segunda-feira, 13 de maio de 2013

BIOMASSA DE BANANA VERDE

10.05.2013 03810.05.2013 03710.05.2013 03610.05.2013 02010.05.2013 02510.05.2013 02610.05.2013 02710.05.2013 028

 

 

 

Há algum tempo estou pesquisando sobre a biomassa de banana verde, tenho visto matéria sobre ela em toda revista e site. Resolvi experimentar. Não foi fácil conseguir banana verde direta do produtor, pois não pode ter passado por processo de amadurecimento, como acontece com as bananas que vão para supermercados ou ficam em refrigerador. Conseguir encomendar e depois de uma semana, a minha tão esperada banana verde “orgânica”, chegou.

 

Eu encomendei mais ou menos 3 kg de banana, recebi dois cachos grandes, paguei R$ 5,00. Dá bastante biomassa, em torno de 1000 ml. Eu congelei em forminha de gelo e vou deixar uma parte para usar essa semana. Dura uma semana na geladeira e 3 meses congelada.

 

A importância para saúde é enorme, além de ajudar no emagrecimento, melhora o funcionamento do intestino, atua no controle da diabetes, também ajuda elevar a imunidade e controlar o colesterol, além de outros benefícios para saúde.

 

“Por ainda estar verde, a banana concentra altas quantidades de fibras solúveis como a inulina, sendo considerada um prebiótico natural, ou seja, um alimento que contem bactérias boas que auxiliam em nosso intestino”.Fonte: Comida e Receitas - http://www.comidaereceitas.com.br/materias/conhecas-os-beneficios-da-banana-e-confira-os-deliciosos-pratos-que-podem-ser-preparados-com-a-fruta.html#ixzz2T26hczQc

 

Trata-se de uma alimento funcional, ou seja, não é somente alimento, mas serve para, além de matar a nossa fome,  resultar em algum benefício para nossa saúde, por isso recebe o nome de funcional. Desta maneira, ao utilizarmos no preparo de outros alimentos, o transformamos, também, em funcional. A bola da vez é não só consumir um alimento por consumir, mas ingerir um alimento que nos traz algum  benefício.

 

“De acordo com Martha Baggio – autora do livro Bem Comer Bem Viver, que traz receitas sem glúten, sem lactose e sem açúcar – a biomassa é um alimento funcional que tem sua aplicação voltada a qualquer pessoa, mas fundamentalmente a diabéticos. “Ela tem em sua composição fibra solúvel que retarda a absorção de carboidrato pelo organismo, impedindo a elevação da glicemia. Além disso, seu uso melhora a flora intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos”, esclarece.”( FONTE).

 

“A banana possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono.Sendo uma ótima pedida para se comer à noite”, revela a nutricionista.Fonte: Comida e Receitas - http://www.comidaereceitas.com.br/materias/conhecas-os-beneficios-da-banana-e-confira-os-deliciosos-pratos-que-podem-ser-preparados-com-a-fruta.html#ixzz2T25eEXUG.

Fiquei surpresa, pois quando era pequena, digo criança, porque pequena ainda sou, meu pai dizia que não podia comer banana à noite, porque pesava no estomago.

 

 

Fiz a biomassa  como aprendi nesse site RECEITA DE BIOMASSA DE BANANA VERDE e louca para experimentar, usei em um suco:

 

10.05.2013 03210.05.2013 033

SUCO DE UVA FUNCIONAL

 

1 Copo de suco de uva integral;

1 folha de couve;

1 colher de sopa de linhaça;

1 colher de sopa de biomassa de banana verde;

2 tangerinas (ou laranjas).

 

 

MODO DE FAZER:

 

1. Passe na centrifuga as tangerinas e a couve;

2. Coloque os demais ingredientes no liquidificador;

3. Acrescente gelo a gosto.

 

Eu li a receita desse suco nesse blog, mas não achei mais o link, para citar. Achei que ficou bem legal. A biomassa não muda o gosto dos alimentos, pois ela não tem sabor, por isso pode ser usado em qualquer prato. Pode ser usado em sucos, shakes, leite, no feijão, na sopas, em iogurtes. Enfim, pode ser usado como você quiser.

Achei uma receita super interessante para transformar o brigadeiro normal, em brigadeiro funcional, a receita que vi, apenas acrescenta 1 lata (do leite condensado) de biomassa e faz normalmente.  Na próxima vez que fizer bolo de chocolate para as crianças, usarei, com certeza.

 

Neste site você encontrará mais informações sobre os benefícios da biomassa de banana verde. e , aqui você encontrará outras RECEITAS COM BIOMASSA DE BANANA VERDE.

 

Eu já tinha comprado a farinha de banana verde, mas não tinha usado, por que não sabia como, hoje pesquisando receitas, achei em um site que a farinha tem o mesmo efeito da biomassa e pode ser usado para substituir a farinha normal, devendo ser substituído a metade da farinha da receita, pela farinha de banana verde. Testarei.

 

Um domingo abençoado. Um feliz dia das mães para quem é mãe.

mae

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb

15 comentários:

  1. Super boa essa biomassa ein, não sabia, vou ler mais a respeito!

    Feliz dia das mães pra você!

    ResponderExcluir
  2. feliz dia das mães

    Nossa aqui onde moro é muito dificil achar a banana verde, na vdd nunca vi. mas gostei da ideia da biomassa

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, um tempo atrás eu escrevi sobre os benefícios da banana no blog, mas faz muuuuuuito tempo e li bastante sobre essa massa. Realmente parece muito bom!

    Beijo Charmoso :*
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Nossa ñ sabia isso da banana verdadeee *-*
    mto bom

    otima semana flor
    bjuss

    ResponderExcluir
  5. Usa que nem gelo de couve??
    Já vi pra comprar em casas de produtos naturais, mas nunca tive curiosidade de experimentar
    hehehehe

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tinha ouvido falar dessa tal de biomassa! Mas pelo que você falou é uma maravilha! Vou dar uma lida nos links que vc postou! O problema é achar a banana aqui! A maioria da frutas vem do Brasil, e tem taaaaanto conservante que dá até medo!
    Beijocas e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Existe um coletivo aqui em Porto Alegre que se chama Até o Talo, e eles comercializam, por encomenda, bolos de aniversário com biomassa de banana verde e muitas outras receitinhas saudáveis :) Dá uma olhada, tem boas receitas no blog: http://coletivoateotalo.blogspot.com.br/
    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. Oieee!!!

    O meu post da banana é esse aí.
    http://www.charmosapoli.com/2012/03/beneficios-da-banana.html

    A o instagram tem me ajudado muito na questão de cuidar a alimentação e registrar, to supre empolgada com ele hahahahaha
    Eu segui esse tutorial aqui (http://www.planetadablogueira.com/2012/04/gadget-do-instagram-en-seu-blog.html?m=1) pra colocar ele na barra lateral do blog.

    Beijo Charmoso :*

    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  9. Oiii

    Eu fiz a farinha de banana verde e uso em algumas receitas. Gosto de comer com iogurte também. Acho muito bom.
    O único contra é que sinto que me causa prisão de ventre.
    O preparo da biomassa é bem mais fácil. Vou tentar em breve, deixa acabar a farinha, rsrs.
    Beijo e ótima semana.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo comentário no Vida & Plenitude!
    Seu blog é bem interessante... Não conhecia a biomassa...
    O equilíbrio é importante p tudo na vida, também p um bom/saudável emagrecimento, né?!
    Gostei dos versículos na lateral...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. oiii boa noite mim entereçei muito pela biomassa eu queria saber si e qualquer banana verde brigada ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim qq banana...mas tem q ser direto do produtor...sem passar por processo de amadurecimento...

      Excluir

Obrigada por sua visita! Seu comentário é muito importante para mim. Volte Sempre! Que Deus ilumine o seu dia!