quinta-feira, 29 de março de 2012

Proteína em barra

Proteína em barra


Sucesso entre as malhadoras, as barrinhas de proteína ajudam a aumentar o volume dos músculos. Seu objetivo é emagrecer? Adote-as como opção de lanche da tarde. A fome e a vontade de comer doce desaparecem rapidinho!

Por Eliane Contreras
Proteína em BarraCarlos Cubi
Elas têm o formato e a praticidade das barrinhas de cereais - podem ser carregadas na bolsa ou na mochila como opção de lanchinho saudável entre as refeições. Mas as barrinhas de proteína oferecem vantagens extras para quem está controlando o consumo de carboidrato para emagrecer ou, ainda, malha e quer um corpo firme e definido. O segredo está nos itens presentes na composição. "Feitas com doses importantes de proteína completa e de fácil absorção, esse tipo de barrinha prolonga a sensação de saciedade e acelera o metabolismo", explica Marcella Amar, nutricionista da Clínica Heloísa Rocha, no Rio de Janeiro. São também boas opções para o lanche pós-treino, pois combinam doses moderadas de carboidrato à proteína - parceria imprescindível para a recuperação e aumento dos músculos. Fibras, vitaminas e minerais antioxidantes são outros itens comuns e que favorecem a perda de peso. A melhor parte vem agora: cobertas de chocolate, iogurte ou amendoim, elas passam por um doce, o que não é nada mau para quem está de dieta. Ok, tem gente que percebe bem o gosto da proteína, o que, às vezes, pode comprometer o sabor da barrinha. Mas existe uma boa variedade, tanto importada como nacional, à venda em farmácias e lojas de suplementos nutricionais (confira as nossas sugestões). Com certeza, uma delas vai agradar seu paladar. De qualquer maneira, investigue o rótulo. Fuja das opções que pegam pesado no açúcar e, portanto, estouram nas calorias. "As barrinhas com esse perfil são indicadas para os atletas que precisam repor energia e não têm tempo para fazer refeições pesadas", diz Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, em São Paulo. Você treina cerca de uma hora? Então, a barrinha deve ter entre 150 e 250 calorias. Mas caso escolha uma que ultrapassa esse valor energético, divida- a ao meio, coma uma parte e deixe a outra para o próximo lanche.


Proteína e um pouco mais

Todos os nutrientes que compõem uma barrinha de boa qualidade


Proteína completa
Queridinha dos atletas, a proteína isolada do soro do leite (o famoso whey protein) é usada na maioria das barrinhas. Geralmente, vem combinada a outras formas desse nutriente, como albumina (proteína do ovo) e proteína de soja. Fique de olho: dependendo do tamanho, a barrinha oferece até 30 gramas de proteína. Mais do que isso é bobagem, pois o organismo não consegue usar tão bem e o que sobra pode ir parar na cintura

Carboidrato do bem

Não existe barrinha com carboidrato zero. Isso não é ruim, desde que a porção seja moderada - até 15 gramas em uma unidade pequena (30 gramas). Ele vai ser usado para rep or energia e facilitar a absorção dos aminoácidos necessários para a recuperação dos músculos. De qualquer maneira, prefira as barrinhas com carboidratos vindos de cereais integrais e frutas secas. Fique de olho: o açúcar é o primeiro na lista de ingredientes? Sinal de que ele é a principal fonte de carboidratos. Escolha outra barrinha ou consuma essa opção com menos frequência.

Gordura amiga
A dose de gordura também deve ser moderada e, ainda assim, a maior parte de mono e poli-insaturadas - presentes nas nozes e manteiga de amendoim. Fique de olho: dispense as barrinhas com gorduras trans.

Fibras
Elas preenchem o estômago e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, além de estimular o bom funcionamento do intestino. Fique de olho: é bom que a barrinha ofereça pelo menos 1 grama de fibras.

Vitaminas e minerais
A lista de substâncias antioxidantes é extensa. Mas cuidado com o sódio, que, em excesso, faz você inchar. Fique de olho: se tiver sódio demais, recuse. Do contrário, você pode passar do limite diário de 2400 miligramas.

PROTEÍNA EM BARRAS.

Eu li a reportagem sobre barrinha de cereal com proteina na revista boa forma e fiquei interessada. Comprei essa da Trio, porque foi a única que achei no mercado que fui fazer compra. Achei gostosa, comprei do sabor chocolate. Usei a calculadora dos vigilantes e ela deu 3 pontos. É bastante ponto, mas talvez seja interessante no pós treino. Não sei direito para que usar essas barrinhas, eu sempre uso como opção de lanche rápido fora de casa. Agora essas com proteína eu nunca tinha visto. Vou pesquisar melhor. A professora da academia falou que para quem se alimenta de forma correta não há necessidade, que proteína a mais pode sobrecarregar os rins.



Pro 30 Vit - Trio

50 anos e tudo em cima!!

Eu adoro as revistas boa forma e corpo a corpo, compro todos os meses. Agora conheci a revista Saúde, já comprei as 3 últimas, tem dicas bem legais para mantermos a saúde. Acredito que o importante não é só emagrecer. Mas, principalmente termos saúde.
Esse mês a capa da boa forma está a Solange Frazão, é muito legal ver que dá para chegar aos 50 anos com saúde e corpão...também a Xuxa fez 50 anos...e está maravilhosa.
Aos 50 anos com saúde e corpo em forma.