domingo, 30 de março de 2014

COMO SENTIR O SABOR DO ALIMENTOS E EMAGRECER.


fonte foto:

 
Boa Tarde meus queridos amigos de luta. Como estão o processo de reeducação alimentar de vocês?

Final de semana é sempre mais difícil para todos, primeiro porque, para quem está em reeducação alimentar, já é difícil, pois em qualquer momento, sempre queremos comer e se a oferta de comida é mais abundante, o autocontrole passa a ser algo bem mais do que um simples autocontrole, é necessário uma força supernatural. Gente, sem brincadeira, nessas horas, rezar é a solução.
 
 
Ore, reflita, medite, antes de comer, pois após engolir, nada há a ser feito.
 
 
Uma coisa que sempre me ajuda e que eu vivo passando para frente, é lembrar que o sabor dos alimentos só é sentido na língua, por isso, quanto mais demorarmos para engolir um alimento, mais tempo iremos sentir o seu sabor, consequentemente, comer menos.
 
 
Pensemos, o que queremos da comida? A última coisa que um compulsivo pensa é se alimentar, o que ele quer mesmo é sentir o sabor e a barriga pesada.
 
 
Ocorre que, o que continuamos fazendo é engolindo muito rápido, desta maneira, não conseguimos sentir o gosto da comida e vamos nos entupindo de alimentos, até a barriga ficar pesada. Desta maneira,  vamos aumentando, dia a dia, a quantidade de alimentos ingeridos e, por consequência lógica, a nossa barriga vai aumentando, assim, cabendo cada vez mais comida. É um processo vicioso.
 
 
Ou seja, o paladar é um dos cincos sentidos dos humanos, é através dele que sentimos o sabor dos alimentos, por meio das papilas gustativas, que estão localizadas em nossa língua:

fonte foto:

 
Lembre-se disso antes de devorar um pudim sem pensar. Quando for comer um chocolate, período apropriado para pensarmos nisso, coloque um pequeno pedaço na sua boca e deixe-o ir diluído aos poucos sinta o sabor do chocolate se derretendo em sua língua, sinta esse prazer. Conte-me a sua experiência. Isso tem me ajudado a consumir um ovo de páscoa em no mínimo 3 meses. (Falei sobre isso aqui: COMO TIRAR O CHOCOLATE AO LEITE DA SUA VIDA.
 
 
Existem alguns fatores que nos atrapalham a sentir o sabor dos alimentos. Alguns são problemas orgânicos, que uma consulta médica pode verificar. Outros são fatores externos, causados por nossas más escolhas, como exemplo podemos citar o cigarro. Não há argumento contra isso, ele modifica muito o nosso paladar, quando fumante, eu duvidava disso, mas hoje, depois de quase 5 anos sem fumar, eu descobri o quanto isso é verdade. Como não conseguimos sentir o sabor dos alimentos, acabamos ingerindo mais.
 
Quando estamos gripados, também não conseguimos sentir o sabor da maioria dos alimentos, no entanto, pelo menos, para mim, é um período que diminuo a ingestão de comida, pois não sinto fome. No entanto, temos que cuidar com as canjinhas que nossas mães nos fazem, pois podem estar repletas de gorduras.
 
Alguns remédios também afetam a nosso paladar, nesse caso, só o medico pode resolver.
 
 
 
O consumo exagerado de gorduras, sal e frituras modifica demais as nossas papilas gustativas, tenho a impressão que esses alimentos formam uma barreira em nossa língua, impedido que sentimos o verdadeiro gosto dos alimentos. Desta maneira, temos a tendência de aumentar o sal dos alimentos, para sentimos o seu sabor. O que acontece quando fazermos isso? Aumentamos a retenção hídrica, ficamos inchadas e aumentamos o nosso peso.
 
É preciso fazer uma faxina em nossa língua. Como fazer isso? Vai muito além de escová-la.
 
Devemos ficar atentas com a qualidade dos alimentos que colocamos em nossa boca e em nosso organismo. Quando começamos fazer a reeducação alimentar a nossa língua está suja, contaminada com porcarias, toxinas, sal, gordura e açúcar. Nessa fase é muito comum não gostarmos de alimentos saudável, pois não conseguimos sentir o verdadeiro sabor desses alimentos.
 
Somente com a persistência começamos a sentir o sabor das frutas e das verduras.
 
Acreditem, com a reeducação alimentar passamos a gostar dos alimentos saudáveis e vamos deixando de sentir vontade de comer doces, frituras, gorduras e sal.
 
 
 
Essa semana eu tive um exemplo fantástico. Eu sempre me programo para comer uma porcaria, quando tenho vontade. Estava muito calor e fiquei com vontade de um sorvete do mc donald's. Eu refleti um monte, pensei no que já tinha comido e se poderia incluir, na minha alimentação, naquele dia, uma quantidade maior de caloria vazia, sem comprometer o meu peso saudável. Como minha resposta foi positiva, eu me dirigi à lanchonete. Amigos, vocês não acreditam, primeiro eu observei todo aquele povo lá dentro, devorando os seus sanduiches enormes, eu já fiquei enojada. Mas continuei andando até a porta. Quando eu abri a porta, algo muito diferente aconteceu, eu fui tomada por um  ar quente e fedido de gordura, eu vi apenas uma nuvem preta sobre todo aquele amontoado de pessoas que se espremiam nas filas e o ar me jogou para fora com toda a força. Fechei a porta e sai correndo!!! Fui para casa e tomei água!!! Show!!! Experiência fantástica.
 
Somente depois que parei de fumar descobri o quanto fedia. Somente agora, depois de tanto tempo sem comer porcarias e frequentar lugares que vendem esse tipo de comida gordurosa eu percebi o quanto esses lugares são fedidos, eu senti a gordura grudada por todos os lugares e em todas as pessoas!!!
 
Já faz muito tempo que não consumo os lanches dessa rede de lanchonete, mas gostava do sorvete, no entanto, acredito, que a partir desse episódio, nem o sorvete eu conseguirei tomar. Esse tipo de experiência fica marcado em nossa mente e faz um bloqueio. Esse é um tipo de bloqueio que acho legal ter e não quero nunca desbloqueá-lo.
 
 
A minha experiência demonstra que fazendo modificação em nossa alimentação,  dia a dia, pouco a pouco, vamos ter resultado positivo com relação a nossa saúde e, consequentemente, chegaremos ao nosso peso saudável.  Não podemos fazer modificação drástica, não funciona. Nosso cérebro, nosso organismo precisa de determinados alimentos que estamos acostumados a consumir. Portanto, não podemos, da noite para o dia, retira-los de nossas vidas, sem que sentimos as consequências drásticas da abstinência.
 
 
 
Um domingo abençoado e equilibrado.
 
 
Hoje é dia especial de louvar o Senhor, não se esqueça disso, não se esqueça em nenhum dia, Ele não se esquece de nós!!!
 
 
assinatura-blog_thumb_thumb_thumb
 
 
 
 

5 comentários:

  1. Sabe que quando digo pras pessoas que o cheiro da carne me enjoa, elas acham que sou fresca, mas é essa a sensação... eu sinto cheiro de coisa estragada, e me embrulha o estômago :)
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Entendo a sensação que vc teve, também já passei por isso. Antes de me tornar vegetariana adorava frango assado, hoje em dia, quando passo em frente àquelas máquinas de frango assado, que ficam rolando na nossa frente...eca...acho o cheiro repugnante. Adorei seu post! Beijo

    ResponderExcluir
  3. HOJE É ENGRAÇADO O QUE ACONTECE COMIGO, SINTO VONTADE DE COMER ALGUMAS COISAS, E DEIXO DE LADO ATÉ PASSAR, MAS ONTEM DECIDI FAZER O DIA DO LIXO, QUE TANTO FALAM, O ARREPENDIMENTO, PASSEI MAL A NOITE TODINHA, E AS COISAS QUE COMI NÃO TINHA MAIS AQUELE GOSTO DE ANTES.

    ResponderExcluir
  4. fiota.. nesses meus dois meses off nem rezar resolveu a questão..kkkk.. mas agora é erguer a cabeça e rebolar pra sacudir..kkkk.. bjokas e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  5. Comer devagar realmente é um dos segredos do emagrecimento.
    Mas, que experiência incrível essa no mc donalds!
    Eu ainda não cheguei a esse estágio...
    Ao contrário, tem dia que salivo quando sinto o cheiro de gordura, rs.
    Tenho que operar meu cérebro de gordo...
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Seu comentário é muito importante para mim. Volte Sempre! Que Deus ilumine o seu dia!