segunda-feira, 10 de junho de 2013

VITAMINA D – importância para nossa saúde.

 

 

FONTE DE VITAMINA D

 

Você sabe como está a vitamina D no seu organismo? Descobri no ano passado, que a minha estava deficiente. A médica receitou suplemento e me orientou a fazer o exame depois que acabasse o remédio. Fiz o orientado, ela só esqueceu de me avisar que deveria continuar tomando a suplementação,  mesmo se o resultado fosse adequado. Como fiz o exame de sangue e o resultado foi normal, eu parei de tomar o remédio. Esse ano, no meu retorno anual, qual não foi a minha surpresa, quando veio o mesmo resultado do ano passado: vitamina D deficiente.

 

Ainda não retornei na médica, sei que será receitado suplementação, mas confesso que estou indignada. Minha alimentação é bem saudável, não era para estar deficiente. Fui pesquisar sobre a referida vitamina, para descobrir quais alimentos devo ingerir e sua importância em nossa saúde.

 

A minha primeira descoberta foi que  ela é fundamental para formação dos ossos e que sua deficiência está relacionada com a osteoporose. Assustador é que a perda óssea é irreversível. A falta de dose adequada de vitamina D, resulta que apenas 15% do cálcio  e 60% fosforo, ingeridos, sejam absorvidos pelo nosso organismo  (Fonte: revista boa forma, março de 2011, página 106). Outra informação imprescindível é que não adianta só a suplementação alimentar, mas a exposição ao sol é fundamental, no horário entre 10:00 e 14:00, sem protetor solar, por um período de 15 minutos. Ainda, recentemente foi mostrado no Jornal Nacional, que no Rio Grande do Sul e em Curitiba a incidência de osteoporose é maior que nos outros estados, justamente por falta de sol.  Desta maneira, o sol é essencial para a fabricação da vitamina D absorvida pelo nosso organismo.

 

Um dos grandes problemas é que a população não toma mais sol sem protetor solar, por medo do câncer de pele. Ocorre que para a absorção da vitamina D, é necessário que tomemos sol sem protetor, e justamente nos horários em que estamos acostumados a fugir do sol ou usar bloqueadores solar. Agora, terei que prestação atenção nisso, tudo é questão de equilíbrio, a quantidade de sol necessária são apenas 15 minutos. Após isso tem que usar protetor. Os especialistas indicam que uma caminhada no sol após o almoço é o suficiente. Eu já tenho o hábito: todas as vezes que vou sair de casa, a primeira coisa que faço é passar o protetor.

 

Não é necessário tomar sol no corpo inteiro, a exposição das pernas e braços já é suficiente. Uma outra informação importante, inclusive meu filho me perguntou ontem, quando voltávamos para casa de carro, é que o sol que tomamos dentro do carro não funciona, pois o vidro atua como um barreira que atrapalha a absorção dos raios UV pela pele. Um grande problema para mim, que passo muito tempo dentro do carro.

 

Com relação aos alimentos, as principais  fontes de vitamina D são os laticínios, peixe como salmão, atum e sardinha e gema de ovo.  Alimentos que eu consumo diariamente. Amo gema de ovo, só não como mais porque é muito calórica. As pesquisas demonstram que a quantidade de vitamina D presente nos alimentos não são suficientes para suprir a nossa necessidade diária, por isso a importância do sol.  A dose recomendada pela Fundação Internacional de Osteoporose é cerca de 1000 UI ou 25 nanogramas por dia, de vitamina D. Agora, para termos uma idéia da quantidade da vitamina presente nos alimentos, como exemplo, um copo de leite integral (250 ml) contém 10 UI, uma gema de ovo 20 UI e um filé de salmão (100g) 200 UI. (Fonte: revista boa forma, março de 2011, página 106).

 

A vitamina D também atua na resistência das pessoas a contaminação por vírus e bactérias e ainda, quando contaminados, alcançam uma recuperação mais rápida.

 

Já com relação ao peso, os estudos ainda não são conclusivos, no entanto, a vitamina D está envolvida na produção da insulina, a sua carência reduz os receptores para insulina nas células, levando a resistência ao hormônio, com isso, o pâncreas tem que produzir mais insulina, sendo prejudicial ao processamento do açúcar, o que resulta em um acumulo de gordura e de substancias inflamatória, além do aumento de apetite. Todo diabético é gordo? Pensei nisso agora. Os que conheço, são. Recentemente um amigo que tinha diabetes, fez uma cirurgia de redução de estomago, uma técnica nova, justamente porque influencia, não sei como, na diabetes.  Tudo está interligado.

 

Outra informação que nos deixará felizes: a vitamina D adequada melhora a TPM. Vamos tomar sol?

 

Você já fez exame para ver dosagem de vitamina D? Somente no ano passado o medico me pediu, até então, nunca tinha me preocupado com ela. Agora terei que ficar lagarteando no sol, tem coisa que acontece para a gente parar mesmo. Como disse o Dr Lair Ribeiro : “ se não tivermos tempo para cuidar da nossa saúde, teremos que arrumar tempo para cuidar de nossa doença.”

 

 

Achei um artigo excelente sobre a vitamina D, vale a pena ler http://julianafloriani.site.med.br/index.asp?PageName=sol-20e-20vitamina-20d.

 

 

Um semana abençoada para todos.

 

Fontes:

  1. D a vitamina do Sol.  Revista boa forma. Março 2011. Páginas 104 a 107.

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26 comentários:

  1. Adoreeeei a reportagem!
    Se eu disser que NUNCA fiz exame de sangue vc acredita? Eu nunca fiz! Não sei como anda o meu organismo!
    Vou providenciar isso quando formos pro Brasil no final do ano!
    :))
    Eu bem que queria um solzinho! Mas Londres é a cidade do 'anuviado' sol que é bom mesmo tem beeeeeem pouco!
    Hehe!
    Beijocas, ótima semana!
    E cuida das vitaminas do corpo, heim!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, adorei a reportagem!
    Essas vitaminas no nosso corpo são fundamentais :D

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oii!! Em tempos de trabalhos com cargas horárias imensas o déficit de vitamina D é cada vez maior... E pensar que um solzinho todo dia já resolveria o problema...
    Quanto ao bolo vegano, eu sempre faço essa receita: http://www.anda.jor.br/28/11/2009/receita-basica-de-bolo-vegano e vou adaptando conforme o sabor... Se não quiser comprar Cacau, usa achocolatado sem lactose que dá na mesma.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi vivi, muito obrigada, vou fazer. Eu já uso o cacau, já estou acostumada....bjs

      Excluir
  4. Oi amada.
    Obrigada pela dica, estou usando uma colher de biomassa e ficou melhor. Fiz hoje com iogurte, ficou interessante.
    Sobre a vitamina D, todas as vezes que saio pra ir em algum lugar perto, uso protetor só no rosto e assim, pego sol nos braços pra dar aquela firmada na vitamina, rsrs.
    Então, minha filhota tá com sobrepeso também... já estamos cuidando disso, mas tenho um baita problemão: ela ADORA um doce. Brigadeiro é o favorito e preciso me equilibrar aqui pra que o consumo seja restrito, o que não é nada fácil!
    Mas estamos progredindo e ela se animou ao constatar que emagreceu 300gramas, rsrs.
    Fora isso ela come saudavelmente, verduras, legumes, frutas... e assim vamos caminhando.
    Boa semana. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem segredo tem que mudar alimentação e tem que falar sério com ela, e a verdade. Doce não serve para nada, só para engordar. Eu faço assim com meu filhote, ele já tem consciencia que tem que controlar. Assisto com ele quilo por quilo e outros programas sobre obesidade e ele tb sempre vai comigo nas reuniões do vigilantes do peso. Não é fácil. Mas se fecharmos os olhos, o problema será maior, né? bjão.

      Excluir
  5. Nunca fiz esse exame, mas como tomo muito sol sem e algumas vezes sem protetor acho que estou bem e o que não falta é sol nesse nordeste
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas é bom não descuidar da saúde, consulta médica e exames tem que ser regular...que delícia nordeste...bjs.

      Excluir
  6. eu tbem nunca fiz esse exame se fiz nunca falaram nada rs. obrigada pelas informaçoes. um beijos gi otima semana para vc

    ResponderExcluir
  7. Eu também fiz o exame e deu muito baixo então tomei a vitamina e tento lembrar sempre de pegar sol. A médica me disse que a falta de vitamina D nos deixa cansados e desanimados. Foi assim com alguém?

    Att,

    Karola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida, sabe que agora vc falando eu tenho notado que ando muito cansada...mais do que o normal...precisando dormir bem mais do que antes...puxa, espero que isso melhore com o remédio...bjs

      Excluir
  8. Eu nunca fiz o exame, mas como nordestina de nascimento, corpo, alma e coração sei que sol na cuca é o que não falta aqui pra mim... e eu tomo sol sem protetor na maioria dos dias.
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Preciso tomar sol, mas nao gosto, me da dores de cabeça kkk

    ResponderExcluir
  10. Diva que matéria boa essa,não me lembro de meu médico pedir exame sobre vitamina D.
    Bem esclarecedora + acho que deve estar tudo ok comigo,pq os alimentos que são fontes dessa vitamina eu sempre consumo e faço minha caminhada já com o solzinho lá no zlto.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post!!! Minha estratégia é não passar protetor quando vou à academia pois são 15 minutos de caminhada pra ir e 15 pra voltar, então faço 30 minutos de sol bom, o da manhã e o resto do dia uso protetor ;-) E tomo multivitamínico e multiminerais há uns 4 anos todos os dias, para suprir qualquer deficiência da alimentação, que nem sempre dá pra incluir todos os nutrientes necessários.
    Beijocas e ótima semana :-)
    Carla Pancha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aí qdo é sol, é sol, né??? esses multivitamínimo são indiação médica? e vc toma direto? é marca que tem no brasil? bjs

      Excluir
  12. Menina, nunca fiz este exame, mas devo estar carente de vitamina D, quase nunca tomo sol.
    Excelente seu post, bjus!!!

    ResponderExcluir
  13. Olaaa! Finalmente de volta. Estou feliz por estar aqui novamente te acompanhando. Interessante essa informação, nao sabia sobre a absorção da vitamina D precisava de sol sem protetor solar. Bom, beijos e obrigada pelo carinho viu! Vocês sao mesmo muito especiais pra mim, bom demais estar de volta.

    ResponderExcluir
  14. A vitamina D eh muito importante mesmo.. Um época eu tambem estava com uma certa deficiencia dessa vitamina.. mas tomas os devidos cuidados agora ta td bem ^^
    Ahh! Você me perguntou qual programa eu uso pra deixar as fotos bonitinhas lá no blog... É o PhotoScape! Super fácinho de mexer! E não precisa comprar não... É só fazer o download em sites como o baixaki e sair usando! ^^

    Um super beijo!

    http://yarinhafernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Seu comentário é muito importante para mim. Volte Sempre! Que Deus ilumine o seu dia!