Almoço em família no domingo é tudo de bom. Melhor ainda quando o prato escolhido sai perfeito.
Faz tempo que eu e o marido tentamos fazer nhoque mas não dá certo. Um vez colocamos tanta farinha de trigo para chegar ao ponto que deu nhoque para mais de um mês e, o nhoque de batata virou de farinha.
Nesta semana vi uma receita super fácil no programa Homens Gourmet (Bem Simples), e resolvi fazer.
A receita é a seguinte:
1kg de batatas.
200 g de f. de trigo.
1 gema.
sal a gosto.
O legal na quantidade de farinnha é que o apresentador ensinou a dividir a massa em quatro, tirar uma parte e completar essa parte com a farinha de trigo, essa seria a quantidade correta. Deu super certo Essa divisão é apenas para não errar na quantidade de farinha. A parte da massa que retirou é colocada novamente.
Você só coloca a gema e o sal após ter misturado toda a farinha. Após a massa estar pronta faz-se rolinhos e corta em pedacinhos, do tamanho do nhoque.
Eu usei a nhoqueira. Mas você pode fazer rolinhos com a massa e cortar. Vai cozinhando e colocando os bolinhos des nhoques em água gelada para inibir o cozimento e não ficarem muito moles.
Depois de cozidos os coloquem em uma assadeira de vidro e intercalem fatias de queijo e molho de carne moída. Termine com queijo. Leve ao forno para gratinar. Eu sempre faço molho a bolonhesa com proteína de soja texturizada.
Retirar do forno e acrescentar a rúcula e manjericão picados, por cima.
Todos elogiaram muito. Ficou mesmo muito bom. Essa receita eu só participei com idéia, quem colocou mesmo a mão na massa foi o maridão.
Publicado em setembro . 2011