Enfim chegaram as festas, esse no passou muito rápido, o que nos assustam é que dezembro é um mês bem complicado para todos os que buscam uma alimentação saudável e, consequentemente, um peso estável. Eu sofri muito nesse período para conseguir manter o meu peso, fui aprendendo com os meu erros, a sobreviver nesse mês, sem comprometer o meu peso saudável.
A dificuldade em manter o peso ocorre porque dezembro é tradicionalmente um mês de festas. O mês todo as pessoas fazem confraternizações com amigos, parentes, companheiros de trabalhos, colaboradores e clientes. Ou seja, é um mês no qual tudo é motivo para comermos.
Também, contribui para a oscilação da balança o hábito de troca de presentes no dia de Natal, para cumprir essa tradição as pessoas saem muito para fazerem compras, e desta maneira, acabam comendo na rua o que dificulta a alimentação saudável; Sem falar nos horários, ficam todos loucos, não conseguimos nos alimentar no horário correto, o que atrapalha bastante manter o nosso peso. Quando comemos fora do horário, acabamos comendo mais. Outra coisa é que um gordinho com fome perde o juízo e come tudo e mais um pouco e logicamente, só engordice, eu com fome, nunca fui procurar uma salada para comer e você???? Quando estamos com fome não raciocinamos e só vem à nossa mente alimentos porcarias.
Isso tudo é fato, e sabemos que acontece. Agora, o que devemos fazer para mudar isso?
Em primeiro lugar temos que mudar uma tradição milenar, não é fácil. Não vamos mudar os outros, mas temos que mudar nós. Eu participei de um treinamento sobre motivação e que o palestrante falou uma frase que me marcou muito e que, além de ser verdadeira , serve para todos as relações de nossa vida:
Ou seja, só podemos mudar nós, então temos que parar de colocar a culpa nos outros e mudar a nossa vida. Digo isso em todos os sentidos.
Já com relação ao mês de dezembro, devemos parar de sair todos os dias para fazer compras e, também de gastamos sem necessidades. Já percebeu o tanto de coisas que você compra sem necessidade, apenas embalada na empolgação coletiva?? Esse não é um período propício para fazermos compras, pois além dos valores estarem, sempre, aumentados, a loucura da magia do Natal acaba nos envolvendo de forma a gastar sem necessidade.
Além do mais, o hábito de troca de presente é algo tão antigo e tão capitalista como própria criação do capitalismo. O Natal é nascimento de Jesus. Quem deve ganhar presente é o aniversariante e não nós. Não há necessidade nenhuma de ficar trocando presentes e se quer fazer isso, devemos fazer uma lista e sair já com destino certo e tempo programado. Eu não sou contra trocar presentes, adoro ganhar presentes, e se eu gosto de ganhar, também devo gostar de dar, a reciproca sempre é importante. Em tempos atuais não dá para comprarmos coisas caras, por isso, é sempre lembrancinhas. Acho legal nos programarmos e ir comprando ao longo do ano e guardando. Durante o ano, a gente sempre vê alguma coisa e lembramos de alguma pessoa, se já formos comprando e já guardando, ao chegar no final do ano, além de não termos a correria natural desse período, nem comilança desnecessária, com certeza, economizaremos bastante.
Assim, se não ficarmos saindo todos os dias do mês de dezembro, para irmos em shopings ou lojas para fazermos compras, iremos diminuir a comilança fora de casa e assim as calorias ingeridas. Nota-se, ainda, que nesses período, todos os locais estão lotados e muitas vezes temos que ficar horas para conseguirmos um vaga em algum restaurante ou mesa em shoping, além, de muitas vezes, acabarmos optamos por outro tipo de comida, apenas pelo locação de um restaurante com comida mais saudável.
Já com relação as festas de confraternização que se prolongam o mês todo, temos que usar algumas estratégias para não extrapolar nas calorias. Algumas dicas:
1. Faça um lanche saudável e leve antes de ir, para não ter que exagerar na festa, que na maioria das vezes, só há comidas gordurosas;
2. Se for uma festa em algum restaurante, bar ou confeitaria, veja o cardápio antes, isso é muito fácil, basta entrar na internet. Feito isso, faça sua escolha do que irar consumir antes de sair de casa, isso te ajudará a economizar dinheiro e calorias.
3. Se for uma festa daquelas em que se divide pratos, não tenha duvida, leve uma salada de verduras ou de frutas. Faça um prato leve e saudável. Você vai se surpreender com a aceitação das pessoas. É bem comum notarmos que as pessoas não comem saudável porque não conhecem uma boa alimentação saudável.
4. Com relação a bebida também é necessário ter atenção especial. Se você gosta de consumir bebida alcoólica, neste período o seu cuidado deve ser redobrado, pois não há coisa com mais coloria vazia do que as bebidas alcoólicas. Se gosta de cerveja, é bem legal intercalar com um copo de água, também vale para outras bebidas. Quando você faz isso, acaba bebendo menos, além de gastar menos, também terá ingerido menos calorias. Ainda, as bebidas com álcool, além do problema das calorias, temos que ter sempre em mente o problema que o álcool traz para nossa saúde. Não precisamos eliminar totalmente as bebidas alcoólicas de nossas vidas, mas a moderação é muito, mas muito importante. Outra coisa, há necessidade de escolher o motorista que não bebe. Não coloque a sua vida e a dos outros em risco. Uma latinha de cerveja pode sim, alterar a sua percepção. Acredite nas pesquisas. Se for beber, não vá de dirigindo!!!
5. O mesmo vale para bebidas não alcoólicas, pois todas tem calorias. Os refrigerantes devemos diminuir o seu consumo cada vez mais, pois além de engodar, eles ainda causam celulites e possuem uma quantidade imensa de sódio trazendo malefícios para nossa saúde. Os sucos naturais, também são calóricos, mas fazem uma grande diferença para nossa saúde. Uma coisa importante, a ser considerada, é com relação ao preço, não devemos nunca, colocar o valor das alimentos em detrimento de nossa saúde, afinal, ainda, os alimentos saudáveis são mais caros, essa é uma das razões que as pessoas optam pelo refrigerante ao invés de um suco. Lembre que caro são os remédios.
Se utilizarmos essas estratégias com certeza estaremos economizando um monte de calorias e deixando de acumular gorduras em nossa barriga.
Passado o período que antecede as festas. O mais grave vem a ser as festas propriamente dita. Geralmente a festa de Natal ocorre na casa de algum familiar, desta maneira, fica mais fácil prepararmos um prato leve para levar. Não é nada chato, hoje isso é muito comum. Também, há a possibilidade de sugerirmos um cardápio, caso não seja possível levar um prato. Enfim, em sendo casa de familiar, há como negociar o que será servido. A parte bem importante, e muitas vezes a mais engordativa, é a sobremesa, portanto, podemos nos oferecer para fazer essa parte e, assim, além de mostrarmos que se pode fazer um doce com baixa caloria e saboroso, damos a oportunidade de outras pessoas se interessarem por uma alimentação saudável.
Já durante a ceia de natal ou o almoço, é importante que nos programemos antes de irmos para a festas. Devemos fazer uma programação mental ou escrita do que vamos comer. Não é nada difícil imaginarmos o que vai ter para comer, pois geralmente é sempre a mesmas coisas. Mesmo que tenha algo diferente não erraremos muito.
Outra coisa, temos que ter em mente que a comida do mundo não vai acabar depois da festa de Natal, por isso, não precisamos comer tudo. Também não somos camelos, não estocamos comida em nossa barriga, só em forma de gordura.
Também devemos perder o hábito de levar o resto da festa para nossas casas. E, se a festa for em nossa casa, a gente tem que distribuir a festa. Nada de ficarmos com um monte de comida em casa, principalmente sobremesas. Divida as calorias.
Não devemos comer até passar mal, mas comermos para nos alimentar. Nos dias de festas devemos aproveitar para experimentarmos coisas diferente ou comer o que mais gostamos e não comemos rotineiramente. Eu, particularmente, tenho evitado experimentar pratos novos, digo que já tenho pratos velhos demais para deixar de gostar, não quero conhecer mais um para sofrer para deixar de comer.
O mesmo se dá com relação a festa de Ano Novo, a única diferença é que essa, no geral, ocorre em casa de amigos, restaurantes, praia, etc. Tome os mesmos cuidados acima e conseguirá chegar no dia primeiro de janeiro com o mesmo peso do dia primeiro de dezembro.
BOM NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÃOES!!!
JESUS NASCEU!!! QUE RENASÇA EM NOSSOS CORAÇÕES!!!
Passei para desejar um feliz ano novo. Desejo que as bençãos de DEUS acompanhe você e sua família e que tudo o que você não conquistou em 2014 possa ser alcançado em 2015. Verdade que tudo tem um tempo certo, mas não podemos estacionar e cruzar os braços. Por isso vamos enfrentar 2015 com fé, força e foco em todos os nossos planos. Que DEUS possa abrir novas portas e até criar novos caminhos. Que possamos estar juntas no ano que vem nos apoiando, com novas tentativas sem nunca desanimar. Um forte abraço, felicidades mil.
ResponderExcluirAi nem me fala, muito doce, muita carne gordurosa, arroz... mas é como você diz, tentar se controlar! Escolher bem e se satisfazer por ter se cuidado.
ResponderExcluirFeliz Natal Atrasado e um próspero ano novo!
Saudações Srta Equilíbrio! Timidamente eu volto a blogas e encontro uma otia postagem! Feliz 2015! Biejos e abraços!
ResponderExcluir