quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE–DOENÇA CRONICA

logo-emagrece-brasil

 

Boa noite amigos, como estão a jornada rumo ao emagrecimento definitivo?  Não é fácil, mas não podemos desistir, podemos pensar em desistir, podemos querer desistir, mas não podemos sucumbir ao gordo que há dentro de nós.

 

Desde 2008  dia 11 de Outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade( Lei nº 11.721 – 2008), para mim não precisava nem dia  e nem de Lei. No entanto, o nosso país gosta de Leis. Fiquei pensando para que serve essa lei? Uma coisa é certa, precisamos lembrar que a população está aumentando de tamanho e ficarmos atenta a isso. 

 

Eu percebo que o tamanho das pessoas aumentou, passou ser normal uma pessoa pesar mais de 90 quilos, não achamos isso gordura. Os nossos olhos acostumaram com pessoas maiores. Prestem atenção nisso, é normal percebemos que a pessoa tá gorda quando ela já está beirando a obesidade mórbida. Quando o excesso de peso é em torno de  15 a 20 kg não damos ateção. Eu emagreci 17,5 kg, e as pessoas que convivem comigo não acreditam que perdi tudo isso, duvidam, tenho que mostrar o cartão do vigilantes do peso. Uma pessoa que está com 10 kg acima do peso,  achamos que ela está gordinha e tornou-se normal, já quando estamos  5 kg acima do peso saudável, é comum não  percebemos isso em um simples olhar, e classificamos a pessoa como magra.

 

 

Na minha infância, pessoas com esse tipo de obesidade eram casos raros, a gente contava no dedo, eu me lembro de um único homem gordo em toda a cidade que morei na infância, todo mundo o conhecia, por outro lado, hoje basta você andar nas ruas e começar observar para perceber que crescemos em largura.

 

Eu não sou a favor da magreza, pelo contrario, gosto de homem e mulher com um pouco de carne, mas esse pouco de carne é possível estando em um peso saudável. Nada em excesso, o excesso é sempre pecaminoso.

 

Há vários motivos para a obesidade está aumentando, em primeiro lugar, acredito que é a correria do dia a dia que nos faz ficar sem tempo para o preparo da alimentação e, em segundo lugar, é o sedentarismo, justamente pela falta de tempo resultante da correria do dia a dia, ou seja, um circulo vicioso.

 

Como sair desse circulo?

circuloviciosogordura

 

Para fazermos uma alteração disso tudo é necessário querer, não tem como a gente obrigar uma pessoa a fazer alguma mudança em sua vida, principalmente quando essas mudanças requerem sacrifícios e desapegos. Uma coisa é certa, isso não está relacionado com crianças, pois quando se trata delas, a responsabilidade é dos pais, infelizmente não tem como não colocar essa culpa em nós adultos. Por óbvio que devemos ressaltar os problemas de saúde, no entanto, esses são mínimos. A causa da obesidade infantil é excesso de comida, é alimentação errada e falta de atividade física. Isso é fato já comprovado.

 

Logo, qual a solução?? Mudanças de hábitos. Fácil, não é!!! Mas é necessário!!!

 

Vamos começar hoje? Aqui no blog estou com uma proposta de reeducação alimentar em 365 dias, que tal começar hoje, agora, nesse momento:

 

TAREFA SEMANA 1  – Aprenda a tomar 1,5 ml de água por dia. Hidrate-se.

TAREFA SEMANA 2 - Aprenda a fazer um café da manhã saudável, nutritivo e necessário.

TAREFA SEMANA 3 – Aprenda a inserir farinha integral em sua alimentação.

TAREFA SEMANA 4 – Aprenda a fazer lanches saudáveis.

 

Ainda há tempo de chegar no ano que vem, no dia de prevenção a obesidade, comemorando o seu peso saudável.

 

Assistam esse vídeo do Dr. Lair Ribeiro, descubra que se não arrumar tempo para cuidar da sua saúde, terá que arrumar tempo para cuidar da sua doença - VIDEO DR. LAIR RIBEIRO.

 

Outras reportagens interessantes são essas do jornal hoje, vale a pena assistir para mudarmos a nossa maneira de pensar e tomar uma atitude já:

 

Obesidade é doença crônica e deve ser controlada durante toda a vida.

 

Endocrinologista fala sobre doenças relacionadas à obesidade.

 

Entenda as diferenças entre fome e vontade de comer.

 

Série sobre obesidade explica como funciona a vontade de comer

 

Vamos mudar a nossa vida, vamos mudar a vida da nossa família. Saúde para nós e para o mundo!!! Faça algo especial nesse dia de combate a obesidade, doença que atinge 51% da população. Hoje, somente por hoje, faça o seu dia saudável e descubra o quanto é fácil e prazeroso!!!

 

Que o nosso circulo vicioso seja:

 

circulosaude

 

 

Vamos refletir sobre nossos hábitos?

 

Uma sexta abençoada!!!

 

assinatura-blog_thumb_thumb_thumb

 

 

6 comentários:

  1. Olá, sou sua nova seguidora e concordo com vc em tudo o que disse. Algumas pessoas defendem a obesidade, dizem que não é por preguiça ou gula que são gordas, mas eu como gordinha eex gordinha que um dia fui, posso dizer que é sim, pois basta um pouco de exercícios e melhorar na alimentação para perder um pouco de peso ou parar de engordar. Mas as pessoas querem se entupir de refrigerante, não jantam, mas se enchem de besteira, não caminham nem 5 minutos e já estão morrendo é tenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo estamos acima do peso nao aguentamos fazer atividade fisica....seja bem vinda..bjs

      Excluir
  2. Me desculpa invadir seu cantinho eu estou voltando com o meu blog e com a dieta, e nada melhor do que fazer novas amizades para seguir em frente..
    Abraços fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  3. E incrível que tem um grupo que defende a obesidade!
    E concordo plenamente que 10 e 15 kg ninguém dá muita ênfase...mas depois só aumenta ....

    Ótimo seus posts. Adorei a panqueca com farinhas integral.
    Abraços.
    Grazi

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Seu comentário é muito importante para mim. Volte Sempre! Que Deus ilumine o seu dia!