sábado, 9 de janeiro de 2016

DICA SAUDÁVEL : MIOGÁ




Hoje fiz salada com um ingrediente diferente, pouco conhecido em nossa culinária, mas muito saboroso e nutritivo, além de não engordar, tudo de bom: mioga (zingiber mioga). Ele é o botão de uma planta nativa do Japão, pertence a família do gengibre, logicamente, muito usado na culinária japonesa.

Botões de flores de Myoga tem o tamanho de um polegar, rosa-bronze nas camadas exteriores e amarelo pálido nas pétalas internas. Ele tem uma textura crocante. Ao contrário das raízes de gengibre comuns que encontramos nos supermercados, o sabor de Myoga é muito delicada e suave com nuances aromáticas de gengibre. 
See more at: http://www.specialtyproduce.com/produce/Myoga_8912.php#sthash.uainu2ii.dpuf



Eu, particularmente, gosto muito de alimentos de origem japonesa, até porque sou casada com um descendente e tenho dois filhos mestiços, logo, tenho uma maior aproximação com essa cultura. Passeando no mercado municipal de Curitiba, encontrei o miogá, está na época de sua produção, não tive nenhuma dúvida  para comprar, é bem difícil de achar.


É um alimento rico em potássio, cálcio e vitaminas do complexo B. Fica muito bom em saladas cru, apenas cortado fininho, como cebola, e tem uma aparência de cebola roxa, também, costumo usar no omelete. Pode ser colocado em carne e molhos, enfim, pode usar com tempero onde achar que o sabor fica bom, principalmente em carnes. Eu gosto de cortá-lo fininho e usar em saladas cruas.



Seu sabor é levemente picante, menos que gengibre. A sua produção se dá no período de janeiro, então estamos na época boa de encontra-lo nos mercados, no entanto, não é qualquer mercado que vende. Nos mercados municipais, com certeza você irá encontrar. Eu comprei no mercado municipal de Curitiba. Não é barato, inclusive a gengibre estava hiper caro, R$ 25,00 o quilo, amo muito, e novinha, é muito bom para fazer conserva, adoro!!!!



Esse maço tava $50,00, não tive coragem, mas achei lindo, fiquei com vontade morder.


Tentei pesquisar mais sobre o mioga, na internet, mas pouca coisa se acha, garanto que é saboroso, experimente  e  me conte.


Um bom dia nutricional.