sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O que encontrei na Bíblia

 

 

biblia

 

“(…) O rei lhes perguntou: "De acordo com a lei, o que se deve fazer à rainha Vasti? Ela não obedeceu à ordem do rei Xerxes trans­mitida pelos oficiais".

Então Memucã respondeu na presença do rei e dos nobres: "A rainha Vasti não ofendeu somente o rei, mas também todos os nobres e os povos de todas as províncias do rei Xerxes, pois a conduta da rainha se tornará conhecida por todas as mulheres, e assim também elas desprezarão seus maridos e dirão: 'O rei Xerxes ordenou que a rainha Vasti fosse à sua presença, mas ela não foi'.

Hoje mesmo as mulheres persas e medas da nobreza que ficarem sabendo do comportamento da rainha agirão da mesma maneira com todos os nobres do rei. Isso provo­cará desrespeito e discórdia sem fim.

"Por isso, se for do agrado do rei, que ele emita um decreto real e que seja incluído na lei irrevogável da Pérsia e da Média, determinando que Vasti nunca mais com­pareça na presença do rei Xerxes. Também dê o rei a sua posição de rainha a outra que seja melhor do que ela.

Assim, quando o decreto real for proclamado em todo o seu imenso domínio, todas as mulheres respeitarão seus maridos, do mais rico ao mais pobre (…)". livro de Ester Cap 1, 15-20)

 

O que você acha disso?

Um boa sexta feira. Deus te abençoe, a você e sua família.

 

 

assinatura-blog_thumb_thumb

7 comentários:

  1. Bom, pode até parecer machismo, porém na época era uma total falta de respeito. E a nação em que isso aconteceu era pagã. Porém, se o rei fosse tão machista assim, como ele teria oferecido a Ester até metade de seu reino se ela quisesse?
    Além do mais se tudo isso não tivesse acontecido, Ester jamais teria sido escolhido rainha e salvado seu povo.
    Ahh... e acho que as esposas devem respeitar seus maridos ainda hoje, assim como os maridos devem amar as esposas. Se todos cumprissem os requisitos da Bíblia haveria mais amor no mundo, em casa e dentro de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Priscila. Não é questão de machismo, até porque eles nem tinham esse conceito. É necessário olhar a época. Um rei, em qualquer reino, não devia ser desobedecido. Imagina um rei persa, ainda por cima, que estava conquistando tudo e mais um pouco que podia? Fora que muitos desses reis, eram considerados deuses e ai de quem não o adorasse. Só ver os registros históricos que a arqueologia nos traz hoje. Tem registro de rico (egípcio, acho) que mandou matar servo porque derramou copo de vinho. Os romanos eram craques em maltratar as pessoas por qualquer motivo. A rainha Vasti ainda saiu no lucro, não mandaram matá-la. É bem certo que ela se sentiu ofendida de ser exibida como um objeto ou troféu e foi muito corajosa e preferiu a sua dignidade, mas era assim na época. Um rei não podia ser desobedecido. Lembre-se: a Bíblia conta a história do povo de Deus e foi escrita por mais de 70 escritores de épocas e costumes diferentes, portando não deve ser lida e julgada exclusivamente sob nosso olhar de cultura tão diferente. Ela não é um livro onde tudo é às mil maravilhas: ela traz os erros e acertos das pessoas, não esconde nada. Quando lemos sobre outros povos, outros costumes da antiguidade, geralmente a gente não liga, acha normal porque era em outra época, mas quando é a Bíblia, parece que a gente quer ocidentalizar a coisa. Outro ponto que a Priscila bem lembrou: o rei Xerxes amava Ester ao ponto de dizer que lhe daria metade do reino, se ela assim o desejasse. E palavra de rei não voltava atrás, ele não podia depois dizer que estava brincando se ela pedisse isso. Tanto é que ele não pôde retirar o seu decreto de mandar matar os judeus que moravam em seu reino (que aliás foi ideia de Hamã, movido pelo seu amor próprio ferido, néam?) A história de Ester é tão rica, que essa questão da Vasti, por mais que achemos injusta, é coisa pequena. Deus usou Ester de uma maneira extraordinária. Ela tinha o coração do rei em suas mãos, ele foi conquistado por ela. Foi uma mulher sensacional.

      Excluir
    2. Aaaaah, esqueci de mencionar! Pensa que coisa engraçada: um bando de homem, tudo alta estirpe, morrendo de medo de uma mulher e só conseguiram resolver o problema com um decreto real. Veja a força das mulheres.

      Excluir
  2. Ah tem tanta coisa na biblica que eu acho o ó do borogodó.. mas kem sou eu pra discutir..rs
    bjokas lindeza

    ResponderExcluir
  3. Amiga parabéns pelo post, é linda essa parte da bíblia!
    Parabéns para a amiga acima Priscila Gomes, faço das palavras dela as minhas também.
    Infelizmente o mundo que vivemos hoje boa parte das mulheres não se dão mais o respeito. Meu marido me respeita por que eu sempre respeitei ele e vice e versa. Mas a base de tudo é o amor. Não é "obedecer" o marido, isso é diferente, é reciprocidade, cumplicidade.. em fim.

    Beijos querida, bom fim de semana!

    http://papodemulheremaisumpouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por retribuir a visita! Ahh...e você acha que eu não exagerei porque não viu quantos biscoitinhos eu comi ao longo do dia, rsrs...
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Seu comentário é muito importante para mim. Volte Sempre! Que Deus ilumine o seu dia!