terça-feira, 26 de março de 2013

QUAL O SEU COMPROMETIMENTO COM O SEU EMAGRECIMENTO?

 

comprometimentocomemagrecimento

 

A pergunta é pertinente, porque é necessário que  estejamos, seriamente, comprometidos com nosso emagrecimento para atingirmos o sucesso.

Emagrecer é um processo que não é simples, que não é fácil. Vai levar tempo e demandar comprometimento de nossa parte.  Na vida, a única coisa que ganhamos com facilidade é peso, fora isso, tudo que quisermos conseguir, demanda empenho. Por isso, não dá para querer emagrecer se não nos programarmos para termos um tempo para cuidar do nosso emagrecimento.

Vamos ter que separar um tempo de nosso dia/semana para:

  1. comprar alimentos saudáveis;
  2. preparar nossa alimentação;
  3. Fazer um cardápio diário/semanal/mensal seja no papel ou na mente;
  4. Monitorar a ingestão alimentar, seja em agenda/computador/programas de celulares. O importante é que anotemos tudo que consumimos diariamente, tudo mesmo.
  5. Será importante estarmos por dentro de alimentos que possa ajudar o nosso emagrecimento, para isso temos que pesquisar, que ler revistas, livros, grupos no face, blogs, enfim, o que melhor nos satisfaz enquanto informação.
  6. Vamos precisar de um certo tempo para fazer atividade física, essencial para a nossa saúde.

 

Não podemos esquecer que o nosso emagrecimento funciona como uma auto pesquisa, onde nós vamos conhecer o nosso corpo, através da ingestão de alimentos diferentes e descobrindo como eles funcionam em nosso organismo. O que funciona bem para o meu emagrecimento, pode não funcionar para o seu. Destaca-se que de tempos em tempos há alimentos da moda, dieta da moda. Não importa o que vai seguir, o importante é que funcione para você.

Importante esclarecer que o nosso emagrecimento é definitivo, por sua vez dietas são temporárias, e quando elas acabam, o emagrecimento também termina, dura, exatamente, o tempo que dura a sua dieta. Por isso temos que fazer reeducação alimentar, sendo certo que vamos:

  1. Aprender a comer de maneira correta, sem exageros;
  2. Aprender qual é o momento que devemos parar de comer;
  3. Aprender  a diferença entre estar com fome e estar com vontade de comer;
  4. Aprender a diferença entre estar cheia e estar satisfeita.
  5. Aprender a apreciar sabores diferentes;
  6. Aprender a aceitar mudanças de alimentos;
  7. Aprender a experimentar antes de dizer que não gosta;
  8. Aprender a incluir mais alimentos saudáveis em nosso rotina alimentar;
  9. Aprender a importância de consumirmos alimentos funcionais;
  10. Aprender a comer no horário ( 3/3h ou 2/2);
  11. Aprender a tomar mais água;
  12. entre outros aprendizados que iremos descobrir ao longo do processo de emegrecimento definitivo.

O emagrecimento é um processo demorado, é dia a dia, é mudança de hábito com resultado positivo não só para a autoestima como para a sua saúde.

A introdução de alimentos saudáveis em nossa dieta alimentar muda a nossa vida em todos os sentidos. Quando comemos menos gorduras ruins e passamos a consumir mais gorduras boas: azeite, linhaça, abacate, amêndoas, castanha do para entre outros alimentos, nosso humor muda, ficamos mais felizes, parece que ocorre uma limpeza em nosso organismo, fazendo com que sejamos mais felizes.

 

Não tenha pressa, eu costumo dizer que não ganhamos o peso da noite para o dia, por isso não devemos querer emagrecer do dia para noite. Assim, se já faz 8 anos que você está gorda, que tal se programar para emagrecer em 4 anos? Porque vai querer emagrecer em 4 meses, se levou  96 meses para ter o peso que tem? Eu fiquei 9 anos gorda, estou em torno de 4 anos em processo de emagrecimento. Já teve hora que desanimei. Mas hoje já estou mais consciente, cheguei a maturidade do meu emagrecimento, hoje compreendo que meu corpo necessita de um tempo para aceitar o novo peso e ficar nele e, que quando isso acontece, o peso antigo não volta mais.

 

A querida Carla Pancha escreveu um post muito interessante sobre o mesmo assunto, vale a pena ver: Ano 2 – Dia 24: Analisando as pessoas de sucesso no emagrecimento.

 

Experimente essa mudança em sua vida!!! Você vai ver que terá ótimos resultados. Vamos juntos vencer essa batalha???

Conte-me o que já sabe do seu organismo, o que já aprendeu no processo de emagrecimentos. Que mudanças positivas já conseguiu fazer.

Um dia de muitas bençãos para você.

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb

26 comentários:

  1. Parei para pensar no meu comprometimento hoje mesmo: andava a quase zero. Preparação para mudança! Repensar mais uma vez e agir!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. oie
    eu sou bem comprometida com meu emagrecimento, o unico problema é os finais de semana, onde tem muita coisa boa em casa, haja resistencia hehe
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post como sempre. É isso mesmo a gente quer emagrecer mas nem sempre está pronto para fazer as mudanças necessárias e se a balança não nos sorri já achamos q não está adiantando nada. Amei as reflexões q seu post gerou em mim. Bjks

    ResponderExcluir
  4. adorei o post ... falou tudoooooooooooooo .... as vezes meu corpo tem mais comprometimento com minha dieta do que minha mente ... uma vez ouvi de um psicologo que tenho que pensar como uma pessoa magra ... e assim tento ser .. beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa que post maravilhoso, sim vc disse tudo devemos nos organizar para ter sucesso no emagrecimento...
    bjinhos e tenha uma ótima terça

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, ele está sensacional. Eu percebi que ainda tenho muito que aprender quanto a RA de verdade... Final de semana pra mim é um CAOS e não sei como comer coisas em pequenas quantidades nesses dias...rs

    Mas vou tentar pegar algumas dicas e mudar um pouco...

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito pertinente o teu post...percebo que não estou 100% comprometida com meu emagrecimento!Sei o que faz bem e o que engorda.Pastel não pode.Fruta sim.Água muita, refri não.Claro que a gente escorrega, ocorre de vez em quando, mas tem que ter disciplina, foco.O meu tá embaçado...rs...Ontem pelas 22 h bateu aquela fome, cortei um kiwi e comi com meio pote de iogurte Activia. Pronto,escovei os dentes e fui dormir!Uma semana abençoada e iluminada a todos deste cantinho especial!!Continuo postando anônimo pois não consigo de outro jeito...jurássica!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei do post. Realmente o emagrecimento é decorrente da mudança de hábitos e não um milagre instantâneo.
    E haja paciência para isso... rs....

    Mas o resultado será duradouro.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente. Se emagrecer é um objetivo, então tem que ser levado a sério. Eu estou no processo. Mesmo não precisando perder muito peso, precisei eliminar os kilos que adquiri quando cheguei aqui em Curitiba (essas padarias e esse frio acabaram com minha boa forma - rss). Estipulei prazos, cardápio novo e perseverança nos exercícios físicos. Até o lixo da minha casa mudou... Muita casca de fruta, potinho de iogurte, essas coisas...
    Bjs!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Post nota 10!!
    É isso mesmo, emagrecer requer empenho e paciência.
    E maior verdade ainda é ganhar peso... é fácil mesmo
    por isso precisamos ter um bom planejamento e força de vontade.
    Hoje eu chamei meu post de trabalhando minha ra, por isso mesmo,
    temos que nos comprometer para chegar a um peso saudável.
    Parabéns pelo post.
    Beijão

    http://papodemulheremaisumpouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acho que depois de sentar, parar, pensar e planejar... Estou começando a entender todo esse ciclo de adaptação para que possa criar a disciplina e levar o emagrecimento como algo pra vida e não só por um período.

    A cada postagem sua eu estou me descobrindo e revendo conceitos para o meu processo de emagrecimento.

    Obrigada!

    Beijo Charmoso :*

    ResponderExcluir
  12. Tá ai uma pergunta que sempre faço.
    Sei tudo que preciso pra emagrecer e me manter no peso, mas muitas vezes acabo negligenciando muitas coisas e tudo desanda!
    Mas quando efetivamente me comprometo, as coisas fluem e eu emagreço.
    Desde o início, lá em 2008, muitas coisas mudaram, pra melhor.
    Emagreci, mas me manter no peso desejado, (até já estive nele) não tem sido muito fácil.
    Então, a palavra de ordem a partir de já - comprometimento.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  13. Pôxa, gostei do post e tô me sentindo feliz.
    Tô comprometida com meu emagrecimento, tô comprometida comigo!
    Isso me faz muito feliz!!
    bjos
    http://pesodos30.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. muito verdade tudo isso, como sabe para mim está sendo dificil esses dias, mas eu sei que tem que partir de mim neh?

    obrigada pelas ideias compartilhadas!!

    bjinhos

    http://umanovaformanova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. verdade em!!
    hj eu sei mto pq pesquiseei bastante sobre r.a!!
    mas vamos com força!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente amei a postagem. Tá tudo bem explicadinho... as dicas são preciosas!!!

    ResponderExcluir
  17. isso tudo é muito valido quando temos uma meta a seguir
    acho que ter disciplina é a alma pra coisas comecarem a fluir

    amei o post

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post!
    Tudo a ser muito bem lembrado a cada momento... para obter bons resultados!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  19. e não é só a meta com a balança , é com nosso bem estar, nossa saude e força de vontade.

    ResponderExcluir
  20. Que post interessante, amiga!
    Essa coisa da pressa é complicado. Acho importante exercitar a paciência na RA. Respeitar o ritmo do nosso corpo é imprescindível para um emagrecimento saudável e duradouro. Beijão.

    ResponderExcluir
  21. oi amiga, o seu post chegou no momento perfeito para mim. Obrigada!

    Sobre o hambúrguer de soja: você precisa ir acrescentando a farinha de aveia e pode precisar um pouquinho a mais além da receita (eu não gosto muito seco) e também pode acrescentar a farinha de trigo integral. É uma coisa meio na 'sensação', no olho mesmo. Já fiz cestinhas de papel alumínio para assar e não esfarelar. Desculpa não ter passado as dicas antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Muito bom seu post de hoje, é isso mesmo que voce disse com seu texto. Emagrecer não da pra ser de uma hora pra outra. Emagrecer devagar é muito mais saudável e o organismo vai se adaptando ao novo peso e não engordamos tão fácil novamente.
    Beijos e uma ótima noite!!!

    ResponderExcluir
  23. oiee
    tenho pc em ksa sim..vou pesquisar algumas danças..nao seria nada mal ne..ontem consegui fazer alguns abdominais

    bjao

    ResponderExcluir
  24. Gostei bastante do seu post, bastante didático e esclarecedor..e como disse cada organismo reaje de uma maneira no processo de emagrecimento. Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  25. Oi florzinha..
    Extamente tudo isso é muto imporante para seguirmos certinho nossa dieta!!
    beeijoks
    feliz pascoa

    ResponderExcluir
  26. Ótimo post, como boa administradora, aprendi que ate da reeducação alimentar. precisamos planejar, orgnaizar, dirigir e controlar...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Seu comentário é muito importante para mim. Volte Sempre! Que Deus ilumine o seu dia!