar 20 minutos antes ou depois.

Então tenho dois compromisso para essa semana: incluir grãos e tirar o líquido das refeições.

E você o que fará em favor da sua reeducação alimentar? Faça uma mudança essa semana e conte aqui como foi.

Boa semana de muito equilíbrio, principalmente emocional, acho que esse é o que nos domina.

yoga

Em busca do equilíbrio!

BALANÇA.pic

 

 

http://comologoengordo.blogspot.com.br/