domingo, 7 de abril de 2013

ALIMENTAÇÃO NATURAL - PRODUTOS COM ADOÇANTES E NOSSA SAÚDE.

20.02.2013 011

Eu nunca vi adoçantes com bons olhos, pois para mim foi criado para as pessoas  quem tem restrição ao açúcar no sentindo de saúde, tipo diabetes, que não podem mesmo consumir açúcar. É lógico que, em tese, o obeso também não pode consumir açúcar, no entanto, ele não sofrerá um mal maior se ingerir o açúcar, apenas engordará um pouco mais. No entanto, com o surgimento do adoçantes e demais alimentos adoçados com adoçantes, o seu consumo tornou-se generalizado por parte de pessoas que querem controlar o peso.

 

No meu processo de reeducação alimentar eu fui fazendo modificações aos poucos. O adoçante foi um dos últimos ingredientes que introduzi em minha alimentação, e hoje confesso que foi por pouco tempo, não durou 1 ano completo. No ano passado eu experimentei varias marcas para tentar me adaptar com alguma, afinal, eu me sentia a única pessoa do mundo que está tentando emagrecer e toma café com açúcar, logo, comecei achar que o açúcar no café era o que estava impedindo o meu emagrecimento. Acabei gostando do sabor do golden e línia, que  são de sucralose. Pelo que li na net os adoçantes a base de sucralose não possuem sal, os outros sim. Também experimentei o tal & qual e começei trocar o açúcar por ele, em bolos, doces etc.(Vi agora, que cada colher de sopa de tal e qual tem 25 mg de sódio)  TESTE SABOR ADOÇANTES - Falei disso aqui. Se quiser saber um pouco mais sobre ADOÇANTES LEIA AQUI.

 

Adaptei o meu paladar e fui utilizando, ocorre que comecei a notar que estava com muita retenção hídrica, que minhas pernas ficavam muito inchadas, quando apertava o meu tornozelo com os dedos, ficava um buraco de edema. Isso começou a me preocupar, pela saúde e também, porque o peso não descia. Em novembro/2012 comecei a fazer drenagem linfática para ver se resolvia esse problema, mas ainda persistia. Em dezembro do mesmo ano, resolvi retirar o adoçante para testar se era isso, pois já tinha ouvido muito relato de que o adoçante pode causar retenção hídrica.

 

 

Desde então eu não uso mais adoçante no meu cafézinho diário e nem nos meus doces, conclusão depois de 3 meses: retenção zero. Não fico mais com as pernas inchadas. Isso desapareceu. Agora estou usando apenas açúcar orgânica, mascavo e mel.

 

Ocorre que antes do adoçante do cafezinho, eu passei a utilizar todos produtos diet e light existentes. É obvio que se você toma duas latas de refrigerantes todos os dias, e passa a consumir a versão zero, haverá, sem duvida, uma diminuição na quantidade de açúcar ingerida. No entanto, tendo em vista a enorme diferença de sódio entre uma versão normal e outra diet, é bem provável que o peso não diminuirá pela retenção hídrica causada.

 

fonte: http://comparenutrientes.blogspot.com.br/2012/03/tabela-nutricional-da-coca-cola-latinha.html

 

fonte: http://comparenutrientes.blogspot.com.br/2012/03/tabela-nutricional-da-coca-cola-zero.html

 

Vejam que na versão normal, a coca cola tem 18 mg de sódio para dois copos, enquanto que na versão zero, são 28 mg de sódio para um copo da bebida.

 

As vezes podemos pensar o que são 28 mg de sódio, se a indicação é de 2 g por dia, no entanto  as pesquisas indicam que estamos consumidos mais que o dobro desse mineral, que é importante para nossa saúde, mas o excesso é muito prejudicial. Poderá ver um pouco mais sobre o sódio nos refrigentes nesse post.

 

Para você que pensa na saúde sua e de seu familiares, e que ainda não conseguiu retirar o refrigerante da sua vida, vale a pena dar uma olhada nessa reportagem associando refrigerante e surgimento de câncer.

 

Dia a dia eu busco mudar o meu paladar, e atualmente estou procurando uma alimentação o mais saudável possível e isso tem me trazido enormes benefícios visíveis a olho nu:  pele mais bonita, cabelos brilhantes, unhas fortes, melhora no humor e autoestima elevada. Acho que devemos deixar o adoçante e produtos diet, zero, light para quem realmente precisa dele por problema de saúde.

 

Hoje tenho me preocupado mais com os alimentos industrializados que coloco em minha mesa, fico preocupada com o que estou fornecendo para os meus filhos comerem, se vocês notarem as pessoas com quem convivemos verão o quanto tem aumentado o índice de doenças de todo tipo, eu fico pensando se não é o tanto de alimentos industrializados que consumimos e os agrotóxicos que são colocados nas verduras, legumes e frutas. Acho que é uma situação bem complicada, mas tempos que ir fazendo mudanças, para melhor, dentro do possível.

 

Eu ouvi dizer que se lavarmos os produtos enlatados, tipo milho, ervilha, grão de bico, a quantidade de sódio diminui bastante. Falo isso porque tenho visto muitas pessoas consumido esses produtos pela facilidade que nos proporcionam e pela a correria do dia  a dia, talvez seja uma saída para quem faz uso continuo desses produtos.

 

Acredito que não devemos ser radicais, pois isso nos tornam chatos, e dificulta nossa convivência com outras pessoas,  mas podemos melhorar nossa alimentação sem tirar o prazer de comer algo diferente de vez enquanto. Outra coisa, acho que devemos ir fazendo mudanças sem fazer propaganda para as demais pessoas, pois começam a olhar para nossa alimentação com ar de nojo e critica. Ninguém precisa saber o que comemos e porque comemos.  Ontem fui a um shopping com umas amigas, estávamos bem atrasadas para um curso, e todos os restaurantes estavam lotados, a solução sugerida foi mc Donald’s e um restaurante de frango frito que estava vazio, eu fui até o caixa e perguntei “tem salada” a moça respondeu: “não, só frango frito, batata frita e polenta frita”. Virei para minhas amigas e falei que não podia comer aquilo e fui procurar outra coisa. Andei mais um pouco e entrei na fila de um self service, tinha bastante gente, mas deu tempo de comer: arroz integral, salada variada e frango grelhado. Fiquei feliz e não briguei com ninguém.

 

Vamos em busca de uma alimentação saudável e com certeza o resultado será um peso, também saudável.

 

Um domingo abençoado para você e sua família, com uma alimentação saudável e saborosa.

 

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb