sábado, 1 de junho de 2013

MONITORAMENTO ALIMENTAR–SUA IMPORTÂNCIA PARA O EMAGRECIMENTO.

 

Não é segredo para ninguém, que monitorar a nossa alimentação é importante para o nosso emagrecimento. Isso já sabemos. Agora, porque isso funciona? Qual a diferença de quando anotamos o que comemos e quando não anotamos? Simples: o fato de anotarmos já é um controle para o nosso cérebro, que faz com que a gente diminua o consumo alimentar. Só o fato de anotar tudo o que consumimos, não precisa nem calcular calorias, pontos, propontos ou qualquer tipo de quantificar os alimentos ingeridos, basta anotarmos para já diminuirmos, inconscientemente, o que comemos. Pode ser psicológico, acho que é, afinal, o que na vida não é psicológico?

 

O  melhor horário para fazermos as anotações é logo após consumir. Isso porque, nesse momento a nossa mente ainda está fresca e lembramos exatamente o que comemos. Na correria do dia a dia, se deixarmos para anotar no final do dia, é bem capaz de não anotarmos a metade do que realmente comemos. Isso, também, é psicológico, primeiro porque esquecemos mesmo, e segundo porque não queremos lembrar do exagero que cometemos.

 

Tirar a foto na hora que comemos também funciona, mas você tem que tirar de tudo que come e não vale arrumar a desculpa que não está com a maquina fotográfica, pois com certeza o celular está no bolso e mesmo que a foto não fique boa, os alimentos você consegue identificar.

 

Se você não faz nenhum tipo de controle da sua alimentação, comece a anotar e vai ver o quanto irá emagrecer.

 

Analisando as minhas anotações do dia de ontem e o de hoje, verifica-se a grande diferença de unidades de propontos consumidos. Ontem ficou em 25 propontos e hoje em 48 propontos, veja o exagero. No entanto, da mesma maneira que não passei fome ontem, hoje, também não fiquei estufada de tanto comer. O que ocorreu, então? A resposta está nas escolhas feitas ao longo do dia: de hoje muito menos saudáveis e mais gordurosas. Fazendo essa autoanalise da alimentação desses dois dias, já sei que amanhã terei que me controlar: fazer escolhas inteligentes e aumentar a atividade física.

 

DSC00349

DSC00346

 

FOTOS MINHA ALIMENTAÇÃO:

 

QUINTA:

30.05.2013 01230.05.2013 01528.04.2013 020PIPOCA

 

 

SEXTA

 

26.05.2013 01030.05.2013 00230.05.2013 01616.05.2013 02330.05.2013 02230.05.2013 017

almoço e jantar: quibe assado recheado com queijo. Patê de berinjela, tomate seco e azeitona. Salada de soja.

 

DICA PARA OBSERVAR NO FINAL DE SEMANA:

 

DSC00348

 

 

Como é a sua experiência com o monitoramento de sua alimentação?

 

Um final de semana abençoado com muita atividade física e um total controle alimentar.

 

 

 

17.04.2013 038

 

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb

16 comentários:

  1. Oiee!
    Realmente, quando anoto tudo que como percebo onde errei e onde acertei.
    Temos mesmo que tomar muito cuidado, só assim quem deseja emagrecer chega no caminho certo.
    Bjnho e ótimo fim de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, eu gosto de fotografar as refeições, pois assim me policio com o tamanho das porções, de fazer um prato colorido e mais saudável. Também anoto, mas preciso anotar na hora que como pois se deixo para depois acabo esquecendo, fotografando também me ajuda nesse ponto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. nao tenho habito de fotografar todas as refeições , meu cel é muito ruim pra isso

    ResponderExcluir
  4. Eu tiro fotos, pra mim é mais facil do que escrever, rss
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Vc está seguindo o propontos né? comecei agora, ainda estou me adaptando, mas tb tenho anotado tudo. Baixei um aplicativo gratuito que é mistura de diario com calculadora do VP, é o Diet Watchers Diary, bem legal.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu faço vigilantes do peso, vc tb...gostei da dica, não conheço esse aplicativo, vou procurar..bjs

      Excluir
  6. Teve uma fase em que anotava tudo o que comia, depois desencanei e abandonei o caderno. Na verdade, gostaria de não ter que me "monitorar" quero, realmente, comer certo de forma natural. Mas, com certeza, é necessário sim anotar para termos consciência do que estamos fazendo na nossa alimentação.
    Beijos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gente que tem esse problema de "engordice", acho que tem que ser para o resto da vida!!! afff...mas vamos que vamos...bjs

      Excluir
  7. Na minha opinião essa é a parte mais importante. Só assim a gente consegue ver o que estamos fazendo de certo ou de errado e corrigir! :D

    ResponderExcluir
  8. Oi adorei seu blog..no começo da minha reeducação alimentar eu marcava tudo que comia numa agenda e isso me ajudou muito,ai como tudo que começo eu paro,parei de anotar,mas percebi que está na hora de voltar a anotar..
    Beijos com charme
    Shai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso que acaba a acontecendo, né? a gente vai relaxando e vai engordando...temos que ficar atentas sempre...bjs

      Excluir

Obrigada por sua visita! Seu comentário é muito importante para mim. Volte Sempre! Que Deus ilumine o seu dia!