domingo, 30 de março de 2014

COMO SENTIR O SABOR DO ALIMENTOS E EMAGRECER.


fonte foto:

 
Boa Tarde meus queridos amigos de luta. Como estão o processo de reeducação alimentar de vocês?

Final de semana é sempre mais difícil para todos, primeiro porque, para quem está em reeducação alimentar, já é difícil, pois em qualquer momento, sempre queremos comer e se a oferta de comida é mais abundante, o autocontrole passa a ser algo bem mais do que um simples autocontrole, é necessário uma força supernatural. Gente, sem brincadeira, nessas horas, rezar é a solução.
 
 
Ore, reflita, medite, antes de comer, pois após engolir, nada há a ser feito.
 
 
Uma coisa que sempre me ajuda e que eu vivo passando para frente, é lembrar que o sabor dos alimentos só é sentido na língua, por isso, quanto mais demorarmos para engolir um alimento, mais tempo iremos sentir o seu sabor, consequentemente, comer menos.
 
 
Pensemos, o que queremos da comida? A última coisa que um compulsivo pensa é se alimentar, o que ele quer mesmo é sentir o sabor e a barriga pesada.
 
 
Ocorre que, o que continuamos fazendo é engolindo muito rápido, desta maneira, não conseguimos sentir o gosto da comida e vamos nos entupindo de alimentos, até a barriga ficar pesada. Desta maneira,  vamos aumentando, dia a dia, a quantidade de alimentos ingeridos e, por consequência lógica, a nossa barriga vai aumentando, assim, cabendo cada vez mais comida. É um processo vicioso.
 
 
Ou seja, o paladar é um dos cincos sentidos dos humanos, é através dele que sentimos o sabor dos alimentos, por meio das papilas gustativas, que estão localizadas em nossa língua:

fonte foto:

 
Lembre-se disso antes de devorar um pudim sem pensar. Quando for comer um chocolate, período apropriado para pensarmos nisso, coloque um pequeno pedaço na sua boca e deixe-o ir diluído aos poucos sinta o sabor do chocolate se derretendo em sua língua, sinta esse prazer. Conte-me a sua experiência. Isso tem me ajudado a consumir um ovo de páscoa em no mínimo 3 meses. (Falei sobre isso aqui: COMO TIRAR O CHOCOLATE AO LEITE DA SUA VIDA.
 
 
Existem alguns fatores que nos atrapalham a sentir o sabor dos alimentos. Alguns são problemas orgânicos, que uma consulta médica pode verificar. Outros são fatores externos, causados por nossas más escolhas, como exemplo podemos citar o cigarro. Não há argumento contra isso, ele modifica muito o nosso paladar, quando fumante, eu duvidava disso, mas hoje, depois de quase 5 anos sem fumar, eu descobri o quanto isso é verdade. Como não conseguimos sentir o sabor dos alimentos, acabamos ingerindo mais.
 
Quando estamos gripados, também não conseguimos sentir o sabor da maioria dos alimentos, no entanto, pelo menos, para mim, é um período que diminuo a ingestão de comida, pois não sinto fome. No entanto, temos que cuidar com as canjinhas que nossas mães nos fazem, pois podem estar repletas de gorduras.
 
Alguns remédios também afetam a nosso paladar, nesse caso, só o medico pode resolver.
 
 
 
O consumo exagerado de gorduras, sal e frituras modifica demais as nossas papilas gustativas, tenho a impressão que esses alimentos formam uma barreira em nossa língua, impedido que sentimos o verdadeiro gosto dos alimentos. Desta maneira, temos a tendência de aumentar o sal dos alimentos, para sentimos o seu sabor. O que acontece quando fazermos isso? Aumentamos a retenção hídrica, ficamos inchadas e aumentamos o nosso peso.
 
É preciso fazer uma faxina em nossa língua. Como fazer isso? Vai muito além de escová-la.
 
Devemos ficar atentas com a qualidade dos alimentos que colocamos em nossa boca e em nosso organismo. Quando começamos fazer a reeducação alimentar a nossa língua está suja, contaminada com porcarias, toxinas, sal, gordura e açúcar. Nessa fase é muito comum não gostarmos de alimentos saudável, pois não conseguimos sentir o verdadeiro sabor desses alimentos.
 
Somente com a persistência começamos a sentir o sabor das frutas e das verduras.
 
Acreditem, com a reeducação alimentar passamos a gostar dos alimentos saudáveis e vamos deixando de sentir vontade de comer doces, frituras, gorduras e sal.
 
 
 
Essa semana eu tive um exemplo fantástico. Eu sempre me programo para comer uma porcaria, quando tenho vontade. Estava muito calor e fiquei com vontade de um sorvete do mc donald's. Eu refleti um monte, pensei no que já tinha comido e se poderia incluir, na minha alimentação, naquele dia, uma quantidade maior de caloria vazia, sem comprometer o meu peso saudável. Como minha resposta foi positiva, eu me dirigi à lanchonete. Amigos, vocês não acreditam, primeiro eu observei todo aquele povo lá dentro, devorando os seus sanduiches enormes, eu já fiquei enojada. Mas continuei andando até a porta. Quando eu abri a porta, algo muito diferente aconteceu, eu fui tomada por um  ar quente e fedido de gordura, eu vi apenas uma nuvem preta sobre todo aquele amontoado de pessoas que se espremiam nas filas e o ar me jogou para fora com toda a força. Fechei a porta e sai correndo!!! Fui para casa e tomei água!!! Show!!! Experiência fantástica.
 
Somente depois que parei de fumar descobri o quanto fedia. Somente agora, depois de tanto tempo sem comer porcarias e frequentar lugares que vendem esse tipo de comida gordurosa eu percebi o quanto esses lugares são fedidos, eu senti a gordura grudada por todos os lugares e em todas as pessoas!!!
 
Já faz muito tempo que não consumo os lanches dessa rede de lanchonete, mas gostava do sorvete, no entanto, acredito, que a partir desse episódio, nem o sorvete eu conseguirei tomar. Esse tipo de experiência fica marcado em nossa mente e faz um bloqueio. Esse é um tipo de bloqueio que acho legal ter e não quero nunca desbloqueá-lo.
 
 
A minha experiência demonstra que fazendo modificação em nossa alimentação,  dia a dia, pouco a pouco, vamos ter resultado positivo com relação a nossa saúde e, consequentemente, chegaremos ao nosso peso saudável.  Não podemos fazer modificação drástica, não funciona. Nosso cérebro, nosso organismo precisa de determinados alimentos que estamos acostumados a consumir. Portanto, não podemos, da noite para o dia, retira-los de nossas vidas, sem que sentimos as consequências drásticas da abstinência.
 
 
 
Um domingo abençoado e equilibrado.
 
 
Hoje é dia especial de louvar o Senhor, não se esqueça disso, não se esqueça em nenhum dia, Ele não se esquece de nós!!!
 
 
assinatura-blog_thumb_thumb_thumb