sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pequeno relato da minha experiência.

paz

De inicio vamos pensar e viver essa campanha. Acredito que não só na vida real, mas, há muita agressão na vida virtual também, pois  muitas vezes, a agressão moral, dói tanto ou mais que a agressão física. Take it easy.

Venci o segundo dia de low carb (desafio do site saboridades  - veja aqui). E, como em muitos comentários no blog e no face, algumas meninas estão falando que não conseguem ficar sem carbo, resolvi falar um pouco do meu processo, da minha experiência, visto que, dessa vez, foi bem tranquilo ficar sem arroz, pão, biscoitos etc.

Explico porque:

Faz muito tempo que estou em processo de reeducação alimentar, com eles já eliminei 15,5 kg, isso não aconteceu em 1 ano. Para você ter uma ideia mais precisa do meu tempo de emagrecimento, antes da entrada do ano de 2011 eu prometi para mim que nunca mais ia ver o número 65 na minha balança. Mas infelizmente, nem tudo que  se promete, depende exclusivamente da gente. Assim, novamente na virada do ano novo de 2012 eu voltei a fazer a mesma promessa.

Esse ano de 2012 resolvi que tinha tomar uma atitude mais drástica, pois somente contar os 26 propontos e fazer atividade física não estava sendo suficientes. Esse ano foi uma luta diária entre 65 kg e 64 kg. Parece piada, né? 356 dias e não se consegue eliminar 1 único quilo, mas somente quem está nesse processo sabe o que é isso. Eliminar 10 kg foi fácil, afinal, muito disso é toxina e líquidos que ficam em nosso corpo. O difícil mesmo é eliminar a gordura final que está grudado no osso e insiste em achar que faz parte do nosso corpo.

Mas enfim. a partir de julho eu comecei a ouvir das orientadoras do vigilantes do peso que precisava dar um choque no meu corpo. Mas, que tipo de choque? Mudar comida, como assim??? Lógico ninguém falar em regime, dieta, restrição. Nem eu falo.

Mas, agora a apenas a dois quilos da minha meta eu chego a conclusão de que o que está funcionando nessa reta final é a diminuição gradativa do carboidrato.

Resolvi dar um choque mesmo no meu organismo. Li, pesquisei muito, todas as dietas loucas existentes. Não queria fazer nenhuma. Mas, resolvi dentro da reeducação alimentar diminuir os carboidratos, pois de tudo que pesquisei o que noto que mais funciona para o emagrecimento é a dieta da proteína em suas varias versões.

O que fiz,  fui diminuindo aos poucos o carboidrato COMPLEXO, pois o branco já não existe na minha vida há bastante tempo. 

Fiz assim:

a) do arroz e feijão eu só deixei o arroz integral. Em uma primeira fase comia arroz no almoço e jantar e pão integral no café da manhã e da tarde.

b)Diminui as duas fatias de pães integral no café da manhã para uma.

c) Tirei o arroz integral do jantar

d) Tirei a única fatia de pão integral do café da manhã, pois para mim, é melhor comer as 16h00 um lanche reforçado.

e) Tirei o arroz do almoço.

Como percebi que sentia muita fome no período da tarde, eu deixei o pão para esse período. Em uma segunda etapa eu tirei o arroz  e qualquer carbo, mesmo que complexo, depois das 18h.

Está funcionando, tenho conseguido emagrecer, mesmo que pouco, todas as semanas, estou evitado comer carboidrato, tipo arroz e pão, porque as frutas também tem carboidrato. Quero deixar claro que eu como todos os tipos alimentares (inclusive porcaria), mas não como regra. A regra é: frutas, verduras, carne e leite, escolho uma refeição para comer carboidrato complexo por dia.

Portanto, eu já estou acostumada a não comer arroz e pão. Não sinto falta. Pão francês já tirei da minha vida há mais de 3 anos. Eu sempre penso assim, entre um pão francês que tem  4 pp, que em menos de uma hora vou estar com fome, eu prefiro comer 2 fatias de pão integral, com peito de peru, queijo minas, alface, tomate e catchup, que me sacia por mais de 3 horas e tem os mesmos 4 pp.

Eu aprendi, ao longo desse processo de reeducação alimentar, que tudo é questão de escolha, você escolhe. isso:

pão frances

ou isso:

4set 0234set 024

Eu já consegui fazer, quase que totalmente a reprogramação do meu cérebro de gorda para quase magra. Por isso, em mais de 80% do meu dia,  a minha escolha é saudável. Eu consumo de tudo, até guloseimas,  mas sempre pensada. Ontem comi um bombom cacau show 100% chocolate. Virou a cara? é amargo? Eu já acho doce, mas no começo foi muito difícil. Quando comecei a comer chocolate meio amargo, descobri que nós não gostamos de chocolate (cacau), mas sim do leite com açúcar. Isso porque, na maioria das vezes, os chocolates mais vendidos e apreciados, são os que possuem menos chocolate. Vejam o branco, que era a minha preferência, não tem nada de cacau, só gordura. Despois da reunião dos vigilantes do peso no sábado antes da páscoa de 2011 eu não comi chocolate branco.

trufa_puro_cacau_0puro choc

Deliciosa trufa chocolate meio amargo com recheio de trufa Puro Cacau 55%.

Muitas vezes achei que não ia consegui. Muitas vezes pensei que o meu destino era ser gorda mesmo. Muitas vezes fiquei revoltada e achava que não tinha culpa de ser gorda. Muitas vezes procurei me esconder nas frases “sou uma gorda feliz”, “meus exames de sangue são normais, meu marido é magrelo e tem colesterol e triglicérides na estratosfera”. Muitas vezes entrei em lojas que vende roupas para gordos e fiquei feliz por elas existirem. Muitas vezes briguei com pessoas que falavam que eu conseguiria emagrecer, que a culpa era da minha comida – não acreditava. Achava que eu tinha algum problema.

Descobri que tinha um único problema: comia errado.

Mas hoje sei que muitas vezes a gente se esconde atrás de frase feitas  para poder comer em paz uma caixa de chocolate enquanto assistimos a novela da tarde. Para almoçar um feijoada  e para jantarmos em um rodizio de pizza, onde lógico, temos que comer tudo e um pouco mais, porque estamos pagando. E daí, o que vocês acham? não é culpa da comida? A minha rotina era sim, e pode ter certeza, que não era  só final  de semana não.

Estou muito feliz em me sentir satisfeita com pouco. Aprendi que não preciso ir em uma churrascaria e comer um boi, mas que posso ir e comer saladas e um ou dois pedaços de carne.

O prazer em ter conseguido se livrar da comida é muito maior do que o prazer da barriga doendo de tanto comer. E, não tem preço eu ter conseguido descobrir isso.

Hoje eu entendo que não devo deixar nada e ninguém mandar em minha vida e, principalmente a comida. Tive dois vícios na vida: cigarro e comida.  Hoje eu os trato igualmente. Sei que não posso colocar um único cigarro na minha boca que voltarei a fumar duas carteiras por dia, de imediato. Também, sei que não posso comer um quilo de picanha, porque ela pertence ao boi e não tem que passar a morar na minha barriga.

Amigos, esse é um pouco do meu processo de emagrecimento. Não quero ser exemplo de nada e nem dizer que estou certa, não sou da dona da verdade. Conto apenas a minha pequena experiência, que para mim, está sendo positiva

Uma boa sexta feira para todos vocês. Um dia iluminado.  Muito, mas muito obrigada pelo seu apoio. Com ele eu consigo forças para continuar nessa luta que será eterna.

assinatura blog_thumb

19 comentários:

  1. adorei conhecer um pouco mais do seu emagrecimento
    e sim serve de exemplo para muitas pessoas

    acho que é como vc diz saber o que comer e nao exagerar nas quantidades

    tenha uma boa sexta

    www.metirademim.com

    ResponderExcluir
  2. texto lindo, adorei e é a mais pura verdade, aprendemos muito com o tempo e nossos erros e agora o importante é que vc já sabe o que é certo. Continue firme flor! Obrigada por compartilhar conosco sua experiencia. Tenha um ótimo dia e fds. bjim

    ResponderExcluir
  3. Nossa, seu post foi inspirador... Eu estava falando sobre isso com minha nutri ainda hoje, se pagamos temos que comer tudo pq a comida vai acabar e afinal, você já pagou mesmo não é??? Pois a gente tem que entender que não somos lixo, não adianta querer comer pra não ir fora se a gente vai "tacar" aquilo dentro de nós mesmas.

    ótimo post!! beijos!!

    http://lisiemagrecendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa comecei a ler o post e mesmo sendo enorme não consegui para de ler!
    mtooooooooooooo bom!
    e a mais pura verdade!
    As coisas não aconetcem de uma hora pra outra é u processo longoooo
    eu ainda não tenho toda essa sua disciplina...mas estou lutando pra minha cabecinha mudar!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Realmente amiga e como da um choque diminuindo os carbo, nesse meu periodo de RA eu evitei e evito o máximo, mas como com moderação, não consigo seguir uma dieta especifica, apenas me mantenho informada com os alimento, para mim não fazer as besteira de antes que eu fazia, grande bj e ótimo post.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, inspirador!
    Parabéns por essa luta e por ter chegado tão longe!

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, que post inspirador!!
    Sua trajetória até aqui já é uma grande vitória!
    Quanto amadurecimento, quanta coisa mudou hein?? Por isso acredito que aos pouquinhos eu vou conseguir também, a gente não muda de uma hora pra outra né? demora, mas o importante é ser definitivo!!
    Vc é uma guerreira e pode ter certeza que és uma inspiração para muitas de nós que como eu ainda estão só no começo de uma mudança!
    Parabéns amiga!
    Um beijo e tenha um finde maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Ola amiga! Ainda nao fiz a massagem, ando meio que correndo aqui, mas vou da uma pesquisada e ver como se faz, quem sabe funciona comigo tbm ne rs! Obrigada pela dica. E realmente, quando agente chega em um certo ponto eliminar apenas 1kg eh um grande sacrificio, mas com perseverança agente consegue. E parabens por ter vencido os dois dias sem carbo, os meus dois dias começam amanha, estou com medo de não conseguir pq eh justamente no final de semana rs! Mas eu vou conseguir passar por essa prova. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Esse tb passei por todo um processo semelhante. Já soi da turma do integral ha mt tempo, mas a balança só aumentava. Estava pirando com isso!!! Não tenho fast food ou refrigerante e bolos para retirar do dia a dia! Mr gente só em cortar isso emagrece horroes. Não era meu caso. De experiencia em experiencia cheguei em carbs só almoço e jantar + cedo. Como maçho a noite tento comer melhor antes, mas nem sempre dá. Agora, depois de emagrecer gramas por mês (mt feliz!), parei. Momento revisão: estou tentando diminuir as porções. Bato cada pratão de salada... Frutas tenho q hiper controlar pq amo demais! Apartir de hj estou usando 1 potinho do Grego Vigor como medida. Ao mesmo tempo, reintroduzi arroz integral com feijão (nossa! Como fazia falta!), fiminuindo queijos, mas adotei o iogurte grego, q tem + calorias, mas preciso do cálcio. Pensando em retira-lo da ceia (ordens médicas) para + cedo. Enfim, é só escutar seu corpo e testar com raciocinio. Não há milagres, mas aprendizado. Ainda tenho um longo caminho, pq esse final é q dá mesmo trabalho. Mas é na inteligencia q mora o resultado. Parabens para gente! Ass: Amora

    ResponderExcluir
  10. Oi Queridona, fico feliz que sua estratégia está lhe ajudando! Tudo isso que você relatou vem do amadurecimento da mente, das emoções, enfim, estás de parabéns!!!
    O caminho do emagrecimento não é o mesmo para todos. Há muitas estradas. Contanto que se esteja saudável, feliz e obtendo resultados positivos, qualquer caminho escolhido é valido :-)
    Vou colocar as receitas dos pães. Não sabia que você tem máquina! :-)
    Beijocas e ótimo fim-de-semana.
    Carla Pancha

    ResponderExcluir
  11. Que lindo relato! Inspirador... De verdade!
    Obrigada por compartilhar com a gente!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu post, querida!

    Você é um exemplo vivo de que podemos sim, chegar aos nossos objetivos!

    Parabéns pela determinação!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. É tão bom ouvir relatos assim e se inspirar...

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana seu relato! Sem radicalismo, mas fazendo ajustes, vc mudou sua alimentacao e sua vida. Parabens!

    ResponderExcluir
  15. Puxa minha Amiga! Que legal seu post, que inspirador!!!!! É tão bom ler relatos de pessoas que estão conseguindo, que estão fazendo valer. Espero um dia chegar a este ponto.

    Obrigada por partilhar conosco tudo isso!

    Bom final de semana!
    Um abraço de ursa!

    ResponderExcluir
  16. Olha, gostei muito de saber mais sobre essa sua experiencia. Esse seu relato pod eajudar muitas pessoas que hj procuram emagrecer de forma gradual e saudavel. Realmente nossas escolhas fazem mesmo muita diferença, as consequencias das escolhas erradas evmos nas roupas, no espelho e na nossa insatisfação. Quando apssamos a mudar os pensamentos e as atitudes, vemos o reflexo disso em vários aspectos de nossa vida. parabéns por ter conseguido eliminar bastante peso e ainda lutar para chegar na sua meta. Não e´fácil, nós sabemos, mas vale MUITO a pena. Ficamos mais dispostas, mas de bem com a vida, mais vaidosas e mais contentes com nosso corpo e eimagem.

    Que vc consiga atingir dua meta e entrar no desafio da manutenção, esse eu estou passando e cada dia é um aprendizado.

    Bjs e obrigada por falar aqui de sua experiencia

    ResponderExcluir
  17. Amiga, que lindíssimo!! Fiquei emocionada ao ler o seu relato, mas em nenhum momento duvidei que você iria alcançar sua meta, quem a conhece sabe que é uma pessoa maravilhosa, inteligente, entusiasta e muito guerreira!!
    Você, mais uma vez, é exemplo e inspiração para nós. Estou muuuiitto feliz por sua conquista e espero aplicar em minha vida, pois não consegui, ainda, dar o "start up" para emagrecer. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei seu blog, adores saber que como eu tem muita gente que tem dificuldades para emagrecer! Que bom que vc procura superar isto!

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Tô vindo do mosaico da Elaine e foi uma grata surpresa ler teu post..amei suas dicas e preciso tb criar coragem e começar um RA..não estou bem comigo e cansando muito..foi seguir algumas dicas..beijus e muito sucesso na sua caminhada

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Seu comentário é muito importante para mim. Volte Sempre! Que Deus ilumine o seu dia!